Buscar

Trabalho de tancrede finalizado

Prévia do material em texto

FACULDADE VALE DO GORUTUBA
Ane Maíra
Eliane Mendes Silva
Luiz Geovanni
William Douglas 
Ramyne Mirelles
GESTÃO DE PROJETOS: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA EM TSD DE VIAS URBANAS - UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO SÃO FRANCISCO NA CIDADE DE JAÍBA ESTADO DE MINAS GERAIS
Ane Maíra
Eliane Mendes Silva
Luiz Geovanni 
William Douglas
Ramyne Mirelle
GESTÃO DE PROJETOS: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA EM TSD DE VIAS URBANAS - UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO SÃO FRANCISCO NA CIDADE DE JAÍBA ESTADO DE MINAS GERAIS
Projeto apresentado ao curso de Graduação 
em Engenharia Civil, da Faculdades vales do 
Gorutuba – FAVAG, para a disciplina gestão 
de projetos – 7º período. Professor: Luís 
Tancredi.
Nova Porteirinha - MG
30/10/2016
SUMÁRIO:
1-Introdução.........................................................................................04
2-Tema.................................................................................................05 3- Problematização..............................................................................05
4- Justificativa......................................................................................05
5- Objetivos..........................................................................................07
 5.1-Objetivo Geral..............................................................07
 5.2-Objetivo Especificos....................................................07
6- Referencial Teórico..........................................................................07
6.1 Resultados obtidos........................................................................10 
6.1.1. EAP: Através do programa WSB Chat Pro................................12
6.1.2 - REDE PERTCPM ...................................................13
6.1.3- Dicionário da EP através do Excel............................................14
 6.1.4 –Cálculo d duração de duas atividades....................................15
7-Metodologia......................................................................................15
8-Conclusão.........................................................................................17
9-Referências Bibliográficas................................................................18
INTRODUÇÃO:
O estudo teve como objetivo a pesquisa dos principais tópicos envolvidos no estudo, planejamento e gerenciamento da obra de execução de pavimentação asfáltica tipo TSD. Enfocando os principais processos envolvidos para a execução desse tipo de serviço de forma que foram abordados de forma teórica apresentando resultados satisfatórios. Pesquisas foram realizadas utilizando os meios eletrônicos, livros e observação da obra pavimentação asfáltica tipo TSD em um bairro São Francisco na cidade de Jaíba, Estado Minas Gerais.
Na elaboração desse trabalho foi feita uma EAP (Estrutura Analítica de Projeto) como 50 (cinquenta) atividades distribuída em sete fases através do programas WSB Chat Pro, bem como foi feito um dicionário trazendo todo detalhe necessário para orientação da equipe do projeto, contendo alguns conceitos envolta das atividades relacionada com tema trabalhado.
Foram feitos os cálculos de duas atividades escolhidas mostrando o resultado da duração das mesmas, bem como a quantidade por metros resultantes. Apresentando inicialmente os cálculos manualmente em seguida transferidos para o programa planilha Excel. 
Neste trabalho ser encontra uma construção de uma Rede PERT CPM feita com as principais atividades deste projeto de obra sobre o tema em comento. Contendo desde o evento inicial ao evento final da obra. Chegando a um resultado final positivo com base no que foi elaborado e estudado por todos da equipe.
Chegando a uma conclusão satisfatória o de quanto é relevante a disciplina Gestão de projetos, bem como este trabalho realizado enquanto estudantes de engenharia civil. Dando oportunidade de uma aproximação da prática com a teoria estudada em sala de aula. Orientações de grande valia dada pelo professor Luís Tancredi aos alunos da turma do 7ª período A noturno da Faculdade Vales do Gorutuba- FAVAG.
