Buscar

Gnosia aps2

Prévia do material em texto

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA DE FARMACOGNOSIA 
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
1) “Na preparação de medicamento, a semente madura, dessecada e limpa de Plantago psyllium L. é combinado com várias substâncias químicas, como dextrose anidra em pó, bicarbonato de sódio, fosfato monobásico de potássio, ácido cítrico, entre outras.”
 Que tipo de substância pode-se obter a partir de sementes de Plantago psyllium ?
Fale detalhadamente sobre as características químicas e biológicas (terapêuticas)
desta classe de substância:
2) Calcule o provável Rf das substâncias presente no extrato bruto da situação descrita abaixo e justifique sua resposta.
Eluente1: Hexano p.a Eluente2: Diclorometano p.a Eluente3: Diclorometano:metanol 1%
- Extrato bruto com substâncias de caráter polar;
- Fase estacionária composta por sílica (fase reversa) com 10 cm
- Distância percorrida pelo solvente: 8cm
- Aplicação da amostra a 1cm da base da placa cromatográfica
 Observe a substância abaixo:
3) A qual classe de metabólitos pertence esta substância? Classifique a glicona e a genina deste heterosídeo.
4) Explique uma ação terapêutica derivada de compostos com a estrutura química da substância acima.
5) Qual o volume necessário de etanol a ser utilizado na preparação de uma tintura a partir de 5 g de uma droga vegetal obtida de Arnica montana? Obs: O solvente a ser utilizado é uma solução hidroetanólica a 75%
 Observe as substâncias abaixo:
6) A qual classe de metabólitos pertence esta substância? Como este heterosídeo pode ser classificado? Como a aglicona desta substância pode ser obtida?
7) Explique uma ação terapêutica derivada de compostos com a estrutura química da substância acima.
8) Responda as seguintes questões:
a) Elabore uma metodologia de extração e identificação genérica para o composto abaixo:
b) A qual classe de metabólitos pertence esta substância? Fale sobre uma ação terapêutica derivada de compostos com a estrutura química da substância acima. Cite o nome popular e científico de uma espécie vegetal que apresente este tipo de composto.
 Leia os textos abaixo e responda as questões seguintes:
“As sementes da castanha-da-Índia (Aesculus hippocastanum L.) são utilizadas em vários países no tratamento de varizes e hemorróidas. Elas contêm como principal componente a β-aescina (escina). No Brasil, são comercializados alguns produtos industrializados contendo castanha-da-Índia, sendo um dos mais conhecidos o Venostasin Retard®, Para a comercialização deste produto, foram avaliadas a qualidade de preparações com castanha-da-Índia comercializadas em ervanarias, drogarias, farmácias de manipulação e distribuidores de matérias primas, em relação a autenticidade, pureza, presença e teor de β-aescina, além das condições de prescrição e dispensação desses medicamentos.”
9) A qual classe de metabólitos secundários pertence a β-aescina (escina) encontrada na castanha da índia? Fale sobre a(s) estrutura química(s) fundamental(is) do(s) composto (s) que pertencem a esta classe (diferenças, semelhanças, composição):
“A bibliografia especifica que a castanha-da-Índia deve ser administrada sob a forma de extrato fluido ou cápsulas de liberação prolongada, contendo extrato seco.”
10) Como as preparações destacadas no texto acima podem ser obtidas? Qual (is) a(s)
diferença(s) entre elas?
11) Quais as diferenças entre extratos fluidos e tinturas?
12) Qual o fundamento e a importância da cromatografia em coluna no processo de pesquisa e obtenção de princípios ativos vegetais?

Continue navegando