Buscar

RESPOSTAS EXERCICIOS MICROIMUNE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Diferencie antígeno e imunógeno,
imunogenicidade e antigenicidade. Antigenicidade: qualquer agente capaz de se ligar aos componentes da RI especifica: anticorpo e linfócitos. Imunogenicidade: agente com capacidade de induzir uma resposta imune, imunógeno: resposta imunológica.
(outra resposta): antígeno é toda substancia que ao se ligar a anticorpos ou a receptor de células B,geralmente, inicia uma resposta imune ativando seus linfócitos que por sua vez se multiplicam e mandam sinais (citocinas) que ativam outras resposta ativam outras respostas imune adequadas ao invasor . imunógeno: são substancias simples ou complexa que são capazes de se ligar a componentes do sistema imune ativando assim uma resposta imune especifica. Imunogenicidade é a capacidade de induzir e reagir a uma resposta imunológica detectável, já a antigenecidade é a capacidade com substancia de atuar como antígeno,estimulando a formação de anticorpos.
“TODO IMUNÓGENO é um ANTÍGENO.
Nem TODO ANTÍGENO é IMUNÓGENO.”
Antígenos: São substâncias químicas capazes
de induzir resposta imune
específica, pois são estranhas ao
sistema imune, normalmente
induzem a formação de anticorpos
ou de resposta celular, ou ambas. 
Discuta a frase: “Todo imunógeno é um
antígeno. Nem todo antígeno é um
imunógeno.: imunógeno (antígeno completo) , não são todos os antígenos que tem imunocidade, nem todo antígeno é capaz de gerar uma resposta imune , para ser considerados imunogênico,a substancia necessita apresentar as seguintes características, ser estranha , ter alto peso molecular , ter complexidade química, ter capacidade de ser degradada.
explique os fatores que
interferem na imunogenicidade de um
antígeno. O sistema imune normalmente descrimina entre o próprio e não próprio de modo que somente moléculas estranhas são imunogênicas. Não há tamanho absoluto acima do qual uma substancia sera imunogênica , entretando em geral, a maior molécula mais imunogênico ela poderá ser. Composição química: quanto mais complexa quimicamente a substancia for mais imunogênica ela sera. Forma física: em geral antígenos particulados são mais imunogenicos do que solúveis e antígenos dessaturados mais imunogênicos que a forma 
nativa.
O que são haptenos: haptenos são pequenas moléculas não proteica, que não poderiam induzir uma resposta imune quando administradas sozinhas, mas que podem quando acopladas a uma molécula carreadora.
 
