Buscar

1 Os conceitos socioantropológicos de indivíduo

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Ao pensar, o homem formula explicações acerca da realidade e dos fenômenos que o cercam. Pode-se dizer que o conhecimento é formado através do pensamento e da palavra, que são sistematizados de alguma maneira. As formas de conhecimento e, portanto, as formulações que deles derivam, não são as mesmas em todo tempo, em todo lugar e para todos os indivíduos. Assinale a alternativa que conceitua corretamente o conhecimento de senso comum.
		
	 
	Compreende o mundo por meio do aprendizado acumulado de gerações anteriores
	 
	Busca explicar o mundo através da separação entre as esferas do sagrado e do profano
	
	Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem
	
	Busca explicar o mundo a partir da ação de entidades (sobrenaturais)
	
	Pode ser traduzido como à busca do conhecimento, um contínuo questionar
	
	 
	Ref.: 201702395789
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto a seguir:
"Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200). Podemos concluir do texto que:
		
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas
	
	as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais
	 
	o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num contínuo de absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade
	
	crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem
	
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas
	
	 
	Ref.: 201702916473
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:
		
	
	Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer
	
	Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.
	
	Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.
	 
	Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.
	 
	Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim
	
	 
	Ref.: 201703231312
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Entende-se, por Ciências Sociais, o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Essas disciplinas estudam fatos que resultam da vida em sociedade. Relacione as disciplinas a seguir com os seus devidos conceitos.
	( 1 ) Antropologia
( 2 ) Ciência Política
( 3 ) Sociologia
	(       ) Estuda as diferenças entre povo, nação e governo, bem como o papel do Estado.
(       ) Estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
(       ) Estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.
(       ) Estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases.
(       ) Estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos.
(       ) Investiga as estruturas da sociedade, procurando compreender como estas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.
 
A relação correta é: 
		
	
	2, 1, 3, 2, 3, 1
	
	2, 1, 1, 2, 3, 3
	 
	2, 3, 1, 2, 1, 3
	
	3, 1, 1, 2, 3, 2
	
	2, 3, 1, 3, 1, 2
	
	 
	Ref.: 201702494230
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Veja - 06/09/2012 - 10:13 - Eleições 2012 "Pesquisa eleitoral dá o tom da campanha nas ruas Apesar de os candidatos insistirem na máxima de que pesquisa eleitoral é um retrato do momento e evitarem, publicamente, comemorar ou demostrar preocupação com os resultados, fato é que os reflexos dos números podem ser sentidos nas ruas. No mesmo dia da publicação de mais uma pesquisa Datafolha, o primeiro colocado, Celso Russomanno (PRB), teve uma agenda no extremo sul da cidade onde não faltaram comentários sobre a liderança e possíveis rivais no segundo turno. Já o segundo colocado, José Serra (PSDB), que registrou queda na preferência do eleitorado, teve um encontro fechado com taxistas e preferiu se calar sobre a pesquisa." A pesquisa eleitoral é um instrumento de investigação que permite compreender os conceitos de poder, autoridade e dominação, conceitos que são utilizados por qual ciência social?
		
	 
	Ciência Política.
	
	Ciência Eleitoral.
	 
	Ciência da Informação.
	
	Ciência da comunicação.
	
	Ciência Antropológica.
	
	 
	Ref.: 201703150846
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre as ciências sociais é incorreto afirmar que:
		
	
	É uma área do conhecimento que busca compreender a realidade social em uma perspectiva cientifica;
	 
	Podemos considerar que estudam objetos simples;
	 
	Busca comprovar os conhecimentos que são adquiridos através de pesquisas;
	
	Denomina-se Ciências Sociais a antropologia, sociologia e ciência política;
	
	Segue os princípios de outras ciências como metodologia, analise sistemática dos fatos, construção de conceitos desenvolvimento de pesquisas entre outros;
	
