Buscar

Constitucional Caso 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I - CCJ0019
Título
SEMANA 1
Descrição
O sentido sociológico da Constituição como uma folha de papel, cuja verdadeira característica está na organização dos fatores reais do poder em uma dada sociedade, contrasta com a visão da força normativa da Constituição, segundo a qual a Constituição não se pode submeter à vontade dos poderes constituídos e ao império dos fatos e das circunstâncias. A Constituição espraia sua força normativa por sobre o ordenamento jurídico, e todos os atos estatais que com ela contrastem expõem-se à censura jurídica do Poder Judiciário. Julgue de maneira fundamentada a questão. (CESPE)
Desenvolvimento
	A constituição é dotada de força normativa e é soberana, surgiu para restringir os poderes do estado e distribuir direitos e garantias aos cidadãos, ninguém está acima dela, a divisão dos poderes serve para que nenhum deles esteja acima do outro, e ainda mais, que nenhum deles esteja acima da própria carta magna, mesmo que independentes e dotados de força normativa. A Lei maior possuí leis extremamente rígidas e não podem ser modificadas facilmente. Portanto os fatos e circunstâncias não podem imperar sobre ela, Conforme Alexandre de Moraes (Direito Constitucional, 15a Ed, pg. 41), "...a Constituição de 1988 pode ser considerada como superrígida, uma vez que em regra poderá ser alterada por um processo legislativo diferenciado, mas, excepcionalmente, em alguns pontos é imutável (CF. art. 60, § 4º-cláusulas pétreas). Todo aquele ato estatal que contrariar a carta magna, irão se expor à censura jurídica como é demonstrado abaixo:
Ementa: CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. LEI COMPLEMENTAR 223/2014 DO ESTADO DE RORAIMA. AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E ORÇAMENTÁRIA DA POLÍCIA CIVIL. AFRONTA AO SENTIDO DO ART. 144, § 6º, DA CF. DELEGADO-GERAL. EQUIPARAÇÃO COM O STATUS DOS SECRETÁRIOS DE ESTADO. POSSIBILIDADE, EXCETO QUANTO À ATRIBUIÇÃO DE PRERROGATIVA DE FORO. AUSÊNCIA DE SIMETRIA. INCONSTITUCIONALIDADE PARCIAL. (ADI 5103, Relator(a):  Min. ALEXANDRE DE MORAES, Tribunal Pleno, julgado em 12/04/2018, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-080 DIVULG 24-04-2018 PUBLIC 25-04-2018)

Continue navegando