Buscar

Caso Concreto 9 Os clássicos sistemas de governo & Caso 10 - A democracia como regime de governo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 9 - Os clássicos sistemas de governo
Leia a notícia abaixo, divulgada em http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/06/cunha-defende-debate-para-trocar-presidencialismo-por-parlamentarismo.html. (29/06/2015) Cunha defende debate para trocar presidencialismo por parlamentarismo. Para presidente da Câmara, sistema presidencialista está em 'crise'. Ele citou que, no parlamentarismo, chefe de governo pode ser destituído.(Nathalia Passarinho - Do G1, em Brasília) O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu nesta segunda-feira (29), em visita à Assembleia Legislativa de Manaus, que o Brasil debata a possibilidade de mudar o atual sistema presidencialista pelo parlamentarismo- sistema pelo qual o chefe de governo (primeiro-ministro) é eleito pelo parlamento e pode ser destituído antes do término do mandato (...). Nós vivemos uma crise de presidencialismo. Uma crise na qual, se o sistema fosse parlamentarista, seria muito mais fácil de ser resolvida. O presidencialismo implica que você elege o governante e depois só na próxima eleição você tem condições de rever sua posição", disse. (...) 
Diante da reportagem acima apresentada, procure responder as seguintes questões: 
Por que razão o Presidente da Câmara afirmou que no sistema parlamentarista o Primeiro-Ministro pode ser destituído antes do término do mandato? 
Sim. Através do voto de desconfiança dado pelo parlamento. A durabilidade dele está ligado ao apio, a confiança que o parlamento tem no 1º ministro.
Estaria correta a afirmação do Presidente da Câmara quando afirma que no presidencialismo ao se eleger o governante, somente na eleição seguinte o povo teria condições de rever sua posição? Pesquise e responda de forma fundamentada. 
Sim, pelo povo, mas existe o impeachment que é a retirada antecipada do presidente do seu mandato. Este é o instrumento usado no caso em que ele responda por crime comum ou de responsabilidade. 
O que é o recall? O Brasil adota este instituto?
O recall é o instituto de direito político (ou revogação de mandatos eletivos) que significa o poder de cassar e revogar o mandato de qualquer representante político, pelo eleitorado; é chamar de volta para "reavaliação" popular um mandatário ímprobo, incompetente ou inoperante. O Brasil não adota o recall. Deve-se aguardar uma nova eleição ou através do impeachment. 
Caso Concreto 10 - A democracia como regime de governo
Após inúmeras manifestações populares exigindo ampliação de participação dos cidadãos no processo político do País “P”, os governantes, assustados com tais eventos, dão início a uma reforma política que tem por objetivo alterar algumas regras estabelecidas na Constituição de “P”. Nesta, atualmente, há previsão para que apenas os homens com idade igual ou superior a 21 anos possam votar, sendo que a proposta é a de que o voto seja passível de ser exercido por homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos. Além desta alteração outras mais poderão ser propostas pelos atuais parlamentares, que, simbolicamente, representam a vontade do povo de “P”?
Diante do quadro apresentado, e considerando a leitura de seu livro de Ciência Politica, responda: 
A alteração da idade mínima para exercício do voto pode ser considerada uma medida que amplia o grau de democracia de “P”? 
Sim.
A vontade popular manifestada por meio de parlamentares é admitida dentro de um quadro teórico democrático? Se sim, seguindo que modelo de democracia, a dos antigos ou a dos modernos? Justifique. 
Sim. Se por um lado a denominada democracia dos antigos diz respeito a um modelo que busca seu fundamento na democracia ateniense, com o exercício democrático direto do poder (praticado pessoalmente por aqueles que são reconhecidos como cidadãos), a denominada democracia dos modernos fundamenta-se em sistema de controle e limitação, com base na transmissão representativa do poder do povo a seus representantes, que passam a exercer mandatos políticos, representando a vontade da cidadania. Os dois modelos são ainda hoje as referências principais para se pensar a democracia nos quadros atuais.
A manifestação nas ruas pode ser considerada como exercício democrático ou a democracia somente deve ser reconhecida pela manifestação institucional do voto? Justifique sua resposta.
A manifestação nas ruas é o exercício da democracia em configura a luta do povo pelos seus direitos fundamentais.

Outros materiais

Outros materiais