Buscar

Henry Ford

Prévia do material em texto

Henry Ford
Henry Ford nasceu em uma fazenda perto de Detroit em 30 de julho de 1863 e faleceu em 7 de abril de 1947. Mundialmente conhecido como o fundador da Ford Motor Company foi o idealizador das modernas linhas de montagem utilizadas na produção em massa e se tornou uma das pessoas mais ricas de sua época. Com o desenvolvimento e produção do Modelo T revolucionou o transporte por automóvel e indústria americana. Também foi um inventor prolífico e registrou mais de 161 patentes. Seu sistema de produção ficou conhecido como "fordismo", isto é, a produção em massa de um grande número de automóveis barato utilizando a linha de montagem, associada a elevados salários de seus trabalhadores. Ford tinha uma visão global, com o consumismo como a chave para a paz. Seu intenso intenso compromisso de reduzir os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo um sistema de franquia que punha uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e nas principais cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua imensa riqueza para a Fundação Ford.
Biografia de Henry Ford
Henry Ford nasceu em uma fazenda no estado do Michigan nos Estados Unidos, em uma região que hoje é conhecida como Dearborn. Ele teve mais 4 irmãos.
Seu interesse por motores se deu ainda jovem, na fazenda do pai, onde já mostrava sua habilidade fazendo reparos em todas as máquinas. Mas ele sempre ia além do óbvio e buscava encontrar soluções que facilitassem o trabalho duro na fazenda através do uso de equipamentos.
Em 1875, ainda com 12 anos de idade, teve seu primeiro contato com uma máquina a vapor e a partir daí, passou a estudá-las com muito afinco.
Seu pai desejava que ele assumisse o controle da fazenda, mas o menino não tinha o intuito de se manter por ai. Aos 15 anos já era reconhecido na região como um excelente reparador de relógios, e assim que sua mãe faleceu, deixou o lugar e os trabalhos agrícolas para se dedicar às suas paixões.
Aos 16 anos, portanto, Henry Ford se mudava para Detroit, onde iniciou a vida profissional como aprendiz de operador de máquinas a vapor da Westinghouse.
Depois de crescer profissionalmente na empresa e atuar em outros departamentos, Ford foi aprendendo cada vez mais sobre as máquinas. Em 1887, já atuando como mecânico, construiu seu primeiro motor de explosão, movido à gasolina.
Casou-se em 1888 e aproximadamente em 1890, torna-se engenheiro maquinista na Edison Illuminating Company, também em Detroit. Com o crescimento na carreira, um maior tempo livre e mais dinheiro, passou a se dedicar ainda mais aos seus motores.
Até que em 4 de junho de 1896 desenvolveu seu primeiro veículo automotor movido à gasolina, chamado de quadriciclo. Chegou, portanto, à conclusão de que era a hora de abrir sua primeira empresa, e o fez, a chamada Detroit Automobile Company.
A empresa fechou porque os demais diretores não concordavam com as ideias de produção de Ford, que tinha como objetivo a produção em massa. Mas Ford não desistiu e anos mais tarde fundou uma empresa focada somente na produção de carros de corrida.
Foi aí que começou a ganhar fama, depois que um de seus carros levou o piloto ao campeonato. Com o valor ganho no projeto, ele finalmente consegue fundar a Ford Motors.
Depois de conquistar a fama com seus automóveis e ter uma vida plena, Henry Ford faleceu na mesma cidade onde nasceu, no dia 7 de abril de 1947.

Continue navegando