Buscar

Questões concursal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE DIREITO
Aluno: Luciano Machado Carvalho
	DIREITO CONCURSAL
PROF. ELTOR BREUNIG
Questões para estudo
	Com base no que estatui a Lei n. 11.101/2005, pode-se dizer que, enquanto o objetivo primordial da recuperação judicial é a preservação da empresa, a falência tem como finalidade a extinção da empresa, para que os credores possam receber o que lhes é devido? Explique. 
A recuperação judicial da empresa é deferida pelo juiz quando for demonstrado que a empresa possui condições de recuperação, com vistas à manutenção da atividade produtiva e à função social da empresa.
A falência da empresa será decretada quando a sua situação financeira for irrecuperável, quando apresentar riscos aos interesses sociais, ou quando descumprir o estabelecido no plano de recuperação judicial, conforme disposições do art. 94 da Lei 11.101/95. Contudo, este instituto não poderá ser utilizado pelos credores como meio coercitivo de cobrança de valores inferiores a 40 salários-mínimos.
	Citado um empresário de pedido de falência fundamentado no art. 94, I, da Lei n.º 11.101/2005, quais são as diversas formas como pode proceder para evitar que a falência seja decretada?
Deverá o devedor apresentar um plano de recuperação judicial (quando cabível)ou, ainda, provar as disposições do art. 96, incisos I a VIII, da Lei 11.101/95, quais sejam: falsidade de título; prescrição; nulidade de obrigação ou de título; pagamento da dívida; qualquer outro fato que extinga ou suspenda obrigação ou não legitime a cobrança de título; vício em protesto ou em seu instrumento; apresentação de pedido de recuperação judicial no prazo da contestação, observados os requisitos do art. 51 da referida Lei ou cessação das atividades empresariais mais de 2 (dois) anos antes do pedido de falência, comprovada por documento hábil do Registro Público de Empresas.
	Para instaurar o estado de falência, que é um estado de direito, a legislação brasileira reclama a concorrência de três pressupostos, dois materiais e um formal. Quais são eles? 
Os pressupostos exigidos para a instauração do estado de falência são: 
a) Devedor empresário ou sociedade empresária (pressuposto material); 
b) Insolvência (pressuposto material); 
c) Sentença declaratória de falência (pressuposto formal).
	Carvalho de Mendonça já declarava que a fixação do termo legal seria tão importante como a própria declaração da falência. Sérgio Campinho, por sua vez, alerta que se trata de um conceito eminentemente temporal. Assim, qual é a finalidade da fixação do termo legal da falência?
A fixação do termo legal, disposta no inciso II, do art. 99, da Lei 11.101/05, visa delimitar o espaço de tempo em que os credores poderão investigar os atos do falido, verificando se não houve nenhuma movimentação de recursos e bens que deveriam ser arrecadados para a massa falida e servir como pagamento das dívidas.
	O pedido de restituição caracteriza-se como um incidente em relação ao procedimento falimentar, de feição cognitiva, cabível nos casos previstos em lei. Assim, tem-se o pedido de restituição ordinária, que tem natureza real reivindicatória, ao lado das restituições especiais, cujo pleito vem arrimado em relação obrigacional, visando a evitar o enriquecimento ilícito da massa e consolidar o prestígio à boa-fé. Quais são as hipóteses em que é possível o pedido de restituição? 
A restituição, estabelecida no art. 85, da Lei 11.101/05, é fundada na propriedade do bem, conforme disposição do caput do referido art., ou seja, somente poderá ser pleiteada pelo proprietário da coisa, ou, ainda, poderá ser pedida quando houve a venda de mercadoria a crédito entregue 15 dias anteriores ao requerimento do pedido de falência, caso esta mercadoria ainda não tenha sido vendida pela empresa. 
A restituição em dinheiro poderá ser pedida se a coisa não mais existir ao tempo do pedido de restituição (art. 86,I), em casos de adiantamento ao exportador com base em contrato de câmbio (art. 86,II), ou em casos de atendimento a contratante de boa-fé na revogação ou ineficácia de ato/contrato(art. 86, III).
