Buscar

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
segunda aula
	
	Ref.: 201408690071
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Quando o Imperador Constantino converteu-se à religião cristã, permitindo assim que o cristianismo fosse livremente professado, a arte cristã também se libertou tomando novos impulsos, principalmente nas cidades do Império Romano. Pode ser afirmado que :
	
	
	a arte cristã limitou-se a trabalhos produzidos nas catacumbas romanas, uma arte tosca e simples.
	
	mesmo depois do reconhecimento do Cristianismo como religião oficial do Império Romano, as crenças do paganismo foram muito exploradas pelos artistas.
	
	a arte cristã não foi reconhecida pelos sacerdotes romanos, considerada profana por eles.
	 
	muitos símbolos do cristianismo primitivo aparecem nesta arte cristã, em geral com grande força expressiva.
	 
	as técnicas de produção artística da arte cristã foram introduzidas no Império Romano por povos bárbaros do leste europeu.
	
	 
	Ref.: 201410999292
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O filme "Os Miseráveis", inspirado na clássica obra Les Misérables, do escritor Victor Hugo, conta uma história que se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).
Victor Hugo, romancista, poeta e dramaturgo romântico, começou a planejar esse grande romance sobre miséria e injustiça social por volta de 1830, quando as novas fábricas faziam surgir operários miseráveis nas cidades da Europa, que conviviam com artistas e escritores, e cuja pobreza deixou de ficar restrita aos campos distantes.
De acordo com o enunciado da questão, assinale a alternativa coerente com as características e preocupações dos artistas do Romantismo.
	
	 
	Os artistas deixaram de acreditar em dogmas e passaram a aceitar apenas aquilo que podia ser experimentado ou compreendido racionalmente, distanciando-se do eixo teocêntrico.
	
	Os artistas se inspiravam nas formas primitivas da arte clássica: o puro contorno linear e a abolição do claro-escuro, pois a essência da pureza residia no mármore branco da estatuária grega.
	
	Os artistas buscavam o ideal de beleza e o retratavam de acordo com proporções matemáticas.
	
	Os artistas tinham predileção por cores e decorações delicadas, materializadas num sentimento de alegre frivolidade.
	 
	Os artistas confiavam no instinto, opondo-se ao racionalismo. Perseguiam a paixão e cultuavam a natureza e a imaginação.
	
Explicação:
A resposta correta é "Os artistas confiavam no instinto, opondo-se ao racionalismo. Perseguiam a paixão e cultuavam a natureza e a imaginação." Pois, as demais alternativas se referem a outros movimentos e estilos artísticos, a saber:       
- Os artistas do Rococó tinham predileção por cores e decorações delicadas, materializadas num sentimento de alegre frivolidade.           
Os artistas renascentistas deixaram de acreditar em dogmas e passaram a aceitar apenas aquilo que podia ser experimentado ou compreendido racionalmente, distanciando-se do eixo teocêntrico.           
Os artistas renascentistas buscavam o ideal de beleza e o retratavam de acordo com proporções matemáticas.           
Os artistas neoclássicos se inspiravam nas formas primitivas da arte clássica: o puro contorno linear e a abolição do claro-escuro, pois a essência da pureza residia no mármore branco da estatuária grega.
	
	 
	Ref.: 201408690406
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Renascimento foi um movimento marcado por uma corrente de pensamento que traz uma valorização do ser humano e da natureza. Essa corrente foi chamada de :
	
	
	Romantismo
	 
	Teocentrismo
	 
	Humanismo
	
	Realismo
	
	Positivismo
	
	 
	Ref.: 201408696005
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Que nome é dado ao movimento artístico que foi o resultado na arte dos diversos acontecimentos do período em que ocorreu, como, por exemplo, do restabelecimento de um catolicismo forte em desacordo com o novo papel da ciência, decorrente da Contra-reforma, e do Estado absolutista? Durante esse movimento, desenvolveu-se as técnicas renascentistas no sentido da dramaticidade, intensidade e emoção, de maneira completamente diferente do que acontecia no Renascimento.
	
	
	Romantismo
	 
	Barroco
	
	Maneirismo
	
	Realismo
	
	Rococó
	
	 
	Ref.: 201408696009
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A arte dos egípcios antigos caracterizava uma das tendências fundamentais do ser humano: a de se expressar por símbolos. Seus desenhos também eram subordinados à religião: eles acreditavam que a alma precisava de uma representação (morada) no mundo dos vivos para não ficar vagando (como uma alma "penada", como costumamos dizer em nossas crenças atuais) perdida, e poder desfrutar da vida eterna. Logo, suas representações destinavam-se a ser uma moradia do Ka. Qual a significação do termo KA, no Egito Antigo, de acordo com o contexto descrito?
	
	
	O Ka era um dos dois elementos da essência espiritual da crença romana, e um equivalente da alma na dualidade cristã corpo-espírito.
	
	O Ka era uma das quatro castas da sociedade egípcia antiga.
	
	O Ka era o único elemento da essência espiritual da crença grega, e um equivalente da alma na dualidade cristã corpo-espírito.
	 
	O Ka era um dos quatro elementos da essência espiritual da crença egípcia, e um equivalente da alma na dualidade cristã corpo-espírito.
	 
	O Ka era um dos elementos da essência espiritual da crença egípcia, e um equivalente do corpo na dualidade cristã corpo-espírito.
	
	 
	Ref.: 201408696003
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O Renascimento - ou Renascença - é marcado por uma corrente de pensamento, que traz uma valorização do ser humano e da natureza, em oposição ao sobrenatural cultuado na Idade Média. Que denominação recebeu essa corrente de pensamento?
	
	
	Classicismo
	
	Teocentrismo
	 
	Iluminismo
	
	Positivismo
	 
	Humanismo
	
	 
	Ref.: 201408695998
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Império Romano conquistou a Grécia Antiga e a Roma Imperial "importou" os artistas gregos estabelecendo a arte e a cultura greco-romanas. Mas, se na Grécia os deuses recebiam a forma de homens ideais, em Roma os homens eram idealizados para se tornarem deuses na figura dos governantes. Qual a denominação dessa representação artística desenvolvida pelos artistas romanos, e que não era encontrada na arte grega?
	
	 
	Arte dos retratos
	
	Arte dos suportes
	
	Arte dos corus
	 
	Arte dos menires
	
	Arte dos indícios
	
	 
	Ref.: 201408742803
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Arte Cristã Primitiva foi a arte dos povos romanos convertidos ao Cristianismo. Assinalar abaixo a única opção correta:
	
	
	A arte cristã primitiva, inicialmente rica nas catacumbas e depois tosca e simples nas primeiras basílicas, não teve grande importância na produção artística medieval.
	 
	A arte cristã primitiva teve grande expansão com o surgimento de seminários para a formação de missionários cristãos;
	
	Na parte ocidental do Império Romano foram proibidas as representações para não serem confundidas com deuses pagãos;
	 
	O desenvolvimento da arte cristã foi observado a partir do Imperador Constantino, o responsável pela oficialização do cristianismo no Império Romano;
	
	A arte cristã primitiva não apresentou símbolos do cristianismo primitivo;

Outros materiais