2. TEMA:
O tema apresentado nesta produção aborda gestão de projetos: pavimentação asfáltica em TSD de vias urbanas - um estudo de caso no Bairro São Francisco na cidade de Jaíba Estado De Minas Gerais
3. PROBLEMATIZAÇÃO:
Tendo como base a necessidade de aperfeiçoamento do conhecimento das praticas e técnicas envoltas do tema de pavimentação asfáltica, este com diversos tipos presentes no mercado de trabalho a qual futuramente como profissional técnico engenheiro civil fará parte, indaga-se: como gerenciar uma obra com objeto de execução de pavimentação asfáltica tipo TSD?
Qual a melhor forma para a prática desse gerenciamento?
Quais as atividades as fases e atividades envolvidas?
E o que significa cada uma delas?
4. JUSTIFICATIVA:
A prática caminha juntamente com a teoria para um bom aprendizado e foi partindo desse principio que interessou se sobre o tema pavimentação asfáltica. 
Ademais pode ser vê de perto uma obra em execução fazendo se um acompanhamento visualizando de perto a execução dos serviços com suas etapas.
È notório que não é simples esse tipo de serviço, há etapas que devem ser respeitadas nas fases de cada tipo de execução.
E na pavimentação asfáltica tipo TSD- Tratamento superficial duplo não seria diferente.
Sendo assim espera-se um conhecimento e estimulo para busca de outros em volta do tema em comento.
Este trabalho justifica-se pela necessidade de conhecimento em volta do tema de pavimentação asfáltica. Sendo uma pavimentação um tema amplo que engloba diversos tipos de pavimentação, juntamente com diversas técnicas e normas para a execução dos diversos tipos de asfalto. Faz se necessário enquanto estudante do curso de engenharia civil, conhecer desses diversos tipos de técnicas empregadas sabendo assim suas diferenças, benefícios, vantagens e desvantagem para ser um bom profissional nesta área. Ramo este que vem crescendo e com ele a necessidade de profissionais mais especializados nesta área de mercado. Estímulo para que o estudante futuramente em questão de especialização tenha um norte para pensar-se em especialidade em estradas, pavimentação asfáltica, drenagem, topografia dentre outros temas afins.
Destinada a professores, acadêmicos e pesquisadores do ramo e engenheiros civis, a leitura deste propiciará uma reflexão prática e consciente acerca da necessidade de se conhecer mais sobre esse tema de pavimentação asfáltica que acaba se inter-relacionando com outros de suma importância no ramo da engenharia civil tendo assim uma nítida visualização sobre gerenciamento de projeto relacionado com esse tema de pavimentação. Apreendendo sobre o conteúdo pesquisado, com programas voltados para a prática de cronogramas e conhecendo as etapas, fases e atividades desse tema de pavimentação asfáltica em TSD.
5. OBJETIVOS:
5.1 Objetivo Geral:
	Apreender e adquirir conhecimento sobre gerenciamento de projetos. Conhecendo programas dentre outros meios de como fazer um planejamento de uma obra de pavimentação asfáltica tipo TSD.
5.2 Objetivos Específicos:
Construir uma rede PERT CPM, bem como uma EAP, demonstrando a importância do tema estudado conhecendo sobre cada atividade envolvida, sua duração etc. servido como base para o bom emprego da boa técnica conseguindo resultados satisfatórios em questão de viabilidade, qualidade, economia.
Visualização de perto da técnica com a prática e realização de um cronograma de planejamento de uma obra, observando a sua importância e viabilidade, economia e qualidade na execução da obra executada.
6. REFERENCIAL TEÓRICO:
Para que seja possível a elaboração de um planejamento eficiente, é de fundamental importância que se tenha os conceitos das etapas bem definidos.
Projeto é um empreendimento único que deve apresentar um inicioe um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas possa atingir seus objetivos respeitando os parâmetros de prazo, custo e qualidade (MENEZES, 2001).
Para VARGAS (2009) projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.
Complementando esse conceito, VARGAS (2009) afirma que o gerenciamento de projetos se define como um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e de maior complexidade, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminados. (VARGAS, 2009, p.6).
