Buscar

LISTA RESOLVIDA GLICONEOGÊNESE E FOTOSSÍNTESE

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS BIOQUIMICA II – GLICONEOGÊNESE E FOTOSSÍNTESE
	Curso: Química
	Data: 14/11/2017
	Nome:
O que é Gliconeogênese e qual a sua importância?
R.: A gliconeogênese é uma via metabólica na qual ocorre a produção de glicose a partir de precursores não glicídicos. Este processo bioquímico é realizado, maioritariamente, no fígado e em menor extensão no rim podendo ainda ocorrer numa taxa mais reduzida no cérebro, músculo esquelético e músculo cardíaco. Este processo é muito importante, pois permite acompanhar as necessidades metabólicas do organismo e disponibilizar glicose suficiente quando necessário.
A biossíntese de carboidratos pode ocorrer em três formas gerais. Cite-as.
R.: Proveniente de CO2, ocorrem nas plantas com a fixação do CO2, sendo transformado em 3-fosfoglicerato, glicose-6- fosfato, tendo como produto amido e sacarose. Utilização do lactato com formação de piruvato, ciclo do ácido cítrico, fosfoenol-piruvato, glicose 6 fosfato, tendo como produto glicogênio e glicose sanguínea, ocorrem nos animais.
A partir do triacilglicerol, glicerol, glicose-6-fosfato, tendo como produto glicoproteínas, dissacarídeos e outros monossacarídeos. Ou a partir dos aminoácidos glicogênicos, ciclo do ácido cítrico, fosfoenol-piruvato, glicose-6-fosfato, tendo como produto dissacarídeos, glicoproteínas e outros monossacarídeos.
Há dois momentos que exige uma demanda maior de glicose. Cite-os.
R.: Em jejum prolongado e exercícios físicos intensos, uma vez que as reservas diretas de glicose livre disponíveis não são suficientes para atender as necessidades do organismo.
Explique os três desvios presentes na gliconeogênese.
R.: 1° Desvio: O piruvato é convertido a oxaloacetato e o oxaloacetato é convertido a fosfoenol piruvato pela ação das enzimas piruvato carboxilase e fosfoenol piruvato carboxiquinase respectivamente.
2° Desvio: Frutose-1-6-bifosfato é convertido a frutose-6-fosfato pela ação da enzima frutose-1-6-bifosfatase.
3° Desvio: Glicose-6-fosfato é convertida a glicose pela ação da enzima fosfatase.
Explique a regulação da glicólise e gliconeogênese após uma refeição.
R.: Após as refeições há liberação do hormônio insulina que ativa os receptores de glicose para que esta entre na célula e seja utilizada na formação do ATP pela glicólise e o excesso armazenado na forma de glicogênio. Se o alimento ingerido for rico em glicose não há necessidade da ativação da gliconeogênese, entretanto se o alimento ingerido for pobre em glicose e não houver reservas de glicogênio a gliconeogênese será necessária para suprir as necessidades do organismo. 
Analise a frase a seguir e justifique se é verdadeira ou falsa a afirmação: "É possível que ocorra em suas células síntese e degradação do glicogenese ao mesmo tempo."
R.: Falso. O metabolismo do glicogenio é controlado de acordo com as necessidades celulares. Enquanto a glicogenio fosforilase é ativada na presença de fosfato, a glicogenese síntese é ativada na ausência de fosfato, o que impede a ativação das duas vias ao mesmo tempo.
Um estudante acaba de sair de um rodízio de massas. Pergunta-se: O que você espera que tenha ocorrido com o metabolismo de glicogenio neste indivíduo? Explique bioquimicamente.
R.: Após as refeições, a insulina ativa os transportadores de glicose que a captam as que ficam dispersas no sangue para as células, e o excesso é armazenado na forma de glicogenio.
A energia solar é a fonte de toda energia presente os sistemas biológicos. Cite quais são as fontes de energia utilizada e os produtos formados pelas células fotossintéticas e heterotróficas.
R.: Células Fotossintéticas (fototróficos): Produzem ATP e NADPH utilizando a energia luminosa. 
