Buscar

discursiva de orientação profissional 2018

Prévia do material em texto

Orientação Profissional 
Como deve ser planejada e o que deve conter a entrevista devolutiva de encerramento do processo de orientação profissional? 
No processo de orientação profissional, o momento da devolutiva deve ser planejado de forma que os resultados considerem todas as condições psicológicas; sociais, físicas, culturais, históricas e todo o contexto que influi no psiquismo do orientando. Podendo utilizar a entrevista na construção de um prognóstico em caráter de fechamento. O processo de encerramento deve contemplar a devolutiva dos estudos e interpretações, que foram realizados com estratégias psicológicas (LAGO YEPEZ 2017). O psicólogo responsável pela orientação profissional compartilha com o orientando os resultados obtidos sobre sua condição psicológica atual, tendo em vista que este é um dos direitos descritos na constituição Federativa do Brasil,no art., XIV esclarece que o cidadão submetido a qualquer avaliação psicológica tem direito a receber informações quanto ao resultado desse processo. 
Este também é o momento para retomar alguns pontos e esclarecer duvidas possíveis do processo. Assim como o momento para incentivar a construções das relações entre os dados obtidos e conseqüentemente facilitar o processo de decisão .
Este processo se torna efetivo quando propicia que o avaliando avance em termos de autoconhecimento. 
O psicólogo deve ter a responsabilidade e ser capaz de transmitir ao orientando, informações que esclareçam suas condições psicológicas atuais, e se necessário encaminhar-lo a outro profissional ou serviço especializado.
 
Referencia Bibliográfica:
LAGO YEPEZ, Lilian (Org.). Orientação profissional. 1. ed. Londrina: Educacional S/A, 2017. 171 p.

Continue navegando