Buscar

2018 modeloPORTFOLIO para elaboracao trabalho academico

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO (DÊ UM TÍTULO PARA O DESENVOLVIMENTO, DIGITE EM MAIÚSCULA, E MANTENHA A COR PRETA)	�
63	CONCLUSÃO	�
7REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade. Introdução da produção textual tratando sobre: A importância da história da educação na formação do pedagogo. – ***IMPORTANTE: DEVE CONTER 1 PÁGINA
(APAGAR AS ORIENTAÇÕES ACIMA APÓS PREENCHIMENTO DOS TÓPICOS)
DESENVOLVIMENTO (DÊ UM TÍTULO PARA O DESENVOLVIMENTO, DIGITE EM MAIÚSCULA, E MANTENHA A COR PRETA)
Para o Desenvolvimento do trabalho, o grupo deve elaborar um texto entre 3 a 4 páginas, como fundamentação teórica que atenda a proposta solicitada e permita reflexão sobre a Situação Problema. A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, à serem considerados pelo grupo:
1º ) Realização da leitura dos textos (STRELHOW, Thyeles Borcarte, intitulado “Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil” e Friedrich, M. et all intitulado “Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas”). Além dos artigos indicados, os acadêmicos também poderão utilizar para a elaboração do texto os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre (em especial a unidade 2 do livro de Didática, que apresenta uma discussão sobre o trabalho de Paulo Freire enquanto tendência pedagógica), bem como, o documento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9394/96, na Seção V intitulada “Da Educação de Jovens e Adultos”. Para a utilização da LDB n. 9394/96, acesse: (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm) Durante a leitura dos materiais disponibilizados, sugere-se que sejam realizados “fichamentos”, conforme orientações indicadas pela disciplina de Metodologia Científica, pois isso irá contribuir de maneira mais efetiva para a elaboração do texto central.
No sentido de contribuir com Maria Luiza, o grupo deverá envolver na discussão, os questionamentos indicados por Lúcia e Silvana:
- Quais são os fatores sociais e históricos que perpassam a Educação de Jovens e Adultos na educação brasileira?
- Qual a função social da escola diante do processo de escolarização desse público?
- Quais são as contribuições de Paulo Freire, a partir da educação libertadora, que poderão ser utilizadas pelos professores em seu planejamento; com vistas a alcançar êxito no trabalho em sala de aula?
Citações: As citações, são formas de fundamentar sua pesquisa, desta forma utilize-se da mesma para enriquecer sua produção textual, segue a configuração para Citações Diretas.
 (Ex. de citação com formatação correta (Recuo 4, fonte 10, sem espaçamento entre linhas)).
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).
2.1 Depois da fundamentação teórica os alunos deverão apresentar uma proposta de trabalho a ser desenvolvida em um espaço não formal de ensino como por exemplo, ONG’s, Associação de Bairro, Sindicato, que atenda o aluno da EJA. A proposta de trabalho deve seguir os itens abaixo:
PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE
Identificação do local: A equipe deverá colocar o local fictício Disciplinas: as disciplinas envolvidas na proposta.
Período de realização: meses em que a proposta será realizada. Professores: nome dos integrantes do grupo. 
Objetivo geral: objetivo que se pretende atingir ao longo do desenvolvimento das propostas, colocar um ou dois objetivos gerais. 
Objetivos específicos: objetivos que se pretende atingir em cada etapa da proposta, colocar de 2 a 5 objetivos. 
Conteúdos: apresentar os conteúdos desenvolvidos 
Cronograma de atividades: período de realização de cada proposta. Se preferir poderá colocar em forma de tabela.
Percurso metodológico: Descreva aqui cada uma das atividades a serem realizadas de forma detalhada. (De 3 a 5 atividades). 
Recursos: Apresente os recursos materiais e didáticos necessários (Datashow, cartolina, tesoura, revistas, textos, vídeos, entre outros). Se optar por utilizar textos, vídeos ou imagens deverá colocá-los em anexos na íntegra ou a indicação do link para acesso. 
Avaliação: Descreva como as propostas serão avaliadas. Bibliografia: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.
CONCLUSÃO
O grupo deve tratar sobre a relevância da realização do trabalho para a futura prática docente – 1 página.
REFERÊNCIAS
Todos os sites e livros utilizados para fundamentar sua pesquisa para elaboração do Portfólio devem ser referenciados, sendo assim, segue exemplo, lembrando que a citação direta e indireta, é obrigatório fazer referência. 
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação. 
Exemplo: 
AULETE, Caldas. Dicionário Contemporâneo da língua portuguesa. 2.ed. brasileira. 
Rio de Janeiro: Delta, 1964. 5v 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
nome do cursO
nome DO (s) AUTOR (es) em ordem alfabética
título do trabalho:
Subtítulo do Trabalho, se Houver
Cidade
Ano
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
título do trabalho
Trabalho de Licenciatura e, Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Metodologia Científica Educação de Jovens e Adultos História da Educação Educação Formal e não Formal Didática Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula
Professor (es): Thiago Viana Camata Vilze Vidotte Costa Mari Clair Moro Nascimento Jacqueline Rodrigues Gonçalves Natália Gomes dos Santos Okçana Battini/ Renata de Souza F. D. Almeida. 
Orientador: Tânia Mara Toledo
Cidade
Ano

Continue navegando