	Quais os pressupostos que permitem pedido de restituição fundamentado em mercadoria vendida ao falido?
Os pressupostos que autorizam a restituição de mercadorias vendidas ao falido, conforme disposição do parágrafo único do art. 85, são: Mercadorias vendidas a crédito e não pagas, entregues nos últimos 15 dias anteriores à distribuição do pedido de falência e que não tenham sido alienadas pelo vendedor.
	Nomeado o administrador-judicial em processo de falência, ele deve, após ter firmado compromisso, promover a arrecadação de bens e documentos e a avaliação dos bens (art. 108), cujo auto é composto pelo inventário e pelo laudo de avaliação dos bens (art. 110). Assim, pode-se afirmar que a avaliação dos bens precisa ser feita, obrigatoriamente, pelo administrador-judicial? Explique. 
Ante a necessidade de avaliação dos bens identificados, incumbe ao administrador judicial, mediante fiscalização do juiz e do próprio falido, proceder a avaliação dos mesmos, conforme disposição do art. 108, caput. Porém, nem sempre o administrador-judicial possui condições técnicas e conhecimento para a realização da tarefa; por isto, se for o caso, ele deverá contratar auxiliares, sempre com a autorização do juiz.
	Em processo de falência, havendo responsabilidade pessoal de sócios, controladores ou administradores de sociedade empresária falida, a ação que pretenda apurar tal responsabilidade deve ser ajuizada antes de ter sido promovida a venda dos bens arrecadados? Explique. 
Havendo responsabilidade dos sócios na falência, eles poderão ser responsabilizados ilimitadamente, ou seja, com o seu patrimônio pessoal. Nesta hipótese, poderá ser ajuizada ação, independentemente de já terem sido vendidos os bens arrecadados, e independentemente da prova de insuficiência para pagamento dos credores habilitados, conforme autoriza a leitura do art. 82, caput.
	Considerando que o bem sobre o qual recai a garantia real fica subordinado ao cumprimento da obrigação, no processo de falência, em qualquer hipótese, o titular do crédito com garantia real deve ser atendido com o produto do bem a que seu crédito se vincula?
O produto da arrematação destinar-se-á preferencialmente ao pagamento do credor. No que diz respeito aos créditos preferenciais e os bens vinculados, ocorrendo a hipótese de alienação de bem com garantia real, deve-se fazer as vendas dos bens dados em garantia pelo devedor e das mesmas retirar-se uma porcentagem proporcional de cada um dos credores que possuem garantia real para sanar as dívidas dos credores de classe preferencial, respeitando assim a hierarquia existente entre os créditos
	Em relação ao pagamento preferencial dos créditos trabalhistas e dos decorrentes de indenização por acidente de trabalho, ambos têm o valor limitado a 150 SM por credor? Explique. 
Conforme dispõe o inciso I, do art. 83, o limite para o pagamento dos créditos trabalhistas e dos decorrentes de indenização por acidente de trabalho é de 150 salários-mínimos por credor, sendo que os que possuem maior valor concorrerão nesta mesma categoria, mas a quantia excedente será posta na classe dos créditos quirografários. O valor referencial considerado, embora a lei não traga de forma expressa, é o valor do salário-mínimo da data em que foi decretada a falência.
	Decretada a falência de empresário individual casado pelo regime de comunhão universal de bens, pode seu cônjuge garantir sua meação? Sendo positiva a resposta, de que forma?
Na decretação da falência do empresário individual, não serão arrecadados bens absolutamente impenhoráveis, nos termos da Lei nº 8.009/90 e art. 833, CPC, também os bens da meação do cônjuge protegidos pelo Estatuto da Mulher Casada. Desta forma, o cônjuge meeiro tem a garantia de sua meação.
	A fim de torná-lo o menos oneroso e o mais rápido possível, a que princípios deve atender o processo de falência? 
Deverá atender aos princípios da celeridade e da economia
processual, conforme o disposto no parágrafo único do art. 75, da Lei 11.101/05.