	 
	Ref.: 201702552874
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Compreender a perspectiva sociológica acerca do ser humano é compreender também como o ser humano é socializado. Para que a sociedade funcione sem graves conflitos, o ser humano deve ser socializado. Assim, a socialização é importante para a compreensão do homem em seu meio social e pode ser definida como:
		
	 
	o processo pelo qual a sociedade ou comunidade ou grupo social ensina a seus membros seus costumes e regras.
	
	a posição de classe que se assenta numa posição herdada por lei ou pelo costume.
	 
	um processo que defende a existência de uma suficiente homogeneidade entre os membros da sociedade existe .
	
	a prática democrática que emerge horizontalmente permitindo a estruturação duma sociedade igualitária.
	
	o processo pelo qual rejeitamos qualquer forma de aprendizado.
	
	 
	Ref.: 201702494584
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em época de eleições é comum ver nos meios de comunicação diversos cientistas sociais sendo entrevistados ou expressando suas opiniões em artigos jornalísticos. Isso mostra o reconhecimento de uma ciência social em particular. Qual é essa ciência?
		
	
	O Jornalismo Político.
	
	O Direito Eleitoral.
	 
	A Sociologia.
	
	A Antropologia.
	 
	A Ciência Política.
	1a Questão
	
	
	
	No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
		
	
	O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de um experiência cultural que orienta a sobrevivênciahumana nos seus mais variados aspectos,
	
	O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
	 
	Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma mair capacidade cognitiva de quem o pratica.
	
	A classificação entre as diferentes formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que essa classificação é produzida.
	 
	Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	
	 
	Ref.: 201702496108
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A família, o direito, as artes e a religião fazem parte de uma série de fenômenos classificados como sociais. Por quê?
		
	
	Resultam dos processos fisiológicos inatos à necessidade social do homem.
	 
	São fenômenos naturais na vida em sociedade.
	
	Fazem parte da evolução natural do homem.
	 
	Resultam das relações que se estabelecem em sociedade.
	
	São fenômenos simples, que podem ser reproduzidos em laboratório.
	
	 
	Ref.: 201703048152
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo ou tipos de conhecimento, dentre eles o senso comum e o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira:
		
	 
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	 
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	 
	Ref.: 201702904441
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, e também o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	 
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	A socialização, ao transmitir os valores, normas e padrões de conduta, nos torna seres sociáveis capazes de interagir apenas na cultura onde fomos socializados.
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valroes através somente da educação formal e da educação religiosa.
	 
	A socilização inicia-se desde o momento em que o inidivíduo nasce e perdura até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados sem possibilidade de mudança.
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade.
	
	 
	Ref.: 201703078045
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Dentre as ciências sociais, a que estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, em especial notadamente as que têm como matriz conceitual as obras de Durkheim, Marx e Weber, é a:
		
	
	Antropologia
	
	Psicologia
	 
	Ciência Política
	
	História
	 
	Sociologia
	
Explicação:
E. Durkheim, M. Weber e K. Marx são os autores clássicos da sociologia.
	
	 
	Ref.: 201702549365
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Várias são as ciências que compõem as chamadas ciências sociais. São elas: Assinale abaixo a alternativa que completa a afirmação de maneira correta:
		
	
	Psicologia; História e Antropologia;
	 
	Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas;
	
	Sociologia, Psicanálise e Economia.
	 
	Psicologia, Antropologia e Ciências Políticas;
	
	Sociologia, Matemática e Ciências Políticas;
	
	 
	Ref.: 201702893542
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda as instituições políticas, privilegiando conceitos como poder, autoridade e dominação?
		
	
	Antropologia.
	 
	Ciência Política.
	 
	Filosofia.
	
	Psicologia.
	
	Sociologia.
	
