Buscar

PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA aula 2

Prévia do material em texto

Ref.: 201309157313
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A realidade tributária brasileira é notoriamente complexa, trazendo um custo financeiro enorme às empresas e ainda, causando a constante insegurança de se estar ou não cumprindo com todas as obrigações exigidas pelo fisco. De acordo com a afirmativa acima, julgue as motivações abaixo e assinale a única incorreta:
		
	
	Em função dos cerca de 59 tributos cobrados no Brasil, entre impostos, taxas e contribuições.
	 
	Devido aos tributos de Contribuições de Melhoria e IGF (Imposto sobre Grande Fortuna) que são cobrados pela União das grandes sociedades empresariais.
	
	Em virtude das cerca de 93 obrigações acessórias que uma empresa deve cumprir para tentar estar em dia com o fisco: declarações, formulários, livros, guias, etc.
	
	Pela quantidade de normas que regem o sistema tributário (aproximadamente 300 normas editadas todos os anos ¿ leis complementares, leis ordinárias, decretos, portarias, instruções, etc.).
	
	Por causa da cumulatividade dos tributos: multi-incidência sobre uma mesma base de cálculo e várias vezes na cadeia produtiva, chamado efeito cascata: CPMF que incide sobre o PIS/COFINS, que incide sobre o ICMS, que incide sobre o INSS, e assim por diante.
	
	 
	Ref.: 201309157296
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir. Tal afirmação refere-se à:
		
	 
	Sociedade Limitada.
	 
	Sociedade Anônima.
	
	Sociedade em Comandita por Ações.
	
	Sociedade Simples.
	
	Sociedade Cooperativa.
	
	 
	Ref.: 201309089398
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Transação do Crédito Tributário é feita através de:
		
	
	Um acordo, independente de previsão legal.
	
	Um lançamento contábil na área fiscal.
	 
	Uma obrigação legal.
	
	Uma imposição do devedor ao credor.
	 
	Um acordo, mediante previsão legal.
	
	 
	Ref.: 201309138777
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Planejamento tributário significa o empresário racionalizar a carga tributária. Com base nesta afirmação, julgue as opções abaixo e assinale a opção correta:
		
	
	Para efetivar tal procedimento é necessário o conhecimento das normas jurídicas tributárias em vigor independentemente da estrutura da atividade empresarial desenvolvida.
	
	Para efetivar tal procedimento é necessário o conhecimento das normas jurídicas tributárias em vigor independentemente do tipo de empreendimento que está sendo realizado.
	 
	Para efetivar tal procedimento é necessário o conhecimento das normas jurídicas tributárias em vigor, pois caso haja o descumprimento destas e de uma obrigação tributária, ocasionará o pagamento de multas pecuniárias e outras sanções previstas.
	
	Poder-se-á alcançar os objetivos almejados pela efetivação do planejamento tributário burlando as normas tributárias, sem qualquer tipo de consequência ou risco.
	
	Para efetivar tal procedimento é necessário o conhecimento das normas jurídicas tributárias em vigor independentemente da economia da empresa, da finalidade e dos objetivos da mesma.
	
	 
	Ref.: 201309157342
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Podemos citar como as principais contas que integram o grupo do ativo circulante, exceto:
		
	 
	Depósitos Compulsórios e Cauções.
	
	Duplicatas a receber.
	
	Caixa.
	
	Estoques.
	
	Notas e faturas a receber.
	
	 
	Ref.: 201309157346
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No que tange ao ativo circulante, realizável a longo prazo e ativo permanente, acerca dos bens imóveis, julgue os itens abaixo e assinale a opção correta:
		
	
	Quando se tratar de imóveis concluídos ou em construção, não destinados à comercialização, classificar no realizável a longo prazo.
	
	Quando se tratar de imóveis prontos para venda, classificar no ativo Permanente.
	 
	Quando se tratar de imóveis prontos para venda, classificar no ativo circulante.
	
	Quando se tratar de imóveis concluídos ou em construção, não destinados à comercialização, classificar no Ativo Circulante.
	
	Quando se tratar de imóveis em construção, terrenos e outras edificações cuja comercialização esteja prevista para após 360 dias, classificar no ativo permanente.
	
	 
	Ref.: 201309157353
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Acerca dos grupos exigível a longo prazo, resultado de exercícios futuros e patrimônio líquido, assinale a opção correta:
		
	
	O resultados de exercícios futuros representa os recursos próprios investidos no negócio.
	
	O patrimônio líquido compreende todas as obrigações ou dívidas da empresa com prazo de vencimento superior a 360 dias.
	 
	O exigível a longo prazo compreende todas as obrigações ou dívidas da empresa com prazo de vencimento superior a 360 dias.
	
	O resultados de exercícios futuros compreende todas as obrigações ou dívidas da empresa com prazo de vencimento superior a 360 dias.
	
	O exigível a longo prazo representa os recursos próprios investidos no negócio.
	
	 
	Ref.: 201309090088
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Todo trabalhador, até mesmo aquele desempregado, paga imposto. Basta comprar qualquer coisa, ou pagar qualquer conta de energia, ou mesmo de água, que está pagando imposto. Que tipo de tributação é essa?
		
	
	Sobre a mão- de obra
	
	Sobre a propriedade
	 
	Sobre a produção
	
	Sobre a renda
	 
	Sobre o consumo

Continue navegando