	Para determinar o estado de insolvência de empresário, capaz de ensejar pedido de falência por parte do credor, existem diversos critérios, adotados por variados sistemas. Nesse sentido, a Lei 11.101/2005 preferiu adotar um sistema misto, servindo como fundamento do pedido. Cite os critérios adotados na legislação brasileira.
Os critérios legais adotados para determinar o estado de insolvência do devedor são: impontualidade injustificada; execução frustrada pelo não-pagamento, não-depósito ou não-nomeação de bens à penhora; e, ainda, a prática de ato de falência.
	Para um empresário – que possui título executivo, vencido, protestado e de valor superior a quarenta salários-mínimos, emitido por outro empresário – requerer a falência do devedor, além de apresentar o título e a certidão de protesto, o que precisa ainda provar?
Além do título e da certidão de protesto, o credor deverá provar a liquidez da obrigação e a notificação pessoal do devedor ou do representante da sociedade empresária.
	Uma sociedade empresária teve sua falência decretada. Na correspondente sentença, foi autorizada constituição provisória das atividades da falida com o administrador-judicial, fato esse que perdurou por um período de 10 (dez) meses. Como são juridicamente qualificados os titulares dos créditos trabalhistas relativos a serviços prestados durante esse interregno posterior à decretação da falência?
São identificados como credores extraconcursais.
	Na falência, o crédito trabalhista habilitado conta com posição de destaque na hierarquia da classificação dos credores até o valor de 150 salários-mínimos. Em relação ao credor trabalhista cujo crédito superar esse limite, como se classifica o crédito excedente aos 150 salários-mínimos?
O crédito que exceder o valor de 150 salários-mínimos será classificado como quirografário.
	Sabe-se que, dentre os credores do falido, os que têm seu crédito derivado da legislação do trabalho ou decorrente de acidente de trabalho são os primeiros que devem receber. No entanto, antes deles devem ser realizados outros pagamentos. Quais são estes?
Os créditos extraconcursais, elencados no art. 84, incisos I ao V, da Lei 11.101/05, terão preferência para pagamento antes dos créditos trabalhistas elencados no art. 83.
	Discorra sobre massa falida, referindo sua natureza jurídica e distinguindo entre massa objetiva e subjetiva.
A massa falida consiste no acervo de bens do falido, quando arrecadados pelo administrador da falência. Destituída de personalidade jurídica, representa tão-somente o patrimônio da empresa falida. A massa falida possui capacidade de estar em juízo, como autora ou como ré, mas sempre representada pelo administrador.
Pode-se classificar a massa falida como:
Objetiva: que é constituída pelo conjunto de bens do falido;
Subjetiva: que corresponde aos credores desta massa.
	Discorra sobre a natureza jurídica da sentença de falência.
A sentença de falência é de natureza declaratória lato sensu, por reconhecer um direito preexistente e por abranger todos os elementos do processo falimentar. Todavia, possui também caráter de sentença constitutiva, pois traz em seu bojo uma criação, modificação ou extinção de uma relação jurídica existente.
	Decretada a falência, é possível que atos praticados pelo falido anteriormente sejam declarados ineficazes ou revogados. Em que hipóteses isso pode ocorrer?
Os atos do falido praticados antes da falência são ineficazes nas hipóteses do art. 129 da Lei 11.101/05 (objetivas), que podem ser declaradas de ofício pelo juiz, ou, ainda, revogáveis nas hipóteses elencadas no art. 130 da referida Lei (subjetivas), sendo que, nestes casos, exige-se a prova de fraude entre os contratantes.
QUANTO À RECUPERAÇÃO JUDICIAL E À FALÊNCIA DO EMPRESÁRIO E DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
1. Assinale a alternativa correta.
	A falência do devedor empresário pode ser requerida com base em título de crédito prescrito, desde que devidamente protestado.
	O devedor na falência deve ser citado para pagamento do valor devido ao credor.
	A sentença que decretar a falência fixará o termo legal da falência, sem poder retrotraí-lo por mais de 60 (sessenta dias) contados do pedido de falência, do pedido de recuperação judicial ou do protesto por falta de pagamento.
