Buscar

Resumo Miscigenação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MISCIGENAÇÃO X RACISMO
É comum ouvir falar que o Brasil é um país miscigenado e que todos os brasileiros tiveram sua etnia misturada em algum ponto do passado. De fato, pode-se afirmar que a miscigenação é um fenômeno presente na sociedade brasileira, contudo, raramente são discutidos os impactos desse processo na vida dos brasileiros. É freqüente o uso do termo mulato, utilizado para classificar pessoas nascidas de um casamento entre pessoas de raças diferentes e que tem o tom de pele mais claro devido a essa mistura. Porém, para o brasileiro é melhor ser branco sempre que possível, o próprio negro ou mestiço tem dificuldade de admitir sua negritude, seus traços e ancestralidade.
Os casamentos interraciais são citados como prova de que a sociedade brasileira não é racista, todavia, o matrimônio de um indivíduo de classe negra considerada inferior, mas que esse esteja em uma posição de ascensão, seja social ou financeira poderia somente através disso ter um cônjuge de raça considerada superior. Ou seja, o negro só estaria apto a se relacionar com uma pessoa de cor branca, se o mesmo buscasse outras formas de compensar a sua raça através da escolaridade, status ou até maior renda.
Tendo em vista os aspectos observados, fica claro que o racismo esta enraizado no nosso país e a miscigenação também é vista como uma forma de genocídio do povo negro devido ao histórico de uma política de branqueamento do país com a permissão de entrada de imigrantes europeus há alguns anos atrás. Por fim, muitos negros possuem problemas identitários devido à questão discriminação racial e a forma que a sociedade lida com os mestiços, então esse aspecto poderá começar a ser solucionado quanto houver a construção da identidade negra, em conjunto com o governo promovendo uma política sem discriminação racial e desigualdades sociais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
CARTA CAPITAL. “o Brasil é um país estruturalmente racista”. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/201co-brasil-e-um-pais-estruturalmente-racista201d-5046.html>. Acesso em: 13 mar. 2018.
BLOGUEIRAS NEGRAS. A face racista da miscigenação brasileira. Disponível em: <http://blogueirasnegras.org/2013/05/20/a-face-racista-da-miscigenacao-brasileira-2/>. Acesso em: 13 mar. 2018.
SCIELO. A mestiçagem enquanto um dispositivo de poder e a constituição de nossa identidade nacional. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1414-98932002000400002>. Acesso em: 22 mar. 2018.

Continue navegando