Segundo HELDMAN (2006) o planejamento é o processo de formular e revisar as metas e objetivos do projeto e delinear os planos que serão usados para cumprir os propósitos do projeto. Envolve também a determinação de vários cursos possíveis de ação e a escolha de quais destes seriam as melhores alternativas para se alcançarem os resultados. Os maiores conflitos enfrentados pelos gerentes de projeto nesse processo são referentes ao estabelecimento das prioridades do projeto.
Com a definição conceitual corretamente interpretada, segue-se para o processo de organização de dados.
Para Santoro (2007), é possível fazer a ligação entre o objetivo e as atividades necessárias para realizá-lo por meio da elaboração da estrutura analítica do projeto.
A representação de um projeto costuma ser feita através de redes, as quais, por sua vez, mostram os eventos e as atividades do projeto, com suas durações e recursos necessários (SANTORO, 2007).
Para MULCAHY (2007) neste processo é importante que um diagrama de rede seja elaborado e que o caminho crítico das atividades fique evidente, pois assim uma atenção maior pode ser dada desde o início às atividades críticas. 
Portanto, interpreta-se o interesse da elaboração da lista de atividades. Esta lista é composta por dados previamente filtrados e direcionados para se relacionar à estrutura planejada.
Segundo Santoro (2007), a lista de atividades mostra quais recursos são necessários para realizar o projeto: pessoas, materiais, instalações, fornecedores.
Ao abordar os aspectos técnicos para a análise das atividades, observa a- se as diversas modalidades e técnicas para a execução de uma obra de pavimentação asfáltica. Por isso, ter o conhecimento técnico amplo a respeito dos processos é fundamental para adotar boas práticas e definir quais os métodos mais adequados ao problema proposto. Por outro lado, entende-se que mesmo com vasto campo de conhecimento, faz-se necessário delimitar os serviços e a forma de se alcançar o produto final.
Segundo a Norma DNIT (31/2004), o concreto asfáltico pode ser empregado como revestimento, camada de ligação, base, regularização ou reforço do pavimento.
Segundo o auto Eduardo Montes (2012) ele descreve um dicionário EAP como parte de um sistema de autorização de trabalho descrevendo para os integrantes da equipe cada componente da estrutura analítica do projeto (EAP).
Segundo PMBooK o dicionário da EAP e um documento que fornece informações detalhada sobre entregas, atividades e agendamento de cada componente da estrutura analítica do projeto (EAP). 
Segundo Paulo Mendes (2010) terraplanagem pra construção de estradas basicamente esse tipo de operação objetiva a retirada dos materiais situados acima do greide, dando origem aos cortes, e o preenchimento das depressões, formando os aterros, resultado final, com a superestrutura, uma superfície adequada ao movimento de veículos: a plataforma.
6.1 Resultados obtidos
Os resultados alcançados pela equipe mostraram-se bastante satisfatório através do conhecimento adquirido na sala de aula pelo professor Luís Tancredi em sua matéria gestão de projetos. Estimulando a equipe a escolher uma obra e elaborar através dela um projeto quer aborda os temas estudados na sala de aula como aproximação da prática.
E dessa forma com a visualização da prática de uma obra de pavimentação asfáltica muitos pontos foram analisados, e muitos dados foram aproveitados principalmente em questão dos cálculos de duração das atividades que incialmente tinha-se a visão diferente do que realizado na prática. Foi observado que na prática os cálculos partem da característica do contratante e de suas exigências e condições de pagamento no sentido de que a obra vai se desenvolvendo podendo terminar bem antes do previsto inicialmente.
Nessa obra em comento onde foi realizado uma visita técnica observou-se que o calculo da duração de obra pela contratada é costumeiramente feito por cálculo da capacidade produtiva em equipe de serviços e não por funcionário individualizado, como obtém-se em outros referenciais.