	As sociedades de arrendamento mercantil não podem beneficiar-se do instituto da recuperação.
2. Analise as afirmativas a seguir:
I. Estão sujeitos à recuperação judicial somente os créditos vencidos na data do pedido.
II. Após a juntada aos autos do plano de recuperação aprovado pela assembleia-geral de credores, o devedor deve apresentar certidões negativas de débitos tributários nos termos do arts. 151, 205 e 206 do Código Tributário Nacional, sob pena de conversão do pedido de recuperação em falência, com fundamento no art. 73 da Lei 11.101/05.
III. As sociedades em conta de participação não têm legitimidade para requerer sua recuperação judicial, ainda que comprovem o devido registro de seus atos no órgão competente.
Assinale:
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	se somente a afirmativa II estiver correta.
	se somente a afirmativa III estiver correta.
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
3. Sobre a recuperação judicial, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I. É juridicamente cabível a recuperação judicial de empresa pública e sociedade de economia mista.
II. É juridicamente cabível a recuperação judicial de instituição financeira pública ou privada, cooperativa de crédito, consórcio, entidade de previdência complementar, sociedade operadora de plano de assistência à saúde.
III. O administrador judicial deve ser profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, não se admitindo seja pessoa jurídica especializada ou não.
IV. O juiz não pode, de ofício, determinar a destituição do administrador judicial, quando verificar desobediência aos preceitos da Lei, descumprimento de deveres, omissão, negligência ou prática de ato lesivo às atividades do devedor ou a terceiros.
	apenas as afirmativas II e III estão incorretas.
	apenas as afirmativas I e IV estão incorretas.
	apenas as afirmativas IV e III estão incorretas.
	todas as afirmativas estão incorretas.
4. Uma sociedade de economia mista, exploradora de atividade econômica, teve sua falência decretada, com base no artigo 94, inciso I, da Lei n. 11.101/2005, em face de uma série de cédulas de crédito comercial protestadas por falta de pagamento. A sentença fixou o termo legal em 90 dias antes do primeiro protesto, que se deu no dia 15/12/2012. 
À luz da situação acima indicada, assinale a opção CORRETA. 
	A falência não poderia ser decretada, porquanto sociedades de economia mista não estão sujeitas a falência. 
	Contra a sentença declaratória da falência cabe o recurso de apelação no prazo de 15 dias, contados da intimação das partes. 
	Uma dação em pagamento feita dentro do termo legal autoriza o ajuizamento de ação revocatória fundamentada no artigo 130 da Lei n. 11.101/2005. 
	Os administradores da sociedade de economia mista continuarão nas suas funções até o final do processo.
5. De acordo com a Lei n. 11.101/2005, o credor trabalhista, por serviços prestados antes da decretação da quebra, deve ser satisfeito: 
	após o pagamento dos credores titulares de garantia real, qualquer que seja o valor do crédito trabalhista.
	com preferência em relação aos créditos fiscais, até o limite de 50 salários mínimos.
	após a liquidação dos débitos da empresa com a previdência social.
	juntamente com os credores quirografários, em relação à parcela do seu crédito que exceder a 150 salários mínimos.
6. Em relação à recuperação judicial, assinale a alternativa CORRETA.
	O devedor não pode, sob hipótese alguma,
alienar ou onerar bens ou direitos de seu ativo permanente, após o despacho de processamento da recuperação judicial.
	A sociedade cooperativa, ainda que tenha por objeto atividade de fins econômicos, não tem legitimidade para requerer sua recuperação judicial.
	O juiz decretará a falência durante o processo de recuperação judicial se o devedor não apresentar o plano de recuperação no prazo de noventa dias a contar do despacho de processamento.
	O plano de recuperação judicial pode prever prazo superior a um ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidente de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial.
7. Assinale a alternativa CORRETA.
	Os créditos tributários relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência preferem aos créditos com garantia real.
	O crédito acidentário prefere ao crédito com garantia real até o limite de cento e cinquenta salários-mínimos.
