Buscar

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO 006

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0144 
Título AULA 6 Descrição 
Adaptado STJ -REsp nº 889.852 - RS (2006/0209137-4) -Decisão proferida em 2009 Um casal formado por duas pessoas do mesmo sexo vivendo em união há muitos anos, decidiu que uma das companheiras vai ingressar com processo judicial para requerer a adoção dos menores J.M. e H.M, irmãos biológicos, que foram adotados judicialmente desde o nascimento, pela outra companheira. É importante destacar, a qualidade do vínculo e do afeto que permeia o meio familiar em que se insere as crianças e o o saudável vínculo existente formado entre as crianças e o casal. Em realidade existe dupla maternidade desde o nascimento das crianças e não há qualquer prejuízo em suas criações. QUESTIONA-SE : 
Mediante a leitura do caso acima, identifique o tipo de família e responda se a configuração dessa família é reconhecida como entidade familiar ? Fundamente.
R: A família homo afetiva, são famílias que colocam em questão o modelo tradicional fundado na reprodução biológica e heterossexual do casal.
A opção sexual da requerente é fator impeditivo para que tenha êxito na obtenção da adoção das crianças ? Fundamente. 
R: Não, de maneira que se a mesma estiver dentro dos padrões e normas estabelecidos pelo eca garantindo a dignidade e integridade se responsabilizando pelo bem estar da criança, cumprindo os regulamentos e requisitos de rentabilidade com o menor a ser adotado, não há impedimento legal .
Na evolução da família brasileira ao longo dos anos, o modelo da família patriarcal cedeu lugar ao modelo da família contemporânea, quais as diferenças significativas entre um modelo e outro? 
R: O modelo patriarcal é constituído por pai, mãe e filhos, porem hoje a uma grande diversidade de núcleos familiares, como a monoparental família composta por apenas um dos pais que assume total responsabilidade pela criação do menor, família recomposta são famílias formadas por ex-integrantes de famílias que agora se juntam para constituir uma nova família neste caso a filhos provenientes dessa outra união, famílias homo afetivas famílias constituídas por um casal de mesmo sexo que opta por adotar uma criança, o casamento contemporâneo não necessariamente envolve um projeto de filiação e descendência.
 Marque a resposta correta: Família é o núcleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo e que se acham unidas (ou não) por laços consanguíneos. As novas famílias brasileiras vêm, paulatinamente, ganhando espaço em nossa realidade social. Mario e João se conheceram, se envolveram afetivamente e resolveram morar juntos. Este é um exemplo de família
 a. ( ) informal
 b. ( ) mononuclear
 c. ( X) homoafetiva 
d. ( ) nuclear
e. ( ) recomposta 
 Sobre a família, é INCORRETO afirmar que:
 a) a relativa autonomia da organização familiar é determinada por uma complexa interação de diversos fatores que vão desde as formas peculiares de organização interna do grupo familiar, aos aspectos socioeconômicos e culturais que o circunscrevem;
 b) considerando-se a universalidade do modelo de família burguesa, a dominação e a repressão, naturais e inevitáveis, são encontradas em todas as formas de organização familiar;
c) existem padrões internos que diferenciam as famílias das diferentes classes sociais, assim como padrões que diferenciam formas familiares diferentes dentro de uma mesma classe social; 
d) além da reprodução biológica a família promove também sua própria reprodução social; 
e) não se trata de algo natural, biológico, mas, de uma instituição criada pelos homens em relação, que se constitui de formas diferentes em situações e tempos diferentes, para responder às necessidades sociais.( INCORRETA )

Outros materiais