Exemplificando o cálculo de meio fio e sarjetas nesta obra em comento o total a ser executado é de 2.844(dois mil e oitocentos e quarenta e quatros) metros, sendo que uma equipe composta de 1 (um) pedreiro e 5 (cinco) serventes executa 12( doze) metros por horas, sendo que em 8 horas/dia são executados 96 ( noventa e seis) metros equivalendo 29.625 ( vinte e nove metros e seiscentos e vinte e cinco centímetros, ou seja aplicando a técnica de arredondamento equivale a 30 ( trinta ) dias de execução que essa equipe gasta para executar esse tipo de serviço.
Por outro lado os conhecimentos adquiridos nessa pesquisa levaram - nos a um aprofundamento sobre o tema resultando na elaboração desse projeto com os seguintes resultados:
- a criação de uma EAP: Através do programa WSB Chat Pro;
- confecção de um Dicionário, rede PERTCPM, ou seja, com observação das atividades predecessoras e antecessoras do projeto, bem como uma visualização da sequencia do desenrolar desse projeto. 
- apresentação do Cálculo de duração de duas atividades do projeto pesquisado;
6.1.1. EAP: Através do programa WSB Chat Pro:
6.1.2 REDE PERTCPM
6.1.3 Dicionários da EAP através do Excel 
6.1.3 Cálculos da duração de duas atividades:
7. METODOLOGIA:
Este trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, com caráter qualitativo, onde na abordagem bibliográfica será pesquisada: sobre gerenciamento de obras de pavimentação asfáltica, especificadamente pavimentação asfáltica Tipo TSD - Tratamento superficial duplo.
E para tanto escolhemos esse tema tendo como norte uma obra que está sendo executada na cidade de Jaíba, Estada de Minas Gerais.
Partindo-se do principio de que a pesquisa de natureza qualitativa prevê o acesso indireto ao fato de pesquisa “através da interpretação dos vários significados que o constituem”.
Cita-se a pesquisa bibliográfica de Farias que pontua:
A pesquisa bibliográfica trata da busca pelo apoio 
teórico sobre o tema e ainda as divergências e 
concordâncias entre os diferentes autores que 
contribuem para a realização da mesma. Busca ainda 
a visão de estudiosos sobre o tema levando uma 
íntima ligação com a realidade que observamos 
cotidianamente durante os estudos realizados na 
academia. (FARIAS, 2011.p. 32)
Todo o material que foi analisado para elaboração desta produção foi submetido a uma análise, a partir da qual foi possível estabelecer um plano de leitura e interpretação. Tratando de uma leitura sistemática e atenta para embasamento teórico deste tema. Dentro deste contexto, pode-se afirmar que a pesquisa bibliográfica utilizada nesta produção, está possibilitando uma aproximação de diferentes tipos de contribuições científicas sobre o tema escolhido e possibilitará ao leitor a interpretação do mesmo durante o confronto de idéiasapresentadas.
A utilização da pesquisa de campo para finalização prática da teoria baseou-se na realidade de que as hipóteses aqui estabelecidas podem ser esclarecidas através das observações e estudo da realidade.
Ainda de acordo com (Farias, 2011. p. 27) “A 
pesquisa de campo contribui para confirmação prática 
do estudo teórico antes realizado, e traz à tona a 
distância entre a realidade vivida e a realidade escrita 
nos “livros”.
A escolha deste tipo de pesquisa baseou-se na necessidade de obtenção de maior número de informações voltadas para o tema proposto como objeto de estudo e também advém da realidade que este é o tipo de pesquisa que melhor se adequou ao objetivo central deste trabalho; Apreender e adquirir conhecimento sobre gerenciamento de projetos. Conhecendo programas dentre outros meios de como fazer um planejamento de uma obra de pavimentação asfáltica tipo TSD.
