Buscar

AULA 7 Análise das Demostrações financeiras


Continue navegando


Prévia do material em texto

Objetivos da Análise Vertical nos diferentes demonstrativos:
A seguir você encontrará uma série de sentenças que se referem à Análise Vertical.
Identifique quais se referem ao BP e quais estão relacionadas à DRE, escrevendo a sigla da demonstração na lacuna disponível.
1. ( ) Fornecer dados sobre a origem de capitais próprios e de terceiros.
2. ( ) Possibilitar a avaliação do resultado da empresa ao longo de vários exercícios.
3. ( ) Calcular a representatividade dos Lucros.
4. ( ) Mostrar a participação de cada grupo do Ativo no total das aplicações.
5. ( ) Calcular a participação de cada elemento da demonstração contábil no resultado da empresa.
6. ( ) Comparar os dados com os das demais empresas.
Exercício 9
Resposta Exercício 09
Fornecer dados sobre a origem de capitais próprios e de terceiros e Mostrar a participação de cada grupo do Ativo no total das aplicações são ações da Análise Vertical diretamente relacionadas ao Balanço Patrimonial. Repare que as expressões capitais próprios e de terceiros e total das aplicações são os elementos denunciadores nas sentenças.
As ações da Análise Vertical voltadas para a DRE, portanto, são possibilitar a avaliação do resultado da empresa ao longo de vários exercícios, calcular a representatividade dos Lucros e calcular a participação de cada elemento da demonstração contábil no resultado da empresa.
As expressões que se referem à DRE nestas sentenças são “resultado” e “Lucros”.
O item 06 não se enquadra particularmente em nenhuma das duas demonstrações. Comparar os dados obtidos pela Análise Vertical com aqueles obtidos pela mesma técnica em outra companhia é uma ação que se pode realizar tanto com os percentuais calculados no BP quanto na DRE!
INTERPRETANDO UMA ANÁLISE VERTICAL
As informações obtidas pela Análise Vertical são de grande importância por fornecerem o caminho que a empresa deve percorrer, as diretrizes para a tomada de decisões na entidade. Mas como interpretar os dados obtidos?
Para o Balanço Patrimonial
Para efeito de análise dos dados obtidos com a aplicação da técnica de Análise Vertical no Balanço Patrimonial, você deverá desenhar um HISTOGRAMA para cada exercício, com os percentuais obtidos quando da aplicação da Análise Vertical. 
H I S T O G R A M A
Gráfico constituído por retângulos de mesma base, colocados lado a lado e cuja altura é proporcional à quantidade a representar.
Veja um exemplo:
Imagine que a Empresa Via Digital S.A. apresente os seguintes percentuais dos seus subgrupos em relação ao total das origens e das aplicações:
Para representar estes percentuais em um histograma, precisamos estabelecer a altura do retângulo que representará os 100% e dividir essa figura geométrica em partes que representem proporcionalmente cada grupo das origens e das aplicações:
O histograma é desenhado para facilitar os comentários acerca da Análise Vertical no BP. A partir da Análise Vertical dos Balanços Patrimoniais ajustados, nota-se pelo lado das aplicações diminuição do Ativo Circulante de 72% para 54%, de X1 para X2. 
Em contrapartida, o Ativo Permanente cresceu sua participação de 28% para 46%.
Do lado das origens, observa-se que os recursos de terceiros aumentaram sua participação, passando de 61% para 71% do total do Passivo.
Pode-se verificar uma mudança entre a participação dos capitais de terceiros de curto prazo e de longo prazo. Enquanto o primeiro decresceu de 49% para 35%, o segundo aumentou substancialmente sua participação, de 12% para 36%, em função do financiamento do Ativo Permanente.
O Patrimônio Líquido, que fornecia 39% dos recursos em X1, decresceu para 29% em X2.
Para a Demonstração do Resultado do Exercício
A partir da Análise Vertical, é possível verificar qual a porcentagem do lucro em relação à Receita Operacional Líquida (ROL), como andam suas despesas de um exercício para o outro (se aumentaram ou não sua participação), dentre muitas outras informações. 
Para esclarecer a importância da Análise Vertical no processo de análise da DRE, veja o exemplo a seguir, mais uma vez com a Empresa Via Digital S.A.:
A partir da Análise Vertical dos Demonstrativos dos Resultados dos Exercícios saneados apresentados, podemos perceber que houve um crescimento da margem bruta (lucro bruto) de 24% em X1 para 38% em X2. No entanto, o aumento significativo das Despesas Operacionais, que passaram de 17% em X1 para 36% em X2, fez com que a margem operacional (Lucro Operacional) caísse de 7% para 2% em X2. 
As Despesas Financeiras, que passaram de 8% para 28%, foram responsáveis pela elevação da participação das Despesas Operacionais.
A empresa piorou seu desempenho em relação a X1, pois sua margem líquida (Lucro Líquido) diminuiu, passando de 5% para 2%.
CONCLUSÃO
Embora bastante simples, a técnica de Análise Vertical, quando aplicada ao Balanço Patrimonial, possibilita que o analista conheça a participação percentual de cada conta (ou grupo) em relação ao total do Ativo ou do Passivo.
A comparação entre dois ou mais exercícios subseqüentes permite constatar mudanças na política da empresa, quanto à obtenção e à aplicação de recursos.
Quando aplicada à Demonstração do Resultado de Exercício, possibilita verificar a participação relativa de cada componente em relação à Receita Operacional Líquida e identificar a margem de contribuição de cada elemento na formação do resultado líquido de cada exercício.
Examinando mais de um exercício, permite identificar, de um ano para outro, as variações do Lucro Bruto, do Lucro Operacional, do Lucro Líquido etc. no total das Receitas Operacionais Líquidas.
EXERCÍCIO 10
Interpretando os resultados da Análise Vertical
Uma empresa solicitou seus serviços de analista de demonstrações financeiras para fornecer um parecer sobre o desempenho da entidade baseado na Análise Vertical de suas demonstrações contábeis. A seguir estão os dados que você recebeu:
Analise as informações anteriores e descreva o comportamento de:
a. Passivo Circulante.
b. Patrimônio Líquido.
c. CMV.
d. Despesas Operacionais.
e. Lucro Líquido.
Com base nos dados fornecidos e nas conclusões tiradas ao descrever o comportamento dos grupos mencionados nas letras de a a e, responda:
f. O volume de recursos circulantes manipulado pela empresa aumentou ou diminuiu de X1 para X2?
g. A situação da empresa melhorou ou piorou de X1 para X2?
h. De acordo com as informações às quais você teve acesso, proponha uma medida que os donos da empresa São Paulo S.A. podem adotar para melhorar o desempenho
da entidade.
(RESPOSTA EXERCÍO 10 Word) 
RESUMO 
Os valores monetários das demonstrações contábeis podem ser transformados em medidas relativas, denominadas coeficientes ou percentuais. A técnica de Análise Vertical faz exatamente isso: transforma números referentes a dinheiro em percentuais.
No caso da Análise Vertical aplicada ao BP, a base (valor que se estabelece como referência – 100%) e o total das Origens ou das Aplicações. 
Na DRE, a Análise proporciona percentuais das contas em relação à Receita Operacional Líquida (adotada como base).
Esta pode ser alterada, podendo assumir o valor de um subgrupo do BP ou da DRE.
A Análise Vertical é uma técnica muito importante porque, além de ser bastante simples de se aplicar, oferece coeficientes através dos quais é possível fazer uma leitura preliminar da situação econômico-financeira da empresa nos exercícios analisados.