Buscar

Exercícios Óptica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Óptica
1) ITA-SP - Dos seguintes elementos, qual seria visível em uma sala perfeitamente escurecida? 
a) Um espelho b) Qualquer superfície clara c) Um fio aquecido ao rubro 
d) Uma lâmpada apagada e) Um gato preto
2. Uma pessoa sentada em um ônibus, através do vidro de sua janela, vê o movimento da rua e também uma passageira sentada à sua frente. Nessas condições, podemos afirmar que, em relação aos fenômenos ópticos, na superfície do vidro da janela está ocorrendo: 
a) dupla refração. b) somente reflexão. c) somente refração. d) somente reflexão e absorção. e) reflexão e refração.
3) Um aluno possui uma camiseta em que está estampa- da a palavra física. Quando iluminada com luz do Sol (luz branca), ela apresenta as cores azul para a palavra física e branca para o tecido. Se a camiseta for iluminada com luz amarela de uma lâmpada de sódio, a camiseta e a palavra física serão vistas nas cores _____________________ e ___________________, respectivamente. Quais palavras devem ser colocadas nas lacunas?
1) Fuvest-SP - Um método prático para se determinar a altura de um prédio consiste em medir sua sombra e comparar com a sombra, no mesmo instante, de uma árvore, por exemplo, de altura conhecida, conforme mostra a figura, considerando o solo plano e horizontal. 
Conhecendo-se a altura da arvore (h) o comprimento de sua sombra (s) e o comprimento da sombra do edifico (S) determine a altura (H) do edifício.
4) Fuvest-SP Recentemente, foi anunciada a descoberta de um sistema planetário, semelhante ao nosso, em torno da estrela Vega, que está a cerca de 26 anos-luz da Terra. Isto significa que a distância de Vega até a Terra, em metros, é da ordem de: 
a) 1017 b) 109 c) 107 d) 105 e) 103
5) Cefet-MG A formação de sombra de objetos iluminados é uma situação observável e comum em nosso cotidiano. Esse fato explica-se porque a luz: 
a) brilha intensamente. b) reflete difusamente. c) desloca-se em trajetória retilínea. d) propaga-se com velocidade constante.
6) Um observador nota que um edifício projeta no solo uma sombra de 30 m de comprimento, no instante em que um muro de 1,5 m de altura projeta uma sombra de 50 cm. Determine a altura do edifício.
7) Uma câmara escura de orifício apresenta comprimento de 40 cm. De um poste de altura 5 m obteve-se, no anteparo, uma imagem de altura 25 cm. Determine a distância do poste até a câmara.
8) UFAM (adaptado) Um estudante de física resolveu medir a altura de uma árvore do quintal de sua casa. Para tanto, construiu uma câmera escura, que consiste numa caixa dentro da qual é possível projetar a imagem de um objeto sobre uma folha de papel translúcido. Seu funcionamento baseia-se no princípio da propagação retilínea da luz. Ele apontou a câmara escura para a árvore e mediu a altura da imagem formada, conforme indicado na figura a seguir, Nessas condições, determine a altura da árvore obtida pelo estudante.
9) (Enem- Mec) A sombra de uma pessoa que tem 1,8 m de altura mede 60 cm. No momento, a seu  lado, a sombra projetada de um poste mede 2 m. Se, mais tarde, a sombra do poste diminui 50 cm, a sombra da pessoa passou a medir:
 a) 30 cm	b) 45 cm	 c) 50 cm d) 80 cm e) 90 cm
10) Um objeto luminoso AB, de 5 cm de altura, está a 20 cm de distancia de uma câmara escura de profundidade 10 cm. Calcule a altura da imagem formada.
11) Uma pessoa de altura h encontra-se a 2,4 m do orifício de uma câmara escura de 0,2 m de comprimento e forma uma imagem de 0,15 m determine a altura h.
12) Numa experiência de óptica geométrica, um estudante visualiza, num anteparo, a seguinte figura:
Classifique os feixes de luz, 1, 2, 3 e 4, como sendo convergente, divergente ou cilíndrico.

Outros materiais