Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201502369670)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil, a formação do arquiteto e urbanista é unificada. Isto abre uma série de possibilidades de atuação profissional e algumas responsabilidades. Indique abaixo qual alternativa não corresponde ao exercício do seu futuro campo de trabalho:
		
	
	Ao concluir o curso de arquitetura e urbanismo, o profissional poderá atuar em diversas escalas de projeto, da arquitetura de interiores ao planejamento urbano.
	 
	O trabalho com edificações isoladas exige que o arquiteto se concentre exclusivamente nos aspectos construtivos e estruturais, deixando para o paisagista e o urbanista as preocupações com o exterior da obra. Afinal, os limites de atuação destes três profissionais são bem delimitados em nosso país.
	
	Ao pensar um projeto de arquitetura ou de urbanismo, o profissional deverá levar em conta tanto os aspectos técnicos quanto estéticos do resultado de seu trabalho.
	
	A partir do entendimento de que o planejamento urbano é essencial para que se promova o bem-estar da população, toda cidade brasileira com mais de vinte mil habitantes tem a obrigação de possuir um plano diretor.
	
	O arquiteto e urbanista deverá considerar o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execução de obras sob sua responsabilidade e respeitar os valores e a herança natural e cultural da comunidade onde esteja prestando serviços.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504221864)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De acordo com os dados oficiais da ONU apresentados no livro didático da disciplina, podemos afirmar que:
I.             A taxa de urbanização do Brasil é superior à taxa mundial, embora o fenômeno tenda a se estabilizar aqui mas continuar a crescer no resto do mundo.
II.           O século XXI pode ser considerado um século urbano, pois marca o momento em que a população mundial passa a viver mais nas cidades do que em áreas rurais.
III.          As previsões já demonstram que os graves problemas das megalópoles têm afastado a população mundial das cidades.   
 
  
		
	 
	 
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
 
	
	 
Apenas a afirmativa I é correta.
 
	
	 
Apenas as afirmativas II e III são corretas.
 
	
	 
Todas as afirmativas são corretas.
 
	 
	 
Apenas a afirmativa III é correta.
 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502369477)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O início do processo de formação dos primeiro aglomerados urbanos, embriões das nossas cidades contemporâneas é o resultado de uma série de transformações tecnológicas, sociais e econômicas que marcam os primeiros passos do processo de evolução do Homem, além do seu comportamento marcado por um forte instinto gregário. Estas transformações são decorrentes do:
		
	
	processo de sedentarização onde se observa uma estrutura social marcada pelas práticas de relacionamento gregário, associadas as atividades de pastoreio, exploração racional dos recursos naturais e de guerras buscando ampliar os territórios dominados a ampliar a produção através da mão de obra escrava.
	 
	processo de sedentarização, decorrente do aprimoramento das técnicas de cultivo, da geração e estocagem dos excedentes da produção no campo, da divisão social do trabalho e da necessidade de garantir a segurança dos estoques de excedentes e o domínio sobre o território ocupado.
	
	processo de sedentarização decorrente do aprimoramento das técnicas de caça e de cultivo dos alimentos e ampliação das áreas próprias as atividades extrativas dos recursos naturais.
	
	processo de preservação dos hábitos nômades associados as práticas de cultivo e extração dos recurso naturais gerando povoamentos sazonais em função das variações climáticas e proximidade de cursos dágua.
	
	processo de busca por localidades que permitissem a sedentarização como resultado dos seus recursos naturais sobretudo da presença de terras férteis e fartura de água.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502369672)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Existem diferentes visões sobre a origem das cidades e acerca dos motivos que levaram os seres humanos a se reunirem de forma fixa em agrupamentos densos. Dentre as afirmativas abaixo listadas podemos destacar aquela que não corresponde ao conjunto de hipóteses estudadas
		
	
	O ser humano reuniu-se em grupos espontaneamente a partir da necessidade de estabelecer algum tipo de vida social.
	 
	As cidades nasceram na Antiguidade, cresceram ao longo dos séculos XIX e XX, mas tendem a decrescer no século XXI porque já não subsistem as razões que as fizeram florescer no passado.
	
	O comércio está provavelmente entre as facilidades que fizeram florescer as primeiras grandes cidades.
	
	Os primeiros vilarejos surgiram no cruzamento de rotas comerciais.
	