	 
	Ref.: 201702919203
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(Unioeste 2012) Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que
		
	
	a Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
	 
	o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
	
	o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais
	
	pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
	 
	um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo cientifico
	1a Questão
	
	
	
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
		
	 
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	 
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	 
	Ref.: 201702893534
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a perspectiva das ciências sociais, podemos concluir que:
		
	
	homem e sociedade são realidades distintas e independentes entre si, ou seja, não são passíveis de articulação teórica.
	
	a socialização é um conceito periférico deste campo do conhecimento, pois os humanos transmitem a herança cultural recebida através dos genes.os padrões sociais e as inter-relações entre os seres humanos são pouco variáveis e não suscetíveis de mudanças no tempo e no espaço.
	 
	de forma similar aos demais animais, o processo de vida dos seres humanos é guiado por instintos hereditários rígidos.
	 
	existe uma relação dialógica entre o indivíduo e a sociedade, pois, desde o nascimento, os indivíduos sofrem as influências da sociedade e da cultura.
	
	 
	Ref.: 201703017267
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Nossas vivências pessoais estão em estreita conexão com as experiências de outros tantos indivíduos; isto porque nascemos e vivemos em sociedade, Entretanto, diferente de formigas, abelhas e outros animais em que tal processo é reduzido ao mais ínfimo pormenor por instintos hereditários rígidos, a relação indivíduo e sociedade depende de um aprendizado ao qual chamamos socialização. (MELLO, p. 24, grifos da autora). Marque o item CORRETO no que se refere ao processo de socialização:
		
	
	É a adoção de padrões de comportamento, normas, regras e valores do nosso mundo social. Eles começam na infância e prosseguem até a meia idade.
	
	É a possibilidade de vivermos em total isolamento, uma vez que há como nos tornarmos seres humanos interagindo tão-somente com outros animais.
	 
	Quando nascemos somos apenas um corpo biológico equipado de uma complexa e diversa capacidade de instintos necessários à nossa sobrevivência.
	 
	Na medida em que vamos crescendo e tomamos consciência de nós e dos outros, interagimos com um mundo que já existia antes de nós, e aqueles instintos, tão necessários nos primeiros anos de nossa vida, vão sendo moldados em função das exigências culturais presentes no interior de nossas sociedades.
	
	Amala e Kamala, as meninas lobo, são exemplo de que podemos nos tornar humanos apenas no convívio com animais.
	
	 
	Ref.: 201702494217
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
		
	
	Antropologia.
	 
	Economia.
	
	História.
	
	Ciência Política.
	 
	Sociologia.
	
	 
	Ref.: 201702395799
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O processo de socialização pode ser definido como:
		
	
	Um conjunto de transformações que permitem aos homens sair do estado de selvageria para o estado de anomia.
	
	Um conjunto de ações que dão identidade aos grupos sociais no interior da sociedade capitalista
	 
	Um conjunto de interações humanas através do qual indivíduo adquire aptidões que lhe permitem ser um membro da sociedade.
	
	Um conjunto de relações de trabalho que definem o formato da divisão da riqueza social produzido pelos homens.
	
	Um conjunto de laços afetivos construídos a partir da solidariedade orgânica
	
	 
	Ref.: 201702564197
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A ciência que estuda as diferentes culturas do homem, os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas em função da interação entre os grupos é a:
		
	 
	Antropologia
	
	Psicologia
	
	Filosofia
	 
	Sociologia
	
	Ciência Política
	
	 
	Ref.: 201703048165
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O que diferencia a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política?
		
	
	Não se diferenciam. Antropologia, Sociologia e Ciência Política privilegiam igualmente os aspectos culturais da sociedade, o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais e aspectos relativos ao poder.
	
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Ciência Política estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Sociologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	 
	A Antropologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	 
	A Sociologia privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades. A Antropologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Ciência Política centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	A Ciência Política privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. A Sociologia estuda o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos culturais. A Antropologia centra-se nos aspectos relativos ao poder.
	