	Os créditos trabalhistas devidos após a decretação da falência, em razão da continuação do negócio do falido, devem ser pagos com a observância do limite de cento e cinquenta salários-mínimos.
	As multas contratuais e as penas pecuniárias por infração das leis penais e administrativas, inclusive as multas tributárias, preferem aos créditos quirografários.
8. Contra a decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, qual o recurso cabível?
	Agravo de instrumento. 
	Apelação. 
	Embargos. 
	Nenhum recurso.
9. Considerando a legislação vigente, assinale a opção CORRETA.
	A decretação da falência interrompe a prescrição.
	O administrador judicial será remunerado em valores fixados pelo juiz, considerando o grau de complexidade do trabalho, entre outros itens, e, se substituído durante o processo, terá sempre direito à remuneração proporcional ao trabalho realizado.
	Quem requerer a falência de outrem por dolo será condenado a indenizar o devedor, em ação própria, após o trânsito em julgado da decisão que julgar improcedente o pedido de falência.
	As microempresas e empresas de pequeno porte podem apresentar plano de recuperação judicial, que abrangerá apenas os créditos quirografários.
10. Em relação ao instituto da recuperação judicial, analise as assertivas a seguir:
I. A distribuição do pedido de recuperação suspende as ações e execuções individuais em curso em face do devedor.
II. As sociedades operadoras de plano de saúde não podem se beneficiar da recuperação judicial.
III. As microempresas e empresas de pequeno porte têm que se sujeitar a plano especial de recuperação.
IV. O deferimento do processamento da recuperação judicial implica a suspensão do prazo prescricional das obrigações.
Assinale:
	se somente as assertivas I e III estiverem corretas.
	se somente as assertivas II e IV estiverem corretas.
	se somente as assertivas I e IV estiverem corretas.
	se somente as assertivas III e IV estiverem corretas.
11. Com base na Lei 11.101/2005, assinale a assertiva correta.
	O foro de domicílio dos credores é competente para homologar o plano de recuperação extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar a falência.
	Deferida a recuperação judicial, o juiz determina incontinenti a suspensão de todas as execuções movidas em face do devedor, inclusive as de natureza fiscal, a fim de garantir aplicação ao princípio da par conditio creditorum. 
	O Juízo da falência é indivisível e universal, ou seja, é o único juízo competente para conhecer todas as ações sobre bens, interesses e negócios do falido em que este figure como parte. 
	O proprietário de bem arrecadado no processo de falência ou que se encontre em poder do devedor na data da decretação da falência pode pedir sua restituição, sem necessidade de habilitar-se como credor da massa falida.
12. Assinale a alternativa correta, segundo a Lei 11.101/2005: 
	Pode requerer a recuperação judicial o devedor empresário que, no momento do pedido, exerça regularmente suas atividades há mais de dois anos.
	Não estão sujeitos à recuperação judicial os créditos ainda não vencidos na data do pedido de recuperação. 
	Se o plano de recuperação judicial apresentado for rejeitado pela assembleia geral de credores, o devedor pode apresentar novo plano, no prazo de 30 dias.
	O plano de recuperação judicial apresentado pode sofrer alterações na assembleia geral, mesmo sem a concordância expressa do devedor.
13. O pedido de restituição fundamentado no caput do art. 85 da Lei 11.101/2005 na falência pode ocorrer:
	Quando a coisa arrecadada em poder do falido seja devida em virtude de direito pessoal e estiver desprovida de instrumento contratual. 
	Ainda que a coisa já tenha sido alienada pela massa. 
	Desde que a coisa ainda não tenha sido alienada. 
	Até 15 dias após a decretação da quebra.
14. Não será declarada a falência do devedor que:
	Sem relevante razão de direito, não paga, no vencimento, obrigação líquida materializada em título ou títulos executivos protestados cuja soma não ultrapasse o equivalente a vinte salários-mínimos na data do pedido de falência. 
	Executado por qualquer quantia líquida, não paga, não deposita e não nomeia à penhora bens suficientes dentro do prazo legal.
