Buscar

gestão e sustentabilidade

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância 
Unidade de Aprendizagem: Gestão e Sustentabilidade
Curso: Ciências Contábeis
Professor: 
Nome do estudante: 
Data: 27.04.2017
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. A sustentabilidade tem como seu requisito indispensável, um crescimento econômico que envolva equitativa redistribuição dos resultados do processo produtivo e a erradicação da pobreza, de forma a reduzir as disparidades nos padrões de vida e melhor atendimento da maioria da população. Nesse contexto, que tipo de ações são necessárias, tanto pela iniciativa Pública quanto pela Privada, para que se possa reduzir os riscos causados pelo crescimento econômico e populacional, promovendo assim o desenvolvimento sustentável. (2,0 pontos)
As empresas precisam inserir em seu planejamento todos os níveis, estratégicos tático e operacional um adequado programa de gestão ambiental que concilie os objetivos ambientais com os da empresa, para que possam ter um efetivo envolvimento com a questão ambiental. É importante ressaltar que o objetivo final das empresas não deveria se restringir apenas ao atendimento às exigências legais, pelo contrário, esse deveria ser o objetivo inicial, o ponto de partida para que se possa atingir uma responsabilidade socioambiental verdadeira. Sendo o meio ambiente o berço da humanidade e de todas as formas de vida, imprescindível é a sua conservação e proteção. 
2. O recurso natural é a fonte de onde provém a energia, além da matéria-prima que será transformada em bens pelos processos industriais. Os recursos naturais podem ser divididos em: Renováveis, subdivididos em “recursos sem capacidade de armazenamento e recursos com capacidade de armazenamento”, e, Não renováveis, subdivididos em “recursos de reservas recicláveis e recursos de reservas exauríveis”. Partindo desse conceito, cite 3 (Três) exemplos de Recursos Naturais Renováveis e 3 (Três) exemplos de Recursos Naturais Não Renováveis, identificando sua forma de utilização, seja na geração de riqueza ou bem-estar. (2,0 pontos)
Os recursos naturais renováveis, são aqueles que são inesgotáveis como a luz solar e os ventos ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza a água, por exemplo, seja pelos seres humanos os vegetais cultivados na agricultura. Mesmo alguns dos recursos renováveis poderão se tornar mais escassos caso sejam utilizados indevidamente. A água, mesmo se renovando, pode acabar, pois o ser humano só pode consumir a água potável, que se diminui cada vez mais com a poluição dos rios e dos recursos hídricos em geral. O solo, por sua vez, caso não seja preservado, também pode tornar-se improdutivo. As florestas sofrem com o avanço do desmatamento pelo mundo, de modo a prejudicar ainda mais a disponibilidade dos bens por elas fornecidos.
Já os recursos naturais não renováveis são aqueles que não possuem capacidade de renovar-se ou que a renovação é muito lenta, levando milhares de anos para ser concluída. É o caso do petróleo, que leva um longo período geológico para formar-se, mas é retirado rapidamente graças ao desenvolvimento de técnicas específicas. Os minérios em geral (ouro, cobre, ferro e outros) são exemplos de recursos não renováveis que podem esgotar-se no futuro. 
3. A preocupação com a preservação do meio ambiente está presente em muitos relatos conhecidos na história da humanidade, mas o Problema Ambiental como área de estudo é bastante recente. Em parte, porque os problemas ambientais são muito abrangentes e geralmente são reflexos das ações realizadas pelo homem sobre o meio ambiente, as quais geram impactos negativos. Assim, enumere 4 (Quatro) agravantes, no que se refere aos problemas ambientais, seja de ordem rural ou urbana. (2,0 pontos)
Perda da biodiversidade devido ao desmatamento e às queimadas; degradação e esgotamento dos solos decorrente das técnicas de produção; escassez de agua pelo mau uso e o gerenciamento das bacias hidrográficas; contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário; poluição do ar nos grandes centros urbanos.
4. Quando o meio ambiente não consegue executar de forma harmoniosa as funções que são demandadas por uma ou mais atividades humanas, diz-se que ocorreu um impacto ambiental. Cabe aos atores da sociedade, imbuídos, ou não, de atribuição formal de supervisão e controle, agir. Essas ações estão relacionadas com a gestão ambiental. Algumas delas podem ser consideradas como sendo de cunho preventivo, outras de cunho corretivo. Elas possuem em comum o fato de centrarem-se na normatização e no ajuste das atividades humanas, por meio de parâmetros técnicos e critérios racionais que sejam atendidos e válidos em todas as regiões do Brasil, de modo uniforme. Assim, cite um exemplo de uma situação que provocaria um Impacto Ambiental – EIA e mencione os impactos ao Meio Ambiente. (2,0 pontos)
Desmatamento de florestas – pois a primeira consequência do desmatamento seria a destruição da biodiversidade, como resultado da diminuição ou muitas vezes, da extinção de vegetais e animais que muitas vezes poderiam ajudar na cura de doenças. Um efeito muito sério, local e regional, do desmatamento é o agravamento dos processos erosivos. A erosão é um fenômeno natural, que é absorvido pelos ecossistemas sem nenhum tipo de desequilíbrio. Em uma floresta as árvores servem de anteparo para as gotas das chuvas, que escorrem pelos seus troncos, infiltrando-se no subsolo. Além de diminuir a velocidade de escoamento superficial, as arvores evitam o impacto direto das chuvas, como o solo e suas raízes ajudam a retê-lo, evitando a sua desagregação. A retirada da cobertura vegetal expõe o solo ao impacto das chuvas. As consequências dessas interferências são várias tais como: aumento do processo erosivo; extinção de nascentes; elevação das temperaturas locais e regionais, agravamento dos processos de desertificação, dentre outros.
	
	
	
5. A coleta seletiva é a porta de entrada para que se possa solucionar o problema do que atualmente se denomina lixo, mas que possui classificação distinta entre resíduo e rejeito, os quais serão abordados em tópico próprio. Um desafio encontrado pelos municípios é a implementação dos sistemas de coleta seletiva de resíduos sólidos, visto a existência de dois grandes obstáculos a serem transpostos, estando por primeiro (I) os contratos existentes com as empresas privadas para coleta de lixo, e (II) a destinação final do material coletado. Nesse contexto, descreva como é realizada a coleta seletiva na comunidade/bairro ou município que você reside, caracterizando como é a destinação do lixo previamente selecionado. (2,0 pontos)
A alguns anos atrás era obrigatório separar o lixo orgânico, reciclável e não reciclável, mais hoje em dia não tem mais isso, pois colocam o lixo misturado. Creio que uma boa parte da população não se importe com isso, acho que isso é questão de habito, porque não é difícil separar e não custa muito ajudar. Atualmente sei que vai para uma cidade próxima mais ao certo sua finalidade não sei dizer o que é feito com todo o lixo.

Continue navegando