	Muitos assentamentos nascem a partir de fortalezas para a defesa de seus habitantes.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502369507)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O espaço da cidade grega se divide em três zonas:
		
	
	Áreas privadas, sagradas e esportivas
	
	Áreas privadas, sagradas e políticas
	
	Áreas privadas, sagradas e comerciais
	
	N.D.A
	 
	Áreas privadas, sagradas e públicas
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201502369574)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No ambiente filosófico da Grécia, que legou ao mundo as bases do raciocínio moderno, surge também uma teoria racional da cidade, como organização ideal que resolveria as deficiências da cidade natural ou histórica que se tinha criado através dos anos na Antiguidade. Na Grécia Antiga, Hipodamus cria um padrão urbanístico desenvolvido em cidades como Mileto e Priene, que não subsiste na cidade medieval.
O desenho geométrico hipodâmico era constituído basicamente de:
		
	
	Ruas radiais largas convergindo para uma praça central, formando um traçado radioconcêntrico
	
	Ruas principais largas, retas e paralelas, espaçadas irregularmente, com ruas transversais formando diagonais a 45 graus.
	
	Ruas circulares largas e paralelas com traçado centrado em uma praça, com transversais estreitas descontinuadas e alternadas.
	 
	Ruas ortogonais formando um xadrez, espaçadas regularmente, independentes da topografia.
	
	Ruas sinuosas espaçadas regularmente, acompanhando as curvas de nível.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201502369565)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual o expressivo marco urbano projetado por Michelangelo Buonarroti no centro histórico de Roma?
		
	
	A praça da Fontana de Trevi.
	 
	A praça do Capitólio com a escada rampeada e os dois edifícios laterais.
	
	A colunata ao redor da praça junto à Basílica de São Pedro no Vaticano.
	
	A cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano.
	
	A escadaria em frente à Igreja de Trinità dei Monti com a barcarola.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201502369562)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O que caracteriza como referência urbana das obras do papa Sixto V na transformação da Roma barroca?
		
	
	As ligações pavimentadas entre as principais igrejas de Roma para facilitar o deslocamento dos penitentes em busca de indulgências.
	
	As ligações visuais entre os principais espaços urbanos abertos, marcadas pelos obeliscos.
	
	A formulação de um plano diretor urbanístico abrangente que trata a cidade papal como um espaço contínuo a ser urbanizado.
	 
	A importância de retomar o papel de Roma como cidade santa, centro do Cristianismo, face às dissensões religiosas criadas pela Reforma Protestante e pela Igreja Anglicana, realizando a finalização da Catedral de São Pedro no Vaticano.
	 
	Todas as respostas acima estão corretas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201502369530)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O surgimento de bairros operários, com grande concentração de habitações de pouca área, frequentemente sem iluminação direta e sem ligação a redes de abastecimento de água e esgoto,resultava em ambientes com precárias condições sanitárias. Dentre as experiências surgidas no Século XIX de associar cidades planejadas à sítios produtivos está correto afirmar:
		
	
	(c) Dentre os precursores da corrente considerada ¿Utópica Socialista¿ podemos citar os planos de Chaux, New Harmony, Falanstério e a Colônia Tereza, respectivamente propostos por Claude-Nicola Ledoux, Robert Owen, Jean Maurice Favre e Charles Fourier tendo sido New Harmony a primeira que realizou esta associação.
	 
	(a) Dentre os precursores da corrente considerada ¿Utópica Socialista¿ podemos citar os planos de Chaux, New Harmony, Falanstério e a Colônia Tereza, respectivamente propostos por Claude-Nicola Ledoux, Robert Owen, Charles Fourier e Jean Maurice Favre, tendo sido Chaux a primeira que realizou esta associação.
	
	(e) Dentre os precursores da corrente considerada ¿Utópica Socialista¿ podemos citar os planos de Chaux, New Harmony, Falanstério e a Colônia Tereza, respectivamente propostos por Claude-Nicola Ledoux, Robert Owen, Jean Maurice Favre e Charles Fourier tendo sido o Falanstério a primeira que realizou esta associação.
	
	(d) Dentre os precursores da corrente considerada ¿Utópica Socialista¿ podemos citar os planos de Chaux, New Harmony, Falanstério e a Colônia Tereza, respectivamente propostos por Claude-Nicola Ledoux, Robert Owen, Charles Fourier e Jean Maurice Favre, tendo sido New Harmony a primeira que realizou esta associação.
	
	(b) Dentre os precursores da corrente considerada ¿Utópica Socialista¿ podemos citar os planos de Chaux, New Harmony, Falanstério e a Colônia Tereza, respectivamente propostos por Robert Owen, Claude-Nicola Ledoux, Charles Fourier e Jean Maurice Favre, tendo sido Chaux a primeira que realizou esta associação.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201502369555)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O traçado radioconcêntrico de ruas sugerido por Vitruvius e adaptado para a cidade ideal Sforzinda de Filarete teve aplicação prática em:
		
	
	Utopia por Thomas More.
	
	Nenhuma das opções acima, pois não teve aplicação prática.
	 
	Palma Nova por Vincenzo Scamozzi.
	
	Cidade Ideal de Piero de la Francesca e Luciano Laurana.
	
	Nova Florença por Leonardo da Vinci.

Outros materiais