	Procede à liquidação precipitada de seus ativos ou lança mão de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos.
	Transfere estabelecimento a terceiro, credor ou não, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo.
15. Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei n.º 11.101/2005:
	O plano especial de recuperação judicial deve prever o pagamento da primeira parcela no prazo máximo de sessenta dias, contados do deferimento do pedido pelo Juiz.
	O plano especial de recuperação judicial abrange exclusivamente os créditos quirografários.
	O plano especial de recuperação judicial abrange, além dos créditos quirografários, os créditos de arrendador mercantil e os de proprietário ou promitente vendedor de imóvel cujos respectivos contratos contenham cláusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade.
	O plano especial de recuperação deve prever o parcelamento em até 24 parcelas, mensais, iguais e sucessivas, corrigidas monetariamente e acrescidas de juros de doze por cento ao ano.
16. No contexto da legislação falimentar, qual das afirmativas abaixo está correta?
	Pode ser pedida a restituição de coisa vendida a crédito e entregue ao devedor nos 15 dias anteriores ao requerimento de sua falência, se ainda não tiver sido alienada.
	O proprietário de bem arrecadado no processo de falência ou de bem que se encontre em poder do devedor na data da decretação da falência não pode pedir sua restituição, pois ele passa a integrar o patrimônio do requerido.
	Da sentença que julgar o pedido de restituição em dinheiro cabe apelação com efeito suspensivo.
	A sentença que reconhecer o direito de restituição ao requerente determina a entrega da coisa no prazo de 24 horas.
17. Assinale a alternativa correta de acordo com a legislação vigente:
	O protesto do título vencido e não pago não é obrigatório para instruir o pedido de falência com fundamento na impontualidade.
	A administração da empresa durante a recuperação judicial é competência do administrador judicial. 
	Nos termos e condições da lei, o empresário individual pode requerer recuperação judicial. 
	É competente para decretar a falência o juiz da sede do principal credor ou lugar do pagamento.
18. É correto afirmar que a decretação da falência:
	Não suspende o curso da prescrição das dívidas do falido.
	Determina o vencimento antecipado das dívidas do falido, mas não atinge as dívidas dos sócios ilimitada e solidariamente responsáveis.
	Suspende o curso das ações e execuções já ajuizadas em face do falido, salvo as que demandarem quantia ilíquida, as ações de natureza trabalhista, até a apuração do respectivo crédito,
e as execuções de natureza fiscal.
	Não impede que o falido administre seus bens ou deles disponha.
19. Durante o termo legal da falência, uma dação em pagamento implica:
	Produção de efeitos jurídicos, desde que o bem não caracterize venda ou transferência do estabelecimento comercial ou industrial. 
	É válida e eficaz no caso de constituição de direito real de garantia anterior. 
	É revogável desde que se comprove a intenção de prejudicar credores.
	Reposição obrigatória à massa dos bens transferidos ao credor.
20. Considerando o disposto na Lei 11.101/2005, assinale a assertiva correta.
	Em qualquer das modalidades de alienação da massa falida, os adquirentes não devem ter responsabilidade pelas obrigações do falido, pois não há sucessão do arrematante nas obrigações do falido.
	Em processo de falência, os credores podem decidir, mediante aprovação de dois terços dos créditos presentes em assembleia geral, por modalidade alternativa de alienação dos bens, diversa das previstas no artigo 142 da Lei 11.101/2005.
	Aprovadas as contas do administrador judicial, com o trânsito em julgado dessa decisão, o juiz deve imediatamente encerrar por sentença o processo falimentar.
	O encerramento do processo de falência não significa a extinção das obrigações do falido. Para ver suas obrigações extintas, o falido precisa ajuizar ação própria e atender ao que dispõe a lei, de acordo com a situação em que ele se enquadra.
QUESTÕES DE CONCURSOS:
	MAGISTRATURA PR 2010 – Sobre os efeitos da decretação de falência quando às obrigações do devedor, assinale a afirmativa CORRETA.