Para alcançar os objetivos propostos inicialmente nesta produção, elaborou-se um questionário estruturado com perguntas, que foi aplicado a responsável técnica da obra a Srª. Carmem Silva Mendes, onde se discutiu os principais pontos sobre o gerenciamento de projetos em volta do tema de pavimentação asfáltica. Com foco primário no engenheiro civil e secundário nos funcionários, a título de informação apenas para a elaboração de um dicionário sobre os significados das diversas atividades envolvidas numa obra de execução de pavimentação asfáltica tipo TSD. Que partindo desse ponto obteve dados relevantes para esta pesquisa que foi analisados e aproveitados na elaboração da EAP e da rede PERTCPM.
8. CONCLUSÃO
A conclusão que se tem é que em face do conteúdo pesquisado, chega-se a uma perspectiva de quanto é importante o gerenciamento, bem planejado de uma obra.
Os resultados satisfatórios são bem nítidos quando se tem um bom planejamento e o quanto é relevante que o profissional Engenheiro civil a cada dia busque técnicas e meios que inove esse aprendizado colocando em prática as teorias estudadas em sala de aula e mais a experiência adquirida com os profissionais técnicos do mesmo ramo. 
O conhecimento é vasto adquirido com esta pesquisa, enquanto estudante de engenharia civil. Analisando de perto uma obra sendo executada e planejando a gestão daquela obra, conhecendo sobre as várias etapas dos serviços que estão sendo executados, com suas fases e suas diversas atividades. Podendo conhecer um pouco de cada uma dessas atividades se tornando mais críticos e reflexivos sobre a questão de viabilização economia e qualidade e execução daquela obra e da responsabilidade enquanto futuramente serão possíveis responsáveis técnicos de uma obra de pavimentação asfáltica tipo TSD- tratamento superficial duplo, consolidando o conhecimento de todos os objetivos propostos nessa pesquisa estudada.
9. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FARIAS FILHO, J. R. Ensaio Teórico sobre Pesquisa Bibliográfica em Estratégia de Operações. Niterói: UFF/TEP, 2009. Apostila da Disciplina de Gestão de Operações - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
http://www.tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/6432/1/arquivototal.pdf
Acesso em: 28/OUT/2016.
http://www1.dnit.gov.br/arquivos_internet/ipr/ipr_new/normas/DNIT031_2004_ES.pdf [acessado dia 28 de outubro de 2016 às 15h45mim]
HELDMAN, K. Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. 3ª ed. (Revisada e Atualizada). Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 
MENEZES, L. C. de M. Gestão de projetos. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2001 
MULCAHY, R. Preparatório para o Exame de PMP®. 5. ed. Estados Unidos da América: RMC Publications, 2007. 
SANTORO, M.C. Planejamento, Programação e Controle da Produção. São Paulo: EPUSP, 2007. 182p. Apostila para disciplina de graduação do Departamento de Engenharia de Produção, PRO 2415- Planejamento, programação e controle da produção. 
VARGAS, R. Gerenciamento de projetos – Estabelecendo diferenciais competitivos. 7ª ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009. 
RALPH KEELING. Gestão de Projeto: uma abordagem global. São Paulo :Saraiva 2006
HAROLD KERZNER. Gestão de Projeto: as melhores praticas. 2. ed. Ponto Alegre:Bookman 2006
WTASTERMILER DE SENÇO. Manual de Técnicas de Pavimentação. Vol.2. 1ed. São Paulo:Pini 2001
Nova Porterinha-MG
30/10/2016
Plan1
	Cálculos
	Cálculos da sarjeta E=8cm L= 40cm 
	8h	8cm	40cm	horas por m²
	Peideiro	h	2.31	0.66	18.48	5.28
	Servente	h	4.37	1.25	34.96	10
	Cálculos
	Cálculos do meio fios 12x15x30x100
	8h	m	m	m	horas por m²
	Capinteiro	h	0.22	1.76
	Peideiro	h	0.42	3.36
	Servente	h	1.47	11.76

Continue navegando