	 
	Ref.: 201703138894
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Tendo em vista que todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social, a formulação e a solução do problema sociológico pressupõem:
		
	
	uma percepção da população atingida.
	
	uma percepção do governo.
	
	um motivo de dificuldade ou infelicidade em determinada sociedade.
	 
	uma situação que afeta um número significativo de indivíduos.
	 
	um esforço metodológico de pesquisa.
	1a Questão
	
	
	
	Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?
		
	
	O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
	 
	O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos; geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
	 
	O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
	
	O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis.
	
	O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
	
	 
	Ref.: 201702971583
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. Quanto a antropologia, esta centraliza suas observações a partir:
		
	
	Das conceituações interacionistas de comunidades indígenas;
	
	De questões políticas e sociais para a manutenção do poder;
	 
	Do aparelho ideológico do Estado
	 
	Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes grupos e comunidades;
	
	Da sociabilidade e das relações de gênero;
	
	 
	Ref.: 201703193123
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	(Interbits 2012) O estudo da religião é uma atividade desafiadora, que impõe demandas muito especiais à imaginação sociológica. Ao analisar práticas religiosas, temos que compreender as muitas crenças e rituais diferentes encontrados nas diversas culturas humanas. (GIDDENS, A. Sociologia. 6ª edição. Porto Alegre: Penso,2012, p. 483.) A abordagem sociológica acerca do fenômeno da religião é bastante variada. Karl Marx, ao analisar a função da religião na sociedade capitalista, faz uma interpretação bem diferente daquele de Durkheim e de Weber. Que abordagem é essa adotada por Marx?
		
	
	Marx faz uma abordagem otimista acerca da religião. Segundo ele, todas as religiões, em um sistema capitalista mundial, tendem a se sincretizar em um único modelo religioso de valorização do homem enquanto ser fundamental.
	 
	Marx relaciona a religião com a alienação e a ideologia. Segundo ele, a religião conforma os homens no regime de dominação no qual eles vivem, destituindo-os da sua capacidade de transformação da realidade e justificando desigualdades e injustiças em nome de deuses que são, na verdade, fruto da criação humana.
	 
	Marx considera a religião como elemento fundante do capitalismo moderno. Para ele, a religião oferece a base sobre a qual a moral burguesa irá se constituir. A essa base ele deu o nome de espírito do capitalismo.
	
	Marx analisa a religião a partir do totemismo australiano. É desse modelo religioso que ele extrai a importância da religião para a solidariedade orgânica no capitalismo.
	
	Marx compreende a religião como um produto da indústria cultural. Tal como os produtos culturais de massa, a religião tem a característica de inebriar a população, fazendo com que ela não perceba os problemas sociais. É por isso que ele afirmou que ¿a religião é o ópio do povo¿.
	
	 
	Ref.: 201703174872
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Notícia divulgada no Jornal o Estado de São Paulo revelava que o crack surgiu na periferia da zona leste de São Paulo, nos fins dos anos 1980. Hoje, entretanto, a situação é presente em todos os municípios do Estado. Era, inicialmente, utilizado pelos os ¿excluídos¿ e também foi disseminada para as classes sociais mais altas. Mesmo sendo o seu consumo inferior ao do álcool, o tratamento dos dependentes é um problema que significa ¿desafio para médicos e especialistas¿. Poucos têm acesso ao tratamento e, segundo estudos, daqueles que o conseguem, apenas um terço dos ¿usuários severos¿ consegue resultados positivos. Os demais, ¿ou morrem ou continuam na droga¿. Adaptado de < http://infograficos.estadao.com.br/especiais/crack/ > Considerando que pesquisadores de várias áreas do conhecimento têm estudado sobre o tema, a fim de compreender, inclusive, as características gerais desse problema, assinale a resposta correta:
		
	
	O uso do crack é um problema sociológico
	 
	O uso do crack é um problema social e um problema sociológico
	
	O uso do crack é um problema social
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	O uso do crack não pode ser considerado um problema social nem sociológico
	
