Buscar

Resumo - Contribuições da Etologia para a compreensão do comportamento humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia Comparada
Prof. Adriana de Oliveira Barbosa
Aluno: Daniel Gusmão Pimentel
Resumo - Contribuições da Etologia para a compreensão do comportamento humano
A Etologia é a área de conhecimento que tem por objetivo explicar o comportamento animal, sendo de fundamental importância no estudo do comportamento humano. Utilizando-se da teoria da evolução como pressuposto teórico a Etologia propôs uma nova forma de análise de comportamento.
O estudo da evolução filogenética é primordialmente importante na análise do comportamento no sentido de:
Escolher variáveis independentes para o desenvolvimento de modelos e teorias envolvendo a análise comparativa entre espécies
Compreender os fatores do ambiente que podem modular o comportamento
Determinar quais variáveis serão consideradas como causa e quais serão consideradas como efeitos
Descobrir explicações com grande poder de generalização
O estudo da sexualidade a partir de uma perspectiva evolucionista apontou que o principal objetivo é a preservação da espécie, sendo a maioria dos comportamentos e motivações sexuais diferentes entre os sexos. Enquanto a maioria das mulheres, ao escolher o potencial parceiro valorizam o status socioeconômico, os homens dão mais valor a beleza física.
A Etologia foi capaz de explicar uma diversidade de fatores que envolvem a relação mãe-filhote e o desenvolvimento infantil principalmente nos primeiros anos de vida, tal como a importância do contato físico no desenvolvimento da criança, nos pais a captação de estímulos sonoros com o objetivo de localizar o filhote ou bebê e estabelecer contato.
A criança exerce grande influência sobre a mãe, o comportamento da mãe se mostrou diferente no caso de crianças que possuíam algum déficit na capacidade de discriminar estímulos, sendo a atenção necessária maior do que de uma criança comum, o que costuma ser fator de estresse.
O bebê humano assim como outras espécies de mamíferos é extremamente dependente e passa por um longo período de adaptação e aprendizagem que o prepara para a vida adulta. Neste período o brincar é de fundamental importância, ocorrendo diferenças distintas nos tipos de brincadeira e também de parceiros de acordo com o sexo. 
No entanto, recentes estudos têm mostrado uma variação no comportamento de brincar, especificamente no das meninas onde há um aumento na preferência por brincadeiras de meninos, muito embora o inverso seja incomum.
Nos seres humanos as diferentes formas de se comportar ao brincar mostraram diversos resultados a curto prazo, como desenvolvimento e aprimoramento de atividades motoras, resistência e força física.
A Etologia busca compreender o comportamento humano tendo como base a interação de variáveis biológicas e culturais. O processo de aprendizagem não ocorre de forma aleatória, é nítido que há influências filogenéticas, o homem da atualidade é resultado de um processo histórico onde as predisposições biológicas interagem com a ontogênese.
A Etologia tem contribuído com muitas informações a partir do estudo de comportamentos em ambiente laboratorial, o foco está na aprendizagem do organismo, como se dá a resolução de problemas e adaptação ao meio.
Contudo a Etologia apresenta limitações, tai como o significado da linguagem, diversidade de comportamentos sociais, não se considera a intencionalidade nem a auto-consciência do organismo, havendo a necessidade de apoio da Psicologia e das Ciências Sociais.
Surgem controvérsias ao estudar o comportamento humano a partir de uma perspectiva biológica, as criticas giram em torno do determinismo e ausência de liberdade. No entanto, é importante salientar que liberdade não significa ausência de causas, mas sim a possibilidade de escolher determinado conjunto de causas. O objetivo não é reduzir as explicações do comportamento a partir da filogênese, e sim elucidar uma série de variáveis que podem ser estudadas a partir do nosso passado evolutivo.

Continue navegando