Buscar

respostas planos de civil 9 ao 14

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

resposta plano 13.docx
Plano 13
Caso concreto 1
Não tinha ocorrido a metade do prazo antigo, passa então a vigorar pelo código novo, que terá a prescrição em janeiro de 2006.
Caso concreto 2
Sim, a prescrição não ocorre contra incapaz, ascendente e descendente.
resposta plano10.docx
Caso Concreto 1
1)Sim.
2) Sim
3) Não, já que não se trata de coação irresistível.
 
QUESTÃO OBJETIVA 1
(E) o dolo do representante de uma das partes obriga o representado a responder civilmente por todo o prejuízo do outro contratante, independentemente do proveito que o mesmo representado experimentar. 
 
QUESTÃO OBJETIVA 2
A) tenha capacidade de gozo, a capacidade de direito, a capacidade de aquisição.
resposta plano11.docx
Caso 11
Caso Concreto 1
1) Não, é um negocio jurídico com fraude a credor, a venda para o irmão caracteriza a fraude.
2) Não, já que está presente a fraude contra credor.
3) Deve ajuizar uma ação pauliana ou revogatória para tornar nula a transferência da sala comercial para o irmão.
 
 
Caso Concreto 2
 
 a) Não, porque a pequena diferença é tolerada no negócio, o que provoca a leso e o desequilíbrio oneroso.
 B) É relevante, pode configurar a lesão sem inexperiência, já que se qualificou com comerciante.
 
 
 
Caso Concreto 3
Pode alegar estado de perigo, já que o beneficiário tinha conhecimento do estado de perigo.
 
QUESTÕES OBJETIVAS
 
(A) As proposições I, III e IV são verdadeiras. 
 (A) Somente as assertivas I, II estão corretas. 
resposta plano12.docx
Caso 12;.
Caso Concreto 1
A- Art. 104.A validade do negócio jurídico requer: I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III - forma prescrita ou não defesa em lei.
  
 B- No que se refere à segunda hipótese, da mesma forma, analise-a, tendo em mente que o registro, para ambos os casos, se impõe como complementar necessidade para constituição plena da propriedade.
Só possui a existência, por isso não é válido.
 
 
Caso Concreto 2
 
Não pode anular, uma vez que não colocou as condições em documento legal, mas sim em uma carta.
 
QUESTÕES  OBJETIVAS
 
1) (C)   Não sendo comum (razão determinante assumida por ambas as partes) o propósito de destinar o objeto adquirido  para fins ilícitos ao tempo da declaração de vontade, não resta  afetada a validade do negócio. 
(A) Somente as assertivas I, II, III e IV estão corretas. 
resposta plano14.docx
Plano 14
Caso 1
A- É aquele que peca pelo não exercício no prazo fixado por lei, acarretando a perda de um direito potestativo.
B- De acordo com o art. 26, §3º, CDC, ela ainda terá o direito, por se tratar de uma lei especial, que se sobrepõe a uma lei geral.
C- Na prescrição o indíviduo por não observar o prazo perderá o direito de pretender, isto é, o direito subjetivo, Já na decadência a não observação do prazo implicará na perda do direito, ou seja, o direito potestativo.
 
Caso 2 
 De acordo com o art. 211, CC, passam a ser decadenciais.
De acordo com o art. 211, CC, passam a ser decadenciais.
 
 Caso Concreto 3
 
As ações anulatórias em geral são prazos decadenciais. As ações de cobranças serão prescricionais. As ações que geram indenizações são prescricionais. As ações declaratórias, nas quais se busca uma certeza jurídica não estão à mercê nem da prescrição nem da decadência, não sofrem, portanto, influência do tempo.
 
QUESTÕES OBJETIVAS
c) Se a decadência for convencional, a parte a quem aproveita pode alegá-la em qualquer grau de jurisdição, mas o juiz não pode suprir a alegação. 
 
 
 b) Prescreve em três anos a pretensão de restituição dos lucros ou dividendos recebidos de má-fé, correndo o prazo da data em que foi deliberada a distribuição. 
Art. 206, CC.
resposta plano9.docx
 Plano 9
Caso Concreto 1
 Sim. Pois se encontram presentes todos os elementos que compõem o negócio jurídico: manifestação de vontade, agente emissor da vontade, objeto e forma.
 2) Unilaterais – a declaração de vontade, feita por uma ou mais pessoas, na mesma direção
 3) Sim. O silêncio é uma manifestação ou declaração de vontade tácita, que resulta de um comportamento do agente. Nesse caso, a aceitação da lapiseira prontamente implicou numa declaração de vontade de forma tácita. 
 4) O que houve foi um empréstimo na forma de comodato. Nessa modalidade, segundo o art. 581,caso não haja prazo convencional, presumirá o necessário para o uso concedido. Portanto, Miguel deveria ter devolvido a lapiseira ao final da aula.
Caso Concreto 2
 No caso, a doação é feita com encargo. O encargo ou modo pode ser conceituado como sendo o ônus ou obrigação de realizar determinado ato ou atividade pelo beneficiário da transferência de bens ou vantagens. Tal ato ou atividade pode ser realizado em favor do próprio transmissor, de terceiros ou da sociedade.
Inexistindo o cumprimento do avençado cabe a revogação da doação por inexecução do encargo ( artigo 555 do CC )
Não. Só se o encargo fosse estabelecido na qualidade de condição suspensiva. 125 c/c 136 do CC
Caso Concreto 3
Os prazos de anos expiram no dia de igual número no ano seguinte (artigo 132, parágrafo 3o do Código Civil). Entretanto, como o dia 26 de junho é sábado, o prazo é prorrogado até o primeiro dia útil (artigo 132, parágrafo 1o do Código Civil). E o primeiro dia útil é segunda-feira, dia 28 de junho, data do vencimento da obrigação.
Termo final é a data do vencimento da obrigação (28 de junho) e que prazo é o lapso de tempo de um ano, acrescido de dois dias.
Caso Concreto 4
Resposta: A diferença prática entre condição suspensiva e o termo inicial encontra-se no fato de que aquela configura uma mera expectativa de direito, enquanto este configura um direito adquirido, conforme preceituam os arts. 125 e 131 do Código Civil. Assim, se uma nova lei proibir a doação ao sobrinho após a assinatura de contrato sob termo inicial, o contrato estará garantido, pois o direito adquirido está a salvo de alterações legais.
 
QUESTÃO OBJETIVA 1
B) tenha capacidade de fato, a capacidade de ação, a capacidade de exercício. ( resposta)
 
QUESTÃO OBJETIVA 2
b) considera-se não escrito o encargo ilícito ou impossível, salvo se constituir o motivo determinante da liberalidade, caso em que se invalida o negócio jurídico;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais