Buscar

PROVA FUNDAMENTOS CIENCIAS SOCIAIS HITALO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: HITALO SILVA DO NASCIMENTO
	Matrícula: 201701064171
	Disciplina: CEL1329 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Por socialização se entende o processo pelo qua:
	
	
	
	
	Um indivíduo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existente, criam uma nova organização ou instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente.
	
	
	Um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria tornando possível a perpetuação da sociedade.
	
	
	Um indivíduo se decide a praticar uma ação em particular.
	
	
	Um indivíduo compartilha bens materiais dentro do grupo em que vive.
	
	
	Um indivíduo se torna popular no meio social em que vive.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma mair capacidade cognitiva de quem o pratica.
	
	
	Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	
	
	O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de um experiência cultural que orienta a sobrevivência humana nos seus mais variados aspectos,
	
	
	O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
	
	
	A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que essa classificação é produzida.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		As ciências sociais diferem de maneira significativa das ciências naturais. Observe as afirmativas abaixo e indique 1 quando a afirmativa se refere as ciências sociais e 2 quando se refere as ciências naturais: ( ) Estudam fenômenos complexos. ( ) Estudam fatos recorrentes e sincrônicos ( ) A interação entre sujeito e objeto leva a interpretações. ( ) Estudam fenômenos divisíveis em laboratórios Assinale a alternativa que contém a sequência certa
	
	
	
	
	1, 1, 2, 2
	
	
	2, 1. 2. 1
	
	
	2, 1, 1, 2
	
	
	1, 2, 1, 2
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam:
	
	
	
	
	Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
	
	
	Eventos com determinações simples e que não mudam seu significado de acordo com o ator.
	
	
	Fenômenos simples, cuja determinação é pouco variada.
	
	
	Eventos complexos que podem ser isolados e reproduzidos dentro de condições de controle, num laboratório.
	
	
	Fenômenos que são isoláveis, recorrentes e assincrônicos.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		(Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.
	
	
	é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas.
	
	
	o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo
	
	
	relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural.
	
	
	relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Quanto ao Choque de Civilizações, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que Embora amasse muito seu pai, ela Estava pronta a deixá-lo morrer, e a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação Normal de patriotismo americano. 
Vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação. ZIZEK. S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo. 2003.
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural da compreensão do conceito:
	
	
	
	
	c) expansão da democracia.
	
	
	d) universalização do progresso.
	
	
	e) conquista da autodeterminação
	
	
	b) exercício da alteridade.
	
	
	a) prática da diplomacia.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Max Weber propõe as seguintes formas puras de dominação:
	
	
	
	
	carismática, racional-legal e tradicional.
	
	
	carismática, simbólica e racional-legal.
	
	
	carismática, total e legal.
	
	
	carismática, racional-legal e ideológica.
	
	
	carismática, carismático-legal, tradicional.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles:
	
	
	
	
	Racional-legal, afetiva e carismática.
	
	
	Racional-legal, tradicional e valorativa.
	
	
	Religiosa, tradicional e carismática.
	
	
	Racional-legal, tradicional e burocrática.
	
	
	Racional-legal, tradicional e carismática.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar:
	
	
	
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	
	
	Estado antigo, medieval e moderno
	
	
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
	
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		1ª Questão: (1.0 PONTO) marque com um X a questãocorreta. Os problemas sociais são do interesse da Sociologia porque são fenômenos sociais, isto é, fatos passíveis de observação e, portanto, de explicação cientifica. Problemas sociológicos, que dizer os problemas de explicação teórica do que acontece na vida social. Neste sentido, tanto o funcionamento fluente da família quanto a sua desorganização entram no campo de interesse também da Sociologia. Neste sentido é correto afirmar que quanto ao objetivo da Sociologia. ( RODRIGUES, 2003)
	
	
	
	
	E ( ) Com a sociologia a ciência poderia avançar, sem o que permite o conhecimento cientifico, sendo este o diferencial de outras espécies de conhecimento.
	
	
	B ( ) As doutrinas sociais se baseiam nas observações dos fatos, mas em ideias sobre como a realidade presumivelmente é, ou, principalmente como a realidade deve ser. De uma doutrina não se exige a sua demonstração pelos fatos.
	
	
	C ( ) Não possui como teoria cientifica a explicação de algum fenômeno, ou conjunto de fenômenos, ou conjunto de fenômenos, com base na observação, direta ou indireta, dos fatos que a confirmam.
	
	
	D ( ) Tem no conhecimento cientifico a predominância do método dedutivo, baseado na observação dos fatos, comportando, porém, o concurso da dedução quando se trata de áreas pouco ou nada investigadas, nas quais não é possível avançar senão através de hipóteses formuladas dedutivamente.
	
	
	A ( ) É o Estudo objetivo das relações que surgem e se reproduzem, especificamente, com base na coexistência de diferentes pessoas ou grupos em uma sociedade mais ampla, bem como das instituições, normas, leis e valores conscientes ou inconscientes que essas relações tendem a gerar no seio do grupo.

Outros materiais