	Os contratos bilaterais se resolvem pela falência e não podem ser cumpridos pelo administrador judicial. (art. 117)
	O contratante pode interpelar o administrador judicial, no prazo de até 90 (noventa) dias, contado da assinatura do termo de sua nomeação, para que, dentro de 30 (dez) dias, declare se cumpre ou não o contrato. (art. 117)
	A falência do locador resolve o contrato de locação e, na falência do locatário, o administrador judicial pode, a qualquer tempo, denunciar o contrato. (art. 119 VII)
	O administrador-judicial, mediante autorização do Comitê, poderá dar cumprimento a contrato unilateral se esse fato reduzir ou evitar o aumento do passivo da massa falida ou for necessário à manutenção e preservação de seus ativos, realizando o pagamento da prestação pela qual está obrigada. (art. 118)
	Nenhuma das assertivas. 
	Magistratura MG – 2009 No procedimento falencial, a restituição em dinheiro será precedida do pagamento:
	Dos créditos trabalhistas de natureza estritamente salarial vencidos nos últimos 3 meses anteriores à decretação de falência, até o limite de 5 (cinco) salários mínimos por trabalhador.
	Dos créditos com garantia real.
	Dos créditos trabalhistas vencidos nos últimos 3 (três) meses anteriores à decretação da falência, até o limite de 10 salários-mínimos. 
	Dos créditos decorrentes de acidente do trabalho relativos a serviços prestados após a decretação da falência.
	Nenhuma das alternativas. 
	Magistratura PA – 2009 FGV – As condutas relacionadas na alternativas a seguir, quando realizadas pelo devedor, podem ser consideradas como atos de falência, à exceção de uma. Assinale-a.
	Deixar de pagar, no vencimento, obrigação líquida, materializada em título ou títulos executivos protestados. 
	Transferir estabelecimento a terceiro, credor ou não, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo;
	Simular a transferência de seu principal estabelecimento com o objetivo de burlar a legislação ou a fiscalização ou para prejudicar credor;
	Dar ou reforçar garantia a credor por dívida contraída anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraçados suficientes para saldar seu passivo;
	Deixar de cumprir, no prazo estabelecido, obrigação assumida no plano de recuperação judicial.
	Magistratura PA 2008 FGV – Assinale a alternativa correta: 
	Os créditos tributários relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação da falência preferem aos créditos com garantia real. 
	O crédito acidentário prefere ao crédito com garantia real até o limite de cento e cinquenta salários mínimos. 
	Os créditos trabalhistas devidos após a decretação da falência, em razão da continuação do negócio do falido, devem ser pagos com a observância do limite de cento e cinquenta salários-mínimos. 
	A responsabilidade pessoal dos sócios de sociedade limitada que teve a falência decreta deve ser apurada no juízo falimentar, mediante ação de responsabilidade, observado o procedimento previsto no CPC e o prazo prescricional de dois anos a contar da decretação da falência. (contado do trânsito julgado da falência – art. 82 §1)
	As multas contratuais e as penas pecuniárias por infrações das leis penais e administrativas, inclusive as multas tributárias, preferem aos créditos quirografários. (art. 83 Vi e VII)
	Magistratura SE 2008 cespe (adaptada). Análise as assertivas a seguir:
	Os bens arrecadados no curso do processo falimentar que sejam de conservação dispendiosa poderão ser vendidos antecipadamente. 
	Na classificação dos créditos falimentares, os créditos tributários constituídos antes da decretação da falência terão preferência sobre todos os créditos com garantia real. (crédito real tem preferência ate o limite da garantia) 
	Consideram-se extraconcursais os créditos trabalhistas relativos a serviços prestados após a propositura da ação falimentar. (tem que ser posterior a decretação e não propositura)
	É lícita a decretação da falência daquele que, executado por garantia ilíquida, não paga, não deposita e não nomeia à penhora bens suficientes dentro do prazo legal, se provar que cessou suas atividades empresariais mais de 5 anos antes do pedido de falência. (2 anos – art. 96 VIII)
Em relação às assertivas acima: 
	Nenhuma está correta. 
	Todas estão corretas.
	Apenas a assertiva I está correta. 
	Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	Magistratura SP 2007 - Na falência, são considerados créditos extraconcursais: 
	Os créditos derivados da legislação do trabalho, limitados a 150 (cento e cinquenta) salários mínimos por credor, e os decorrentes de acidentes do trabalho. 
	Os créditos tributários independentemente de sua natureza e tempo de constituição, excetuadas as multas tributárias. 
	Custas judiciais relativas às ações e execuções em que a massa falida tenha sido vencida. 
	Créditos com garantia real até o limite do valor do bem gravado. 
	Nenhuma das alternativas. 
	Magistratura SP 2006 – Assinale a alternativa correta. A decretação da falência de concessionária de serviços públicos: (art. 196)
	Não implica a extinção da concessão, desde que o administrador judicial, em prazo a ser fixado Juiz da falência, aponte que a massa falida reúne meios suficientes para a sua continuidade. 
	Não é possível por não se submeter ao regime da lei de falência. 
	Implica a extinção da concessão.
	Não implica a extinção da concessão, pois nela será sub-rogado quem, previamente qualificado pelo órgão concedente, fizer a maior oferta de preço que será paga pela massa falida. 
	Nenhuma das alternativas.
	Assinale a alternativa correta em relação aos recursos utilizados no processo de falência:
	Da decisão que decreta a falência não existe previsão de recurso cabível, motivo pelo qual a alternativa a ser utilizado é o Mandado de Segurança.
	Da decisão que decreta a falência cabe apelação, enquanto da decisão que julga a improcedência do pedido cabe agravo. 
	Tanto da decisão que decreta a falência como da decisão que julga improcedente o pedido a lei prevê a utilização do agravo de instrumento. 
	Tanto da decisão que decreta a falência como da decisão que julga improcedente o pedido a lei prevê a utilização da apelação.
Nenhuma das assertivas. (art. 100)
	A falência pode ser requerida com base no art. 94, inciso I da Lei 11.101/2005 que trata de casos de impontualidade injustificado do devedor no cumprimento de obrigações. Entretanto, nos termos do art. 96 da Lei, existem casos onde a falência não será decretada. Entre as opções abaixo, assinale a alternativa que não corresponde a previsão de um dos incisos do art. 96. 
	falsidade de título e prescrição;
	nulidade de obrigação ou de título;
	pagamento de dívida e vício em protesto ou em seu instrumento;
	qualquer outro fato que extinga ou suspenda obrigação ou não legitime a cobrança de título;
	Todas as alternativas anteriores estão previstas nos incisos do art. 96 da Lei de Falências. 
	Em relação ao processo falimentar, assinale a alternativa CORRETA: 
	O processo falimentar é um processo complexo que implica a atuação de muitos atores e envolve gastos exorbitantes. Dessa forma, torna-se inviável a aplicação dos princípios processuais da celeridade e economia processual. 
	A Lei 11.101/2005 prevê institutos de direito material e processual, entretanto, não prevê disposições específicas no que tange a citação, impondo-se, assim, a aplicação subsidiária do CPC (Código de Processo Civil). 
	Por ser um processo complexo, não se aplica ao processo de falência o princípio processual da celeridade, entretanto, o mesmo não pode ser dito em relação ao princípio da economia processual, cuja aplicação está expressamente prevista na legislação sobre o tema. 
	Quando o pedido de falência é baseado na impontualidade injustificada, o protesto exigido pelo art. 94 §3 da Lei 11.101/2005 pode ser substituído por mera notificação extrajudicial. 
	O pedido de falência pode ser baseado no inciso III do art. 94 que prevê um rol exemplificativo de atos de falência. 
	Magistratura 2009 – vunesp – Os créditos decorrentes de obrigações contraídas pelo devedor durante a recuperação judicial, inclusive aqueles relativos a despesas com fornecedores de bens ou serviços e contratos de mútuo, em caso de decretação da falência, serão considerados créditos:
	Extraconcursais (art. 64 e 84 V)
	Com privilégio especial
	Com privilégio geral
	Quirografários
	Subordinados

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais