Buscar

Cinetica Quimica I VELOCIDADE DAS REAÇÕES

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
QUÍMICA GERAL
	CURSO
	Engenharia Ambiental e Sanitária
	TURMA
	
	DATA
	26/05/2014
	GRUPO
	
	TÍTULO
	Fatores que influenciam a velocidade das reações.
	OBJETIVOS
	Verificar experimentalmente a influência do catalisador, concentração, área de temperatura na velocidade das reações. 
	
	
	INTRODUÇÃO
	Para que ocorra a reação entre duas ou mais substâncias, são necessárias duas condições:
Contato entre os reagentes - É primordial que as moléculas dos reagentes sejam postas em contato do modo mais eficaz possível. 
Afinidade química - É fundamental, também, que os reagentes tenham uma certa afinidade química, ou seja, uma tendência natural para reagir.
A teoria das colisões ainda prevê que a velocidade da reação depende: 
Da freqüência dos choques entre as moléculas — um maior número de choques por segundo 
implicará um maior número de moléculas reagindo e, portanto, maior velocidade da reação;
Da energia (violência) desses choques — uma trombada violenta (chamada colisão eficaz ou efetiva) terá mais chance de provocar a reação entre as moléculas do que uma trombada fraca (chamada de colisão não-eficaz ou não-efetiva);
De uma orientação apropriada das moléculas no instante do choque — uma trombada de frente (colisão frontal) será mais eficaz que uma trombada de raspão (colisão não-frontal); esse fator depende também do tamanho e do formato das moléculas reagente
Efeito de temperatura: A temperatura é um dos fatores que mais influem na velocidade de uma reação. De fato, um aumento de temperatura aumenta não só a frequência dos choques entre as moléculas reagentes, como também a energia com que as moléculas se chocam. Desse modo, como resultado da teoria das colisões, aumenta a probabilidade de as moléculas reagirem — ou seja, aumenta a velocidade da reação.
Efeito de concentração: O aumento da concentração dos reagentes faz com que se tenha uma maior quantidade de partículas ou moléculas confinadas num mesmo espaço. Isso aumenta a quantidade de choques entre elas e aumenta também a probabilidade de ocorrerem colisões eficazes que resultem na ocorrência da reação. O resultado é que a reação ocorre com maior rapidez.
Efeito catalisador: Os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem sofrerem alteração permanente, isto é, durante a reação eles não são consumidos. Os catalisadores permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rapidamente. É importante lembrar que um catalisador acelera a reação, mas não aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, mas num período de menor tempo
Superfície de contato: A reação só ocorre quando as partículas dos reagentes entram em contato, chocando-se de modo efetivo e com a energia mínima necessária. Portanto, quanto mais fragmentado estiver o sólido, maior será a quantidade de partículas que entrarão em contato, aumentando também a probabilidade de ocorrerem choques efetivos e, por fim, o aumento da velocidade da reação. 
No caso do comprimido, somente as partículas que se encontram na superfície é que irão reagir com as moléculas de água. À medida que elas forem consumidas, as partículas mais internas passarão a entrar em contato com a água e reagirão progressivamente até que todo o reagente acabe. Isso não acontece no caso do pó, já que ele possui uma maior área em contato com as moléculas de água.
	MATERIAIS E REAGENTES
	
Estante para tubos de ensaio
10 tubos de ensaio
Pipeta volumétrica de 5mL
Chapa de aquecimento
Prego
Pinça de madeira
Banho Maria
Soluções de: permanganato de potássio (KMnO4) 0,005 mol/L
ácido clorídrico (HCl) 0,6 mol/L e 6,0 mol/L; ácido sulfúrico (H2SO4) 1,0 mol/L
tiossulfato de sódio (Na2S2O3) 0,5%. 
nitrato de sódio (NaNO3)
zinco em pó
	PROCEDIMENTOS
	
	RESULTADOS
	
Questões: 
Por que o aquecimento acelera as reações químicas ?
R: Porque a energia de ativação da reação quando aquecida é alcançada mais rapidamente.
Qual o composto químico responsável pela coloração amarelada, notada no procedimento 2 ?
R: O composto químico é o enxofre.
Sem adição de catalisadores as reações se processam ? 
R:
Qual a relação que existe entre o tamanho das partículas e a superfície de contato dos 
materiais reagentes ? 
R: 
Cite exemplos envolvendo química de alimentos e de fármacos, no nosso cotidiano, onde a 
velocidade das reações químicas pode se alterada. 
R: Sonrisal, Redoxon, ovo cozido, reação de oxidação de uma maça cortada, aparecimento de uma ferrugem, uso de água oxigenada para descolorir os pelos.  
	CONCLUSÃO
	
	BIBLIOGRAFIA
	
Globo.com: Educação.Química. Disponível em:< http://educacao.globo.com/quimica/assunto/cinetica-quimica/fatores-que-influenciam-reacoes-quimicas.html>. Acesso em 30 de Maio de 2014.
Líria Alves.Brasil Escola: Cinética Química. Disponível em:<http://www.brasilescola.com/quimica/cinetica-quimica.htm>. Acesso em 30 de Maio de 2014.
Jennifer Forgaça.Brasil Escola: Cinética Química. Concentração dos Reagentes e Velocidade das Reações. Disponível em:<http://www.brasilescola.com/quimica/cinetica-quimica.htm>. Acesso em 30 de Maio de 2014.
Jennifer Forgaça.Brasil Escola: Cinética Química. Superfície de Contato e Velocidade das Reações. Disponível em:< http://www.brasilescola.com/quimica/superficie-contato-velocidade-das-reacoes.htm>. Acesso em 30 de Maio de 2014.

Continue navegando