Buscar

Avaliação Parcial HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201607962191)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O fisioterapeuta tem por objetivo restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente e devido a sua história, a sociedade não enxerga esse profissional ligado a promoção de saúde e prevenção de doenças. Pode-se afirma que esse fato ocorre devido:
		
	 
	as leis que regulamentam a profissão.
	 
	ao seu surgimento após a Segunda Grande Guerra.
	
	as diretrizes curriculares nacionais para o curso.
	
	ao seu surgimento ser num período ligado a Idade Média.
	
	as leis do país.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201607324918)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O período histórico denominado ¿Industrialização¿ foi muito importante para as ciências da saúde. O trabalho sistemático, o modo de produção em série, o envolvimento do trabalho humano em grandes centros, marcou uma era. Sobre a Indurstrialização, podemos afirmar:
		
	
	Havia preocupação em preservar as condições normais de saúde do indivíduo, nota-se, então, o aparecimento do conceitos de manutenção e prevenção.
	
	O caráter eclesiástico das doenças impedia o desenvolvimento da saúde curativa.
	 
	Más condições de vida da população levaram a proliferação de inúmeras doenças, sobretudo, doenças relacionadas ao trabalho, neste momento surge o fisioterapeuta.
	
	A aplicação profissional de ações derivadas da atenção à saúde foi substituída por concepções predominantemente religiosas da época.
	 
	O trabalho voltado para as condições de saúde se concentraram na patologia do indivíduo já acometido pela doença. Acidentes de trabalho e lesões por esforço repetitivo fazem muitas vítimas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607974666)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Prestar assistência ao indivíduo, respeitados a dignidade e os direitos da pessoa humana, independentemente de qualquer consideração relativa à etnia, nacionalidade, credo político, religião, sexo , condições sócio-econômica e cultural e de modo a que a prioridade no atendimento obedeça exclusivamente a razões de urgência. Quanto ao exercício profissional do fisioterapeuta, o texto acima refere-se:
		
	
	Direitos profissionais
	
	Proibições do fisioterapeuta.
	 
	Deveres do fisioterapeuta
	
	Honorários do fisioterapeuta
	
	Responsabilidade fundamental
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201607324546)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a fisioterapia no Brasil, marque a alternativa correta.
		
	
	O fisioterapeuta só pode atuar dentro de clínicas especializadas, sendo vetada sua atuação em hospitais e domicílios.
	
	Ao fisioterapeuta compete atualmente apenas executar as técnicas e exercícios prescritos pelos médicos sob orientação e responsabilidade dos mesmos.
	 
	A profissão foi regulamentada em 13 de outubro de 1969, por isso no dia 13 de outubro é comemorado o dia do fisioterapeuta.
	
	A fisioterapia atua apenas na área da reabilitação, portanto não compete ao fisioterapeuta programas de prevenção.
	
	O fisioterapeuta pode optar por se inscrever no CREFITO da sua região ou não, mas o simples fato de ter se graduado em uma faculdade já o torna apto a atuar como fisioterapeuta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608189182)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Das competências dos fisioterapeutas, assinale abaixo a incorreta
		
	
	Manter o controle sobre à eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes a atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;
	 
	Prestar esclarecimentos, sanar dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares na seqüência do processo terapêutico, no entanto não é permitido a emissão de laudos, pareceres, atestados e relatórios
	 
	Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
	
	Desempenhar atividades de planejamento organizado e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
	
	Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia bem como seus diferentes modelos de intervenção.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201607977703)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Correlacione as colunas abaixo e marque a sequencia CORRETA (1) Diretrizes Curriculares Nacionais (2002) (2) Decreto Lei no 938 de 13 de outubro (1969) (3) Parecer no 388/63 - Conselho Federal de Educação. (4) Lei 6.316 de 17 de dezembro de 1975. ( ) Fisioterapeuta como auxiliar do médico; compete realizar tarefas de caráter terapêutico e restringe a execução (orientação e responsabilidade do médico. → TÉCNICOS EM FISIOTERAPIA (formação superior). ( ) Regulamenta a fisioterapia como profissão. Autonomia para exercer cargos de direção em estabelecimentos públicos ou particulares ou assessorá-los tecnicamente; exercer o magistério em instituições de ensino do nível médio ou superior e supervisor. ( ) Criação do Conselho Federal e Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Profissional fisioterapeuta → identificado com a carteira profissional. ( ) DESTAQUE: artigos 3o, 4o e 6o. Art 3o Perfil e objeto de estudo e perfil do egresso. Art 4o Formação do profissional (Competências e Habilidades): Atenção à saúde, Tomada de decisões, Comunicação, Liderança, Administração, Educação Permanente. Art 6o Conteúdos essenciais: ciências biológicas e da saúde; ciências sociais e humanas; conhecimentos biotecnológicos.
		
	
	(3); (4); (2); (1)
	 
	(3); (2); (4); (1)
	
	(2); (3); (4); (1)
	
	(4); (2); (1); (3)
	
	(1); (3); (2); (4)
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201608008339)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um homem com 58 anos comparece ao consultório do Fisioterapeuta com dor lombar. Em relação a esse paciente, o Fisioterapeuta decide, então, tomar as seguintes providências: I - elaborar diagnóstico funcional; II - prescrever antiinflamatórios; III - Orientar o paciente posturas a serem adotadas para descansar e trabalhar. Com relação ao caso acima, é(são) proibida(s) ao Fisioterapeuta a(s) providência(s)
		
	
	I e II, somente.
	
	II e III, somente.
	
	III, somente.
	 
	II, somente.
	
	I, II e III.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201608378692)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O fisioterapeuta é um profissional da saúde e no exercício de sua profissão quais são seus atos privativos?
		
	
	Prescrição de medicamentos
	 
	Nenhuma das alternativas está correta
	
	Diagnóstico clínico
	
	Avaliação clínica
	
	Alta Médica
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201607322520)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO é uma Autarquia Federal criada pela Lei nº 6.316, de 17 de dezembro de 1975, com objetivos de:
		
	
	verificar jornada ideal de trabalho do profissional, piso salarial, acordos anuais, fazendo prevalecer todos os direitos trabalhistas garantidos pela CLT.
	
	têm como missão principal a luta pela melhoria das condições de trabalho, da remuneração dos profissionais e à defesa da classe, entre outras atividades.
	
	auxiliar os profissionais e estudantes com atividades que agreguem valor aos seus currículos, como cursos, palestras, congressos e jornadas, encontros, simpósios e demais eventos científicos.
	
	reciclar os conhecimentos técnico-científicos dos profissionais, tendo como objetivo atualizá-los diante de uma sociedade que exige cada vez mais qualidade.
	 
	normatizar e exercer o controle ético das atividades da Fisioterapia, das profissões de Fisioterapeuta e das empresas prestadoras de tais tipicidades assistenciaisao meio social.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201607960464)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O COFFITO é uma Autarquia Federal criada pela Lei nº6316, de 17 de dezembro de 1975. As opções abaixo que falam sobre suas atribuições estão corretas , EXCETO:
		
	
	Funcionar como Tribunal Superior de Ética nas demandas que envolvam profissionais fisioterapeutas e Terapeutas ocupacionais.
	
	Exercer função normativa e o controle ético, científico e social do exercício da fisioterapia e da Terapia ocupacional em todo território Nacional.
	
	Exercer a função fiscalizadora de profissionais na área de fisioterapia e terapia ocupacional.
	
	Fazer cumprir todoes os atos normativos necessários 'a correta interpretação e execução da Lei nº 6316/1975.
	 
	Supervisionar a fiscalização do exercício profissional em todo o território nacional,estimulando e zelando pelo prestígio e bom nome daqueles que a exercem, através do estabelecimento de princípios de controle, capazes de fundamentar a promoção de uma assistência profissional independente, científica, ética e resolutiva.

Outros materiais