Buscar

Egito antigo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Egito antigo , por mais de 3 mil anos , uma das civilizaçaoes mais vibrantes e anigmaticas do mundo , floresceu em meio a guerra e a paz , os egípcios construirama grandes cidades, monumentos duradouros e realizaram avanços na matemática e tecnologia , e seu incrível legado sobrevive ate hoje. Afinal ,o que transformou uma com unidade de agricultores em um império revolucionário que se sobrepojou todos os outros ? Uma tabua de cerca de 5000 mil anos seria o certificado do ‘’nascimento ‘’do egito ? Sera que o Rei Narmer foi o primeiro faraó , o homem que possivelmente criou o Egito? 
Egito , por volta de 3000 anos antes de cristo , cerca de 1 milhao de pessoas viviam no Nilo . Nenhum faraó governava esse pais divido , ainda não . Mas um mensageiro real viajava pelo Nilo por semanas , ele carregava uma mensagem para O rei Narner , o governante do sul do pais .o rei exigiu que as tribos do norte , se curvassem ao seu governo . Mas os chefes tribais não quis , desejavam permanecer independentes . O rei reuniu lanças simples e clavas de pedra e foi para a guerra e derretou os inimigos , formando apenas um único reino. O rei consolidou o seu poder no sul e reuniu homens para expandir seu domínio , as tribo do norte recusaram o pedido do rei , e dai eles resolverem invadir emediatamente para a guerra . 
Mas Sera que essa batalha realmente deu origem ao egito?
Nas tumbas dos faraos , foram encontrados evidencias da escrita mais antiga do mundo .A escrita foi desenvolvida la para fins adiminstrativos . A politica que motivou o egito a criar seus primeiros aeroglifos , eventualmente a pictrogafria tornou se a escrita muito importante , para cobraças de impostos , letras de musicas . os escribas era a base da burocracia egípcia , quase tudo q sabemos sobre o egípcio , devemos aos aeroglifos . 
Poximo ao antigo cemtiteria , encontraram a tumba do misterioso rei narner , é surpreendemente modesta para quem se retrarou como o fundador do egípcio . Se o rei narmer realmente unificou o egito , ele não deferia receber esse tipo de tratamento funerário . A gloria de narmer seria apenas uma ficção elabaroda ? talvez.
O monumento mais importante ao rei é a paleta de narner , um documento que reconta uma batalha que pode ou não ter ocorrido. Nos três mil anos seguintes ,todo rei egicpico era retradado com um vencedor , emsmo ano ter participado de nem um combate, com narner pode não ter sido diferente . A misteriosa paleta de anrner declara q uma guerra uniuo o egito , mas alguns especialistas não tem muita certeza, a resposta pode estar as margens do Nilo , em ieracompulis . E foi ai que encontraram a paleta de narner .Mas a descoberta mais notável encontasse fora da cidade ,um cimeterio da elite egicpicia composta por 200 tumbas , antilupes , elefantes e cães foram encontrador na areia, a elite era enterrada com varioos animais ao seu redor . e algo único no egito , achamos que seja um siimbolo de poder . isso sugere quea a batalha nunca ocorreu , e que os egípcios do norte e sul do pais , uniram se 2pacificamente . Tudo que os egípcios representavam dependiam do Nilo , a seca e a cheia do rio determina o resultado de suas colheitas , não podia ser muito seco e nem muito cheio , e sim na media . Os antigos egípcios descobriram q a enchentes traziam uma lama fértil para o vale , a inundação era realmente vital para as suas colheitas , era por causa do rio nlo q a civilização egípcia podia existir , ele fornceia agua , mas também todos os anos cerca de 1 milímetro de lodo era depositado sobre a rea ocupada pelos egpcios, e os nutrienstes desse lodo fez com que criasse a mais rica paisagem agricoloa do planeta. A inundação anual donilo tornou a civilização egicipia possível , seus sedimentos lamacentos , fornecia os matérias para a construção de palácios etc , cidades inteiras surgiram com tijolos de barros . Os antigos egípcios reconheciam apenas 3 estaçoes , cehia , plantio e colheita, isso era tudo q importava.no solo fértil do vale do Nilo o trigo rescia mais rápido do que qualquer outro lugar do mundo , produzindo grãos suficientes para alimentar cerca de 1 milhao de pessoas no periododo da dinastia zero . Os grãos eram a moeda do pais e também o produto de exportação mais importante do egito . mas o Nilo não fofercia apenas as colheitas ,tbm era ap rricnipal via de transporte do pais , sem estradas regulares conectando as cidades egpciias , as pessoas confiavam no Nilo para se locomover ,e os barcos eram indipensaveis . alimentação e transporte , onilo ofercia dois intens essenciais para a vida do povo da dinastia zero . de barco narner e sua família visitava o reinointeiro . toda a aldeia era de fácil acesso .
Barcos transportavam colheita,s pessoas ,amterias de oncstruçao , todos possuíam um barco ,agricultores epescadores usavam barco de papiro,, para viajens mais longas ,a s pessoas usavam barcos maiores em matérias mais resistentes , eram feitos de madeira . os barcos eram os principais meios de transporte etbm era um dos pricniapis meio de unir o pais de unificar o pais .
A tabua de argila comprova a historia da batalha da paleta de narmer , quando o norte se recusou a sucumbir ao domínio do sul , o rei narmer planejou uma guerra.
Narner e seu exercito partiram em uma longa marcha para o norte ,através de um território implacável ,as tribos do norte estavam determinado a manter sua indpendencia , mas narner tinha outros planos , centenas de guerreiros para apoialo , agora sabemos que a paleta de narner retrata eventos históricos reais , o resultado da batalhade anrnea contra s tribos do norte unificou e transformou o egito , é uma das primeiras grandes batalhas já registradas .
As fornas do rei narner do sul , entraram em confronto contras os principais do delta no norte , em uma batalha sem misericórdia . a independecia do povo do norte estava em jogo , mas narner e seu exercito,mas narner e seu exercito triunfaram.Para narner a vitória era certa , na frente da paleta ele aparece com uma coroa do alto egito, na parte de tras com a coroa do baixo egito , o rei narner concluiu o que os seus antecessores haviam começado , a unificação do império , e para simbolizar a união das coroas do alto e baixo egito m, foram cobnadas em uma só , a partir de então , a partir e durante pelo menso 3 mil anos todo farão usaria essa coroa ,era o inicio de um novo templo dai , o peridodo do govern ode narmer foi um ponto decisivo na historia egipci a e marca a transição do período pre dinástico ao dinastico .egito tornou se o primeiro estado territorial da historia .embora narner ter feito grandes feitos , não há grandes monumentos em sua homenagem.

Outros materiais