A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
Aulas 1 10 e Avaliação Parcial  FUNDAMENTOS DE DIREITO DO CONSUMIDOR

Pré-visualização | Página 7 de 8

Propaganda: visa a um fim mercadológico próprio para a publicidade de princípios, ideias, teorias, com objetivo religioso, político ou cívico.
	
	Publicidade e propaganda não obrigam os anunciamtes a se responsabilizarem pelos produtos ou ideias anunciados.
	
	Propaganda: visa a um fim mercadológico próprio para a propagação de princípios, ideias, teorias, com objetivo religioso, político ou cívico.
	
	Publicidade tem objetivo comercial, próprio para anunciar produtos impossíveis de negociação.
	 
	Publicidade tem objetivo comercial, próprio para anunciar produtos possíveis de negociação.
	
	Ref.: 201701488815
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Conforme o art. 35 da Lei 8.078/90: ¿O fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: Qual a opção incorreta:
		
	
	Não aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente, mas sim o valor.
	
	Exigir a plena eficácia do produto comercializado.
	
	Requerer o cumprimento da publicidade nos termos da oferta, apresentação ou propaganda.
	 
	Exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade.
	 
	Rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, mas não a perdas e danos.
	
	Ref.: 201701488822
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um determinado produto anuncia emagrecimento rápido com cinco minutos diários de uso. Destaca-se que não há nas instruções qualquer referencia ao tempo de uso. Sendo assim o consumidor decide usá-lo por uma hora diária. E nada acontece, o emagrecimento prometido não ocorre. Tal evento pode ser configurado como:
		
	
	Publicidade subliminar.
	
	Publicidade abusiva.
	
	Publicidade clandestina.
	 
	Publicidade enganosa.
	
	Publicidade simulada.
	
	Ref.: 201701895275
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Atualmente, o marketing empresarial é qualificado juridicamente como ¿prática comercial¿. Em relação as práticas comerciais, marque a alternativa correta sobre o tema:
		
	
	Práticas comerciais por natureza implicam todos os meios que, indiretamente, levam ao escoamento da produção.
	
	Práticas comerciais por conexão têm natureza contratual, pois envolvem a aquisição de produtos e serviços.
	 
	Práticas comerciais por natureza correspondem ao ato de fornecimento em si, têm natureza contratual, pois envolvem a aquisição de produtos e serviços.
	
	Práticas comerciais por conexão correspondem ao ato de fornecimento em si.
	
	Práticas Comerciais por natureza não tem correspondência ou ligação com o fornecimento em si, pois não tem natureza contratual.
	
	Ref.: 201701488829
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em relação à oferta analise as afirmativas abaixo:
I ¿ Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
II ¿ A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
 III - O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.
SOMENTE É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:
		
	
	Apenas a I.
	
	Apenas I e II.
	 
	I, II e III.
	
	Apenas III.
	
	Apenas II e III.
	
	Ref.: 201702077166
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O marketing empresarial, também chamado de prática comercial se divide em:
		
	
	O marketing empresarial não pode ser chamado de prática comercial.
	
	Não há que se falar em tal divisão.
	 
	Práticas comerciais por natureza e práticas comerciais por conexão.
	
	Práticas comercias por conexão e práticas comerciais convergentes.
	
	Práticas comerciais por natureza e práticas comerciais convexas.
	
	Ref.: 201702012847
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção e avalie as seguintes afirmações: I. É permitida toda publicidade enganosa ou abusiva; II. É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. III. É abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança, mas não é abusiva a publicidade que se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança. IV. O CDC prevê a coibição e repressão de abusos, como a concorrência desleal e utilização indevida de inventos e criações industriais das marcas e nomes comerciais e signos distintivos, que possam causar prejuízos aos consumidores. Este princípio está ligado também à Proteção da Ordem Econômica, previsto na Constituição Federal de 1988, razão da criação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa da Ordem Econômica), do Ministério da Justiça. O CADE avalia casos de produtos parecidos que possam gerar confusão aos consumidores e também avalia fusões e incorporações de empresas, que possam gerar monopólio ou oligopólio, prejudicando os consumidores. Agora, escolha a alternativa CORRETA:
		
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	 
	II e IV estão corretas
	
	Apenas a I é correta.
	
	I e III estão corretas.
	
	Apenas a II é correta.
	
		 
	FUNDAMENTOS DE DIREITO DO CONSUMIDOR
10a aula
	 
	Ref.: 201701489827
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Acerca da Responsabilidade Civil das Agências de Publicidade, leia e indique a única opção correta. São as agências, em regra, sob o comando do anunciante, que dão à publicidade a característica da licitude. Cabe às agências a responsabilidade de verificar as informações recebidas do anunciante através do briefing, logo:
		
	
	Pode ser! Mas sempre a responsabilidade da agência publicitária e do fornecedor do bem de consumo é subsidiária.
	 
	Sim! A agência publicitária tem a responsabilidade de provar de todas as alegações, descrições e comparações existentes na publicidade.
	
	Depende! Embora todas as informações pertinentes às alegações e descrições sejam de responsabilidade do fornecedor do bem que consumo (produto ou serviço).
	
	Não! Afinal não existe qualquer tipo de responsabilidade da agência publicitária. Pois não foi ela que criou o bem de consumo.
	
	Não! A responsabilidade é só de quem comercializa o produto.
	
	Ref.: 201701489824
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O CONAR atende a denúncias de consumidores e autoridades. Recebida a denúncia, o Conselho de Ética do CONAR que é soberano na fiscalização, julgamento e deliberação se reúne e a julga, garantindo amplo direito de defesa ao acusado. Procedente a denúncia, o CONAR recomenda aos veículos de comunicação a suspensão da exibição da peça ou sugere correções à propaganda, podendo inclusive advertir anunciante e agência, sendo capaz de adotar medida liminar de sustação no intervalo de algumas horas a partir do momento em que toma conhecimento da denúncia, aplicando as sanções cabíveis, que compreendem advertência, recomendação