	 
	Ref.: 201702565834
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com base na perspectiva das ciências sociais, analise as proposições apresentadas.
I - Existe uma relação dialógica entre o indivíduo e a sociedade, pois, desde o nascimento, o indivíduo sofre a influência da sociedade e da cultura.
II - A socialização é um conceito central deste campo do conhecimento, pois os humanos se tornam seres sociais através da educação.
III - Os padrões sociais e as inter-relações entre os seres humanos são variáveis e suscetíveis de mudanças no tempo e no espaço.
IV - Diferentemente dos demais animais, o processo de vida dos seres humanos não é guiado por instintos hereditários rígidos.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	II, III e IV.
	 
	todas.
	
	I, II, IV.
	
	I e II e III.
	
	II e IV.
	
	 
	Ref.: 201702987608
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As Ciências Sociais fazem parte do grande grupo das Ciências Humanas. As Ciências Sociais englobam e Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política. Estas ciências têm objetos específicos mas sua abordagem é integrativa. É objeto da Ciência Política:
		
	
	Os novos modelos de família.
	
	A coercitividade dos fatos sociais.
	
	A diferenciação religiosa em uma sociedade.
	 
	Os hábitos alimentares dos políticos.
	 
	As campanhas eleitorais.
	
	 
	Ref.: 201703065325
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Acerca do mito, suas funções e suas estruturas, leia atentamente as afirmações enumeradas de I a V e as classifique como VERDADEIRAS ou FALSAS. Após a referida classificação, escolha a alternativa disposta abaixo que apresenta, de maneira CORRETA, a relação sequencial de afirmações verdadeiras e falsas. I. O pensamento mítico, de maneira inversamente proporcional ao pensar reflexivo, caracteriza-se pela condição de dar resposta a realidade, a partir de conceitos racionais. II. O pensamento mítico é, por natureza, uma explicação da realidade que não necessita de um método e, consequentemente, não precisa de seu rigor e de sua sistematização. III. Vivenciar a crença, experimentar o próprio mundo e retornar apenas ao próprio mundo e espalhar a notícia do vivido são atributos do pensar filosófico. IV. O mito faz parte de nossa psyché (mente/alma), é um modo de ler o mundo validado no crer. Ele é um pensamento bem estruturado, porém sem necessidade de provas, de argumentos. V. O mito, por estar vinculado às narrativas sobre a origem do vivido e do universo, a fim de reproduzir e fixar a condição de existência, não pode ser confundido com o nascimento do cosmos.
		
	
	V, F, V, F e V
	
	V, V, V, F e F
	
	F, V, F, F e V
	 
	F, V, F, V e F
	
	F, F, F, V e V
	
	 
	Ref.: 201702496097
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno. Tais indagações são a porção mais fascinante ou importante do objeto da sociologia, que se propõe a observar e a explicar os fenômenos sociais. Acerca da formalização do estudo dos fenômenos sociais na disciplina sociologia, assinale a opção correta.
		
	 
	A explicação sociológica exige um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social.
	
	Todos os sociólogos estão de acordo cm a ideia de que é necessário mudar, além da natureza humana, também a sociedade em que vivem.
	
	A explicação sociológica deve seguir os padrões de pensamento dominantes na sociedade estudada.
	 
	No plano puramente intelectual, os modos de conceber e de explicar o mundo dos cientistas sociais aliam-se à concepção religiosa para formar as bases objetivas do pensamento sociológico.
	