Antígenos e determinante antígenico são a mesma coisa * explique Determinante Antigênico ou Epítopo: 
- É a menor porção da molécula antigênica
responsável pela propriedade de estimular a
produção dos anticorpos, com potencial para gerar a resposta imune , 
- são responsáveis pela interação com o sítio
combinatório de anticorpo ou do receptor de
antígeno (TCR) de lyT. Ela é uma parte do antígeno. 
o que é resposta imune inata , e adquirida, qual a diferença entre elas : a imunidade inata é a primeira linha de defesa do organismo, com a qual ela já nasce. É uma resposta rápida, não especifica e limitada aos estímulos estranhos ao corpo. É representada por barreiras físicas e químicas e biológicas,células e moléculas,presentes em todos os indivíduos. Já a imunidade adquirida ou adaptativa,é ativada pelo contato entre agentes infecciosos e sua resposta a infecção aumenta em magnitude a cada reposição sucessiva ao mesmo invasor. Existem dois tipos > a imunidade humoral e a imunidade celular,a humoral gera uma resposta mediada por moléculas no sangue, e secreções da mucosa, chamados de anticorpos ,a imunidade celular gera resposta mediada pelos linfócitos T. 
Quais são as principais células do sistema imune envolvida na resposta inata e na
resposta adquirida. Cite explicando as principais funções de cada uma. A células do sistema imune procedem de precurssores da medula óssea e estão divididos entre células da linhagem mieloide e as células da linhagem linfoide, o progenitor mieloide é o precurssor dos granulacitos(eosinofilos, neutrófilos e basófilo), fagócitos mononucleares(monócitos e macrófagos), células dentrificas e mastócitos do sistema imune. O progenista linfoide da origem aos linfócitos BeT,e as células natural Killer, os macrófagos,são as células fagocitárias mais relevantes sendo a forma diferenciada dos monócitos sanguíneos, são células de migração lenta e estão dispersos pelo tecidos do corpo. A funções dos macrófagos se caracterizam pela neutralização, ingestão(fagocitose) e destruição de antígenos para os linfócitos T. secretam varias proteínas citotóxicas toque ajudam a eliminar os patógenos . os monócitos também responsáveis pela fagocitose de antígenos, circulam no sangue e migram continuamente nos tecidos , onde se diferenciam. As células dentriticas quando imaturas migram através da corrente sanguínea para entraram nos tecidos, entre suas funções estão a fagocitose e micropinocitose , ingestão continua de grandes quantidades de fluido extra celular. Após o encontro com um patógeno, maturam rapidamente, e migram para os nódulos linfáticos ,onde realizam a apresentação de antígenos para os linfócitos T. os granulocitos recebem essa denominação por possuírem grânulos em seu citoplasma. São tbm chamados de leucócitos , polimorfonucleares,devido as formas do seu núcleo, possuem tempo de vida curto e são produzidos em grande numero, os neutrófilos são células fagociticas muito numerosa e de migração rápida, o eosinófilos são células fagociticas e degranulam na presença de antígeno,a função do basófilo é semelhante e complementar as do eosinófilos e mastócitos,os mastócitos se diferenciam ao chegarem aos tecidos,se localizam a margem dos vaso sanguíneos. Linfócitos B quando ativados proliferam se e se diferenciam em células plasmáticas ou plasmocitos, que são as células efetoras da linhagem B, cuja principal função é secreção de anticorpos. As células natural killer possuem citoplasma granular distinto e são capazes de reconhecer e matar células anormais,como células tumorais e células infectadas com os vírus herpes.
Por que a resposta das células da imunidade inata é mais rápida do que a de células da
imunidade adaptativa numa infecção primária?Explique
a resposta da célula de imunidade inata é mais rápida porque não requer exposição previa,(não tem memoria imunológica), ao organismo invasor e esta presente desde o nascimento , já a célula de imunidade adaptativa se desenvolve durante a vida do individuo(tem memoria imunológica).
O que são células apresentadoras de Ag (APCs)? Citar 3 APCs. Por que essas células são
essenciais para a resposta dos linfócitos T aos Ag? A células apresentadoras do antígeno apc são parte do sistema imune inato,capaz de realizar fagocitose de microorganismo patógenos presentes nos hospedeiro, digerilos em peptídeos e de apresentar aos peptídeos na superfície externa de sua membrana através de um complexo proteico denominado complexo principal de histocompatibilidade (MHC). Todas as células nucleadas possuem MHC tipo 1 e podem apresentar antígenos, mas apenas algumas poucas células possuem MHC tipo 2 essas são consideradas apresentadoras de antígeno profissionais. A células apresentadadoras de antígeno são : células dentriticas, fagócitos mononucleares, alguns linfócitos B.
O que são órgãos linfóides primarios? E órgãos linfóides periféricos? Cite e diferencie os
dois tipos. Linfoides primários: neste órgãos ocorre a linfopoese (produção de linfócitos) , ou seja as células se difenciam das células-tronco, proliferam e amadurem tornando –se linfócitos funcionais ,encaixam se aqui o timo e a medula óssea,fígado fetal, entre outros. Periféricos: nestes órgãos é iniciada a resposta imune adquirida, por isso possuem aglomerado de células, são o baço e linfonodos(axila, região lingual,virilha).
O que são linfócitos virgens (pré-imunes ou naive)? E linfócitos efetores? E linfócitos de
memória? Qual o caminho destes tipos de linfócitos no organismo (migração para órgãos
linfoides secundários e para tecidos infectados)?Explique
linfócitosvirgens, são células maduras providas de órgãos linfoides,que , no entanto,ainda não eram expostos aos antígenos. Linfócitos efetores , são células B ou T , que já foi exposta ou tiveram contato com antígenos, células de memoria são os linfócitos B , formados por ativação de células B no encontro com antígenos específicos .
O que é circulação (ou recirculação) dos linfócitos. Por que a recirculação dos linfócitos
é uma característica importante para a resposta do sistema imune? Explique.
Os linfócitos se moveram da corrente sanguínea para dentro dos linfonodos através dos vasos linfáticos e de volta a corrente sanguínea muitas vezes ate encontrarem, um antígeno que eles reconhecam dentro de um linfonodo . a entrada nos linfonodos é reguladas por quimiosinas que direciona a migração dos linfáticos através da parede dos HeV(vênulas do endotélio altos) para as áreas paracoteciais onde encontram as dcs maduros, os linfócitos que encontram seu antígeno na superfície dos dcs perdem a capacidade de deixar os linfonodos e tornam se ativados para proliferar e diferenciar em linfócitos efetores. 
Por que é importante para a resposta da imunidade adaptativa que os patógenos sejam
drenados para os órgãos linfoides periféricos como linfonodos e baço?Explique
os órgãos do sistema imunitário são basicamente os mesmo órgãos e estruturas dos sistema linfático , dentre os quais estão as tonsilas, o apêndice, o timo e o baço. São órgãos que possuem linfócitos capazes de ser multiplicar e eliminar antígenos e patógenos.

Continue navegando