Buscar

Bases Biológicas 1° período

Prévia do material em texto

Aluno: Leandro Henrique Alves de Miranda
Turma: Bases Biológicas – 1° Período
QUESTÕES_ BASES BIOLÓGICAS
Níveis de organização dos seres vivos
A. Molécula – Células – Tecidos – Órgãos – Sistema
B. Tecidos – Órgãos – Sistema – Organismo
C. Átomo – Molécula – Células – Tecidos – Órgãos – Sistemas – Organismo – População – Comunidade
Obtenção de alimentos, espaço físico e possibilidade de reprodução.
A Comunidade é um conjunto de populações enquanto o Ecossistema é um conjunto de Comunidades;
A. Átomo: Oxigênio, Hidrogênio e Carbono
B. Molécula: Água, Dióxido de Carbono e Sal de Cozinha
C. Células: Bactérias, Neurônios e Musculares
D. Tecidos: Epitelial, Sangue e tecido muscular esquelético
E. Órgãos: Coração, fígado e Pulmão
F. Sistemas: Digestório, Nervoso e Reprodutor 
G. Organismo: Reino Fungi, Reino Metaphyta e Reino Monera
H. População: Animais, Plantas e Fungos
I. Comunidade:  organismos que vivem no fundo dos ambientes aquáticos, conjunto de plantas de uma área de floresta e animais existentes em uma área de Mata Atlântica.
J. Ecossistemas: Floresta Amazônica, Caatinga e Lagos.
Método Científico
Texto A
Pontos da metodologia científica
Dados: No século XIX, dentro do hospital Geral de Viena, cerca de 25% a 30% das mulheres que tinham bebês, contraia uma doença grave, a febre puerperal, que tinha incidência maior quando o parto era realizado por professores e estudantes de medicina e menor quando era realizado por enfermeiras. Esta febre ocorria principalmente em ambiente hospitalar, mulheres que davam à luz em casa quase nunca tinham a doença, além disso, no hospital na ala das enfermeiras as pacientes ficavam deitadas de lado durante o parto, enquanto com os médicos e estudantes elas sempre ficavam de costas. Depois da primeira hipótese ter sido rejeitada, o Semmeliweis continuou a investigação e descobriu que um médico que se cortou ao dissecar um cadáver morreu com os mesmos sintomas da doença. Observou também, que estudantes e médicos realizavam partos sem lavar as mãos e instrumentos cirúrgicos mesmo após dissecar cadáveres em aulas de anatomia. 
Hipótese: 
1ª. Dar à luz de costas aumenta o risco da febre puerperal.
2ª A febre puerperal poderia ser causada por uma matéria presente nos cadáveres, transmitida às parturientes por médicos e estudantes. 
Experimentos: 
1ª. Alguns médicos adotaram os partos com as pacientes de lado, mas isso não reduziu a incidência da doença.
2ª. Alguns médicos e estudantes foram convencidos pelo autor da hipótese a lavarem as mãos com uma solução de cloro antes dos partos.
Conclusão:
Com 2ª hipótese e seu experimento conclui-se que em partos que os profissionais realizavam a higienização das mãos e instrumentos cirúrgicos a doença praticamente desapareceu. 
Texto B
Pontos da metodologia científica
Dados: a doença varíola causada por um vírus e a peste bubônica transmitida por uma bactéria alcançaram as mais altas taxas de mortalidade na Europa, até o século XIX. O médico Edward Jenner, aos 19 anos, ouvia ordenhadoras de vacas se vangloriarem por serem imunes a varíola humana. Depois de se formar investigou mais e verificou que essas mulheres, tinham cicatrizes nas mãos causadas pela varíola bovina, mas não possuíam outras marcas da doença pelo corpo e mesmo em contato com pessoas contaminadas não contraíram a enfermidade. 
Hipótese: 
Transmitir a varíola bovina para verificar se as pessoas se tornariam imunes à varíola humana
. 
Experimentos: 
O médico injetou em um menino de oito anos, material retirado das erupções cutâneas das mãos de uma ordenadora atacada pela varíola bovina. Dois meses depois inoculou no menino material retirado de erupções cutâneas de uma pessoa com varíola humana.
Conclusão:
Como esperado e imaginado o menino não desenvolveu a doença. O método ainda foi testado várias outras vezes por outros médicos e o resultado foi o mesmo obtido por Jenner. 
Texto C
Pontos da metodologia científica
Dados: Os pacientes do médico Barry Marshall chegavam ao hospital com dores terríveis e se culpavam pelo estresse diário, uso de álcool, tabaco e comidas condimentadas. Estas dores não tinham cura e em alguns pacientes tornavam-se crônicas. Antiácidos como o Zantac e Tagamet diminuíam temporariamente o desconforto e a inflamação nos pacientes, mas seis meses depois de interromper o tratamento metade deles voltavam a apresentar os sintomas. Em uma biopsia do estomago de um paciente com úlcera, foi observado, através de um microscópio, dezenas de microrganismos parecidos com a bactéria Campylobacter. 
 
Hipótese: 
A presença da bactéria Campylobacter tinha relação direta com o desenvolvimento das úlceras, 
. 
Experimentos: 
Coletou gotas de um líquido que continha Helicobacter e engoliu a mistura, com isso desenvolveu uma terrível gastrite clínica que era precursora das úlceras. Logo após começou o tratamento com bismuto e antibiótico. 
Conclusão:
. Provou que o micróbio causava a gastrite e que o tratamento com bismuto e antibiótico erradicavam a bactéria.

Continue navegando