	Há estreita vinculação entre a psicologia e a sociologia, pois os estados de consciência individual e coletiva têm a mesma natureza.
	1a Questão
	
	
	
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
		
	 
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, e do envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	 
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, nem do envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	 
	Ref.: 201702554554
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Antropologia é uma das ciências sociais que estuda o homem em todas as suas dimensões,e tem como objeto principal a...
		
	
	religião
	 
	cultura
	 
	política
	
	economia
	
	sociabilidade
	
	 
	Ref.: 201703138889
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A ciência é uma forma de conhecimento, entre outras, ou seja, é um tipo de sistematização de discursos (logos). Não é só o modo como são organizados os discursos, mas o próprio discurso científico é que tem características próprias. Ele se refere a algo bastante especificado. Uma das características na produção do conhecimento científico é necessário se estabelecer um caminho, que é chamado de:
		
	
	discurso
	
	vivência
	 
	tese
	
	mapa
	 
	método
	
	 
	Ref.: 201702971613
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Por ciências sociais entende-se o conjunto de saberes relativos às disciplinas de antropologia, ciência politica e sociologia . Há, contudo, especialistas que consideram este leque mais amplo, englobando outras áreas do conhecimento como a ciência jurídica, administração e outras. No entanto a denominação mais aceita é a que reconhece as três disciplinas como parte constitutiva desse campo cientifico. Assim, é correto afirmar que:
		
	 
	d) As disciplinas sociologia, antropologia e ciência politica, estudam fenômenos muito semelhantes, ou seja, fatos que decorrem da vida em sociedade;
	
	Todas as alternativas anteriores são falsas
	
	a) As três disciplinas são tão próximas que inexiste qualquer diferença entre elas, pois todas tratam dos fenômenos ocorridos em sociedade;
	 
	b) No que concerne a Sociologia esta ciência estuda o homem a partir daquilo que constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura;
	
	c) A ciência política centraliza sua análise na compreensão dos aspectos microcósmicos da sociedade, tais como: religião, costumes, tradições dentre outros na tentativa de entender os significados;
	
	 
	Ref.: 201702561274
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale, entre as alternativas abaixo, a única em que NÃO HÁ a presença de pelo menos uma das ciências sociais.
		
	
	Linguística, geografia, economia, antropologia e psicologia;
	
	Sociologia, antropologia e ciência política;
	
	Sociologia, química, física, biologia e botânica;
	 
	Matemática, psicologia, biologia e antropologia.
	 
	Química, matemática, física, biologia e botânica;
	
	 
	Ref.: 201703167067
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A sociologia pode interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas áreas do saber. Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	A vida
	
	o povo
	 
	A sociedade
	
	A família
	
	 
	Ref.: 201703150796
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na produção científica é necessário que haja:
		
	
	Teoria, crenças,imparcialidade,transitoriedade,ideologias
	
	Conhecimento, estudos, comprovações, valores míticos entre outras
	 
	Método, observação sistemática da realidade, comprovação dos fatos, principio da objetividade entre outras
	
	Método, observação sistemática da realidade, comprovação dos fatos, sacramentos e orações entre outras.
	
	Método, senso comum, comprovação da realidade, empirismo, crenças, etnocentrismo entre outras.
	
	 
	Ref.: 201702977082
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Ao pensar, o homem formula explicações acerca da realidade e dos fenômenos que o cercam. Pode-se dizer que o conhecimento é formado através do pensamento e da palavra, que são sistematizados de alguma maneira. As formas de conhecimento e, portanto, as formulações que deles derivam, não são as mesmas em todo tempo, em todo lugar e para todos os indivíduos. Assinale a alternativa que conceitua corretamente o conhecimento científico.
		
	
	Busca explicar o mundo a partir da ação de entidades (sobrenaturais)
	
	Compreende o mundo por meio do aprendizado acumulado de gerações anteriores
	 
	Pode ser traduzido como à busca do conhecimento, um contínuo questionar
	 
	Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem
	
	Busca explicar o mundo através da separação entre as esferas do sagrado e do profano
	1a Questão
	
	
	
	Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda o universo sociocultural do homem, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais?
		
	 
	Sociologia.
	
	Antropologia.
	 
	Filosofia.
	
	Ciência Política.
	
	Psicologia.
	
	 
	Ref.: 201703150791
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Por socialização se entende o processo pelo qua:
		
	
	Um indivíduo compartilha bens materiais dentro do grupo em que vive.
	 
