Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PROPOSTA DE PESQUISA – ENSINO MÉDIO
Sara Maria Madureira Brito - RA 1535685
Sudoeste – Brasília - DF
2018
Objetivos Gerais e Específicos
Objetivo Geral:
Compreender a importância das regras sociais, da educação e das instituições sociais no processo de socialização e sociologia do trabalho, antropologia brasileira e estado e cidadania.
Objetivo Específicos:
Verificar os principais aspectos na história do Brasil, explorando datas e fatores históricos que influenciaram e acometeram a necessidade de implantação dos direitos fundamentais, seus idealizadores e ano de implantação.
Procedimentos de Coleta de dados:
Buscar através de fontes confiáveis pré-selecionada pelo tutor fatos importantes para o surgimento dos direitos fundamentas. 
Pontuar seus idealizadores e influencia na Constituição Federal.
Datas e fatos históricos relevantes para o tema pesquisados.
Através dos dados coletados em sala de aula, promover uma discussão entre os colegas de classe e professor.
Fontes/Referências:
AFRANIO, et all. Sociologia em Movimento. 1ª ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2013. 
BOMENY, Helena & MEDEIROS. Bianca Freire. Tempos Modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro: Ed. do Brasil, 2010. Volume único.
COMPARATO, Bruno Konder. Sociologia Geral. 2. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2010.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia – Introdução à ciência da sociedade 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009
DOMINGUES, José Maurício. Teorias sociológicas no século XX. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. 
Machado, I. J. R. e Barro, C.R. Sociologia Hoje. São Paulo: Editora Ática, 2017. 2ª edição.
OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo: Editora Ática. Série Brasil.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de & COSTA, Ricardo C. R. da. Sociologia para Jovens do Século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2007.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010. 2ª edição.
Nesta proposta de pesquisa vimos como os direitos fundamentais são de máxima importância na construção da sociedade Brasileira, vimos que os direitos não possuem um surgimento definido, e sim resultados de um processo histórico da evolução, e no Brasil esse processo ocorre de maneira progressiva, com ênfase nas constituições brasileiras sempre possuíram em seus textos o reconhecimento dos direitos fundamentais.
Os direitos fundamentais são os direitos mais básicos de todo e qualquer cidadão, são direitos representativos das liberdades públicas, formando valores eternos e universais. A luta da humanidade contra as diversas opressões se envolve com a historia e a evolução dos valores fundamentais, e com o passar dos anos o reconhecimento dos direitos fundamentais entre as gerações surgiram e se modificaram com o tempo, esses direitos são suporte da condição humana, que condiz a interesses universais e inviolados, que são protegidos pala Constituição Federal Brasileira, que é fundamentado por sua historicidade, universalidade, imprescritibilidade, inalienabilidade, irrenunciabilidade, indivisibilidade, concorrência, aplicação imediata e vedação ao retrocesso.