Buscar

Direito Administrativo I Avaliando o Aprendizado III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO I
	Avaliando Aprend.: CCJ0010_SM_201401032851 V.1 
	Aluno(a): JADERSON MARCOS HIGINO BARBOSA
	Matrícula: 201401032851
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	21/05/2018 20:50:08 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201401229999)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conforme disposto no Estatuto de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993), o contrato de prestação de serviços, celebrado com dispensa de licitação fundada em situação emergencial (art. 24, inciso IV), observará os seguintes limites de vigência:
		
	 
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, observada a vigência máxima do contrato de 180 (cento e oitenta) dias, improrrogável.
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, não podendo ultrapassar 120 (cento e vinte) dias consecutivos, improrrogáveis;
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, não podendo ultrapassar 45 (quarenta e cinco) dias consecutivos;
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, por até 45 (quarenta e cinco) dias consecutivos, prorrogável apenas uma vez, por igual período;
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, em, contudo, limite temporal máximo, desde que caracterizada a permanência da situação emergencial;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401230001)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto ao procedimento de licitação, é correto afirmar que:
		
	
	o leilão é modalidade de licitação destinada à alienação de bens móveis inservíveis e para alienação de títulos de créditos.
	
	o concurso é modalidade de licitação destinada à venda de bens imóveis da Administração Pública.
	 
	o pregão é modalidade de licitação destinada à aquisição de bens e serviços comuns.
	
	a concorrência é modalidade de licitação entre interessados previamente cadastrados.
	
	a tomada de preços é modalidade de licitação própria para contratos de grande valor e de difícil complexidade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401119391)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB) Em relação à licitação e às formas de contratação direta, marque a alternativa incorreta:
		
	
	A licitação regulada pela Lei Geral nº 8.666/93 é obrigatória para toda a Administração Direta, Autárquica e Fundacional. Em relação às empresas públicas e sociedades de economia mista, até a edição de novas regras, tais entidades da administração indireta permanecerão sujeitas ao regime da aludida Lei.
	
	Na licitação dispensada, o legislador elencou hipótese em que não pode haver licitação. Nos casos de licitação dispensável, a licitação seria possível, entretanto, razões de tomo justificam que se deixe de efetuá-la em nome de outros interesses públicos que merecem acolhida.
	
	A licitação caracteriza-se por ser um procedimento administrativo formal, realizado sob regime de direito público, prévio a uma contratação, pelo qual a Administração seleciona com quem contratar e define as condições de direito e de fato que regularão essa relação jurídica futura.
	 
	No que tange às hipóteses excepcionais de contratação direta, diz a doutrina que os casos de inexigibilidade de licitação são enumeradas pelo legislador, ao passo que o que pode a lei fazer com relação às hipóteses de dispensa é indicar critérios para o seu reconhecimento, sendo qualquer rol ditado normativamente de caráter exemplificativo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401224828)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a afirmativa correta:
		
	
	a expedição de licença para o exercício de atividade ou para a prática de determinados atos é atribuição típica do poder normativo da administração e não do poder de policia administrativa;
	 
	A auto-executoriedade ou coercibilidade é a prerrogativa que tem a administração de executar por seus próprios meios certas medidas restritivas decorrentes do exercício do poder de policia, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judiciário.
	
	o poder de policia é exercido exclusivamente em caráter preventivo; nunca em caráter repressivo;
	
	A aplicação de multa depende do suprimento judicial.
	
	o poder de policia é sempre exercido com vinculação estrita, obedecendo às limitações da lei relativamente à competência, forma, aos fins, motivos e ao objeto;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401229116)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	VII Exame de Ordem Unificado
Acerca das modalidades de extinção dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
		
	
	A renúncia configura modalidade de extinção por meio da qual são extintos os efeitos do ato por motivo de interesse público.
	
	A revogação configura modalidade de extinção que ocorre quando a retirada do ato se dá por ter sido praticado em contrariedade com a lei.
	
	A cassação configura modalidade de extinção em que a retirada do ato decorre de razões de oportunidade e conveniência.
	 
	A caducidade configura modalidade de extinção em que ocorre a retirada do ato por ter sobrevindo norma jurídica que tornou inadmissível situação antes permitida pelo direito e outorgada pelo ato precedente.

Outros materiais