	Um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria tornando possível a perpetuação da sociedade.
	
	Um indivíduo se decide a praticar uma ação em particular.
	
	Um indivíduo se torna popular no meio social em que vive.
	
	Um indivíduo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existente, criam uma nova organização ou instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente.
	
	 
	Ref.: 201702526150
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	¿Não existe essa coisa de sociedade, o que há e sempre haverá são indivíduos.¿ (Margaret Tatcher, ex-primeira britânica). Do ponto de vista socioantropológico é correta a afirmação acima? Por quê?
		
	
	Sim, porque os indivíduos se diferenciam pelas suas capacidades inatas e não pelos aspectos culturais decorrentes do processo de socialização.
	 
	Não, porque os indivíduos são socializados de acordo com os hábitos, costumes, regras e valores dados pela cultura em que se inserem.
	
	Sim, porque a ideia de social só está presente nos discursos políticos baseados na concepção materialista da História.
	
	Não, porque os indivíduos possuem o livre arbítrio e, assim, podem construir suas identidades sociais sem sofrer influência do meio social.
	
	Sim, porque os indivíduos são autônomos e, portanto, agem independentemente das regras e convenções que lhes são impostas.
	
	 
	Ref.: 201702971653
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Desde o nosso nascimento somos levados a adotar certos padrões de comportamento, normas, regras e valores sociais que são estabelecidos pela sociedade que estamos inseridos, ou seja, passamos por um processo de aprendizagem. Podemos denominar esse processo de:
		
	
	Culturalismo
	
	Habitus
	 
	Socialização
	
	Imaginação sociológica
	
	Endoculturação
	
	 
	Ref.: 201703150839
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre o senso comum é CORRETO afirmar que:
		
	
	Busca explicação em entidades sobrenaturais.
	
	Deve possuir uma orientação metodológica, pois esta característica é fundamental para todas os conhecimentos;
	 
	Busca a explicação da realidade com base nas experiências do cotidiano que muitas vezes são herdadas de outras gerações;
	 
	Gira em torno da fé, pois é um pressuposto fundamental para tal saber;
	
	É um conhecimento renovador, isto é, um saber que se transforma ao longo do tempo;
	
	 
	Ref.: 201702568513
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quanto às disciplinas Sociologia, Antropologia e Ciência Política, são inúmeras as posições assumidas entre seus autores. Porém, o que se mostra como unânime é considerá-las como:
		
	
	Mesmo fazendo parte das Ciências Sociais, as três disciplinas não são integradas.
	
	Somente a Sociologia e a Antropologiafazem parte das Ciências Sociais.
	 
	As três disciplinas não são integradas como não fazem parte das Ciências Sociais.
	 
	Disciplinas que fazem parte das Ciências Sociais, sendo, portanto, integradas.
	
	Somente a Ciência Política e a Antropologia fazem parte das Ciências Sociais.
	
	 
	Ref.: 201703152515
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Senso comum é um conjunto de opiniões, crenças, tradições e modos de viver que se desenvolvem em uma sociedade e faz parte da herança cultural de cada povo. São as tradições que passam de geração em geração e são aceitas como verdades, sem questionamentos. Sendo assim, não é exemplo de senso comum:
		
	
	Andar com pé de coelho na bolsa traz sorte.
	 
	A vacina para hepatite B é eficaz.
	
	Comer manga e tomar leite faz mal.
	 
	Chá de camomila acalma.
	
	Colocar o dedo na tomada para ver se dá choque.
	
Explicação: Conhecimento de senso comum é aquele que passa de geração em geração e conhecimento científico é aquele que pode ser provado com pesquisa.
	
	 
	Ref.: 201702569886
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais
		
	
	Sociologia, Historia e Antropologia
	
	Politica, Psicologia Social e História
	 
	Política, História e Antropologia
	
	Antropologia, Psicologia e Sociologia
	 
	Antropologia, Sociologia e Politica

Continue navegando