Células Heterotróficas (quimiotróficos): Produzem ATP e NADH da energia derivada da oxidação de compostos orgânicos.
O que são fotopigmentos e qual a sua função?
R.: São pigmentos instáveis que sofrem uma transformação química quando absorvem luz. São classificados em fotopigmentos primários (clorofila a, ficoeritrobilina) e fotopigmentos secundários (β-caroteno, luteína). Quando absorvem um fóton, estes pigmentos entram em um estado de alta energia. Isso pode ocorrer através da luz dirigida de bombeamento de íons através de uma membrana biológica ou através de excitação e de transferência de elétrons liberados por fotólise.
Cite as etapas da fotossíntese e quais são os produtos formados em cada uma.
R.: A fotossíntese ocorre em duas etapas: a primeira é a fotoquímica (também chamada de fase clara) na qual temos a produção de oxigênio, ATP (a partir de ADP + Pi) e também a formação de NADPH2. A segunda é a química (também conhecida como fase escura), na qual temos a produção de glicose.
O que são fotossistemas e qual é a sua função?
R.: São complexos proteicos envolvidos no processo de fotossíntese. Podem ser encontrados nos tilacóides de plantas, algas e cianobactérias, ou em membranas citoplasmáticas de bactérias fotossintéticas. Temos o Fotossistema I (PSI) e Fotossistema II (PSII), que são responsáveis pela transferência da energia que absorvem quando iluminadas para o centro de reação capazes de sofrer foto-oxidação.
Descreva o que ocorre nas fases da fotossíntese.
R.: Fotoquímica: ocorre na membrana dos tilacóides e dela participam um complexo de pigmentos existente nos grana, aceptores de elétrons, moléculas de água e a luz. Ao ser atingida pela luz do Sol, a molécula de clorofila libera elétrons. Esses elétrons são recolhidos por determinadas moléculas orgânicas chamadas aceptores de elétrons, que os enviam a uma cadeia de citocromos e depois os elétrons retornam à clorofila, liberando energia, que é aproveitada para a síntese de moléculas de ATP, que serão utilizadas na fase escura da fotossíntese. Ao mesmo tempo que isso ocorre, moléculas de água são atingidas pela luz do Sol, e ocorre a fotólise da água, liberando prótons (H+), elétrons (e-) e moléculas de oxigênio. Os prótons são captados por moléculas de NADP, que se convertem em NADPH2, as moléculas de oxigênio são liberadas para o meio e os elétrons voltam para a clorofila, repondo aqueles que ela perdeu no início do processo.
Química: a energia contida nos ATP e os hidrogênios dos NADPH2, são utilizados para a construção de moléculas de glicose. A síntese de glicose ocorre pelo ciclo de Calvin que ocorre em três estágios. O primeiro estágio, é a fixação, na qual ocorre a reação de três moléculas de CO2 com três moléculas da Ribulose-1,5-bifosfato catalisada pela enzima rubisco, formando-se, três moléculas de um composto instável de seis carbonos, que logo se quebra em seis moléculas de 3-fosfoglicerato. O segundo estágio e a redução, na qual as seis moléculas de 3-fosfoglicerato são reduzidas a seis moléculas de gliceraldeído-3-fosfato. Inicialmente, a enzima 3-fosfoglicerato quinase, cataliza a transferência do fosfato da molécula de ATP para a molécula de 3-fosfoglicerato. Essa transferência produz uma molécula de 1,3-bifosfoglicerato. Esse último composto é reduzido a gliceraldeído-3-fosfato em uma reação catalisada pela enzima gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase. O NADPH fornece elétrons para essa reação de redução. O terceiro e último estágio e a regeneração do receptor, na qual cinco das seis moléculas de gliceraldeído-3-fosfato são utilizadas para regenerar três moléculas de Ribulose-1,5-bifosfato.

Continue navegando