Buscar

Resumo filme Alem da alma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Angelica Maria Bossa Lozano	 Turma: 018
Curso: Psicologia 3º Semestre
RA: 741175
Data: 11/04/2018
Disciplina: Historias e Sistemas em Psicanalise
Professora: Janaina Namba Pimenta
Resumo: Filme Sigmund Freud Além da Alma
O filme Além da Alma conta história da elaboração da teoria psicanalítica, que procura explicar nossa constituição psíquica. Reconstrói a vivência e as descobertas de seu criador, Sigmund Freud, em Paris e na cidade de Viena, entre os anos de 1885 e 1890. 
Freud além da alma é um filme que demonstra a teoria da psicanálise. Seu criador Freud acreditava na existência do inconsciente, e se interessava por atender e entender as pessoas com histeria, que naquele tempo eram considerados como pessoas que fingiam estar doentes.
O diretor do hospital no qual Freud trabalhava não era diferente, ele também acreditava que os pacientes fingiam estar doentes para fugirem dos seus compromissos, na causa disso Freud não pode aceitar esse pensamento do diretor do hospital e decide deixar o hospital e se mudar para Paris.
Em paris conhece o Dr. Charcot, que também se interessava por estudar histerias, usando o método de hipnose. Freud assiste uma demonstração do tratamento dado aos doentes mentais do dr. Charcot, que realizava seus estudos sobre a histeria em Paris, por meio da hipnose. 
Dois pacientes que sofrem de histeria são hipnotizados pelo médico que sugere a eles que obedecendo a sua ordem deixem de apresentar os sintomas físicos que tinham no momento - em um dos pacientes a paralisia das pernas e em outro um tremor generalizado em todo corpo. 
A seguir, ainda sob os efeitos da hipnose, os mesmos pacientes, atendendo inconscientemente as ordens do médico, trocam suas enfermidades. Charcot explica aos médicos presentes, dentre eles Freud, que os sintomas das enfermidades só têm cura enquanto dura o efeito da hipnose. 
Nessa cena, é possível perceber a incredulidade dos médicos que a assistem, embora sejam discípulos de Charcot, Freud chega à conclusão que a histeria é uma doença de origem psicológica e reforça o seu pensamento em relação à existência do inconsciente e afirma que o ser humano é dividido entre o consciente e o inconsciente. 
Freud decide se unir a Breuer nas suas pesquisas sobre as origens dos fenômenos histéricos, chegando aos traumas, às neuroses e interpretação de sonhos. Com o apoio de Breuer, Freud conclui que a hipnose não é suficiente para curar seus pacientes, pois eles continuavam com os sintomas mesmo após entenderem os motivos que os levaram aquelas patologias. Ao longo do tempo, Freud percebe que a hipnose apesar de trazer ao consciente a origem dos problemas não chega a trazer a cura. 
Após um tempo Freud abandona o método de hipnose, pois não estava mais dando tantos resultados e então começa a utilizar o método da livre associação de ideias, que foi onde ele começou a tratar uma paciente de Breuer, que se chamava Cecily. Breuer o apoiava em suas teorias e, juntos concluíram que histeria é causada por traumas que ficam guardadas no inconsciente gerando consequências físicas. 
Através de suas lembranças e sonhos com a ajuda de uma paciente, Freud descobre que crianças também têm sexualidade causando um grande choque aos médicos da época. Cecily a paciente, não andava nem enxergava, durante as sessões de hipnose Freud percebe a origem de seus problemas, ele entendeu que quando Cecily era criança amava o pai e odiava a mãe. 
Compreendeu ainda que mesmo quando Cecily estava consciente conseguia lembrar coisas da sua infância , foi então aí que Freud decide não mais fazer uso da hipnose. Quando Freud entendeu que Cecily amava o pai e odiava a mãe ficou transtornado e aborrecido, porque com suas lembranças e sonhos entendeu que o mesmo ocorria com ele, havendo ali uma contra-transferencia.
 Através desse episodio Freud descobre que quando a criança não consegue resolver esses conteúdos na infância leva para a vida adulta e poderá ter graves consequências. Nessa época resolve mudar sua teoria, diz que a criança tem instinto sexual desde o nascimento, mas não tem consciência disso e mostra ainda que a mente pode controlar nossas vidas. 
Ao mostrar sua nova teoria para Breuer, o médico e amigo tenta dissuadi-lo de apresentar suas ideias para os outros médicos, pois sabia que seria muito difícil de serem aceitas. Freud ignorou os conselhos do amigo e fez palestra ao Conselho de Neurologia e Psiquiatria de Viena, onde foi extremamente hostilizado. Freud relatou aos médicos da plateia que o amor da filha pelo pai e do filho pela mãe, na infância, é um fato que acontece com toda criança e o desafio maior de todo ser humano é superar esse complexo. Ao consegui-lo, o indivíduo se torna um ser humano completo. Caso não consiga superar o complexo, estará sujeito às neuroses.
O final do filme leva o espectador a uma autoanalise, pois Freud está no cemitério em frente à lápide de seu pai e o narrador diz: Há dois mil anos essas palavras foram gravadas no templo de Deifos: “Conhece-te a ti mesmo.” São o início da sabedoria. Nelas está a esperança da vitória sobre o mais antigo dos inimigos: a vaidade. Esse conhecimento está agora ao nosso alcance. Vamos usá-lo ? Esperemos que sim. Sigmund Freud (1856 – 1939).

Outros materiais