A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
arq urb

Pré-visualização | Página 1 de 1

Forma arquitetônica é o ponto de contato entre massa e espaço...formas arquitetônicas, texturas, materiais, modulação de luz e sombra, cor, tudo se combina para injetar uma qualidade ou espírito que articula o espaço.¿ (BACON, 1974) I. O formato é o contorno característico ou configuração da superfície de uma forma específica. É o principal aspecto por meio do qual identificamos e classificamos as formas. II. A textura pode ser descrita em termos de percepção que um indivíduo tem de matiz, saturação e valor tonal. Afeta o peso visual de uma forma. III. As dimensões físicas de comprimento, largura e profundidade de uma forma, referem-se ao seu tamanho. Com relação às propriedades visuais da forma, assinale qual apresenta somente as alternativas CORRETAS:
	
	
	
	
	I, III
	
	
	I, II, III
	
	
	I, II
	
	
	II
	
	
	II, III
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Dissemos que uma edificação não pode ter uma forma bela que obstrua sua função e que a estrutura, a solução estrutural, não deve se sobrepor à utilidade ou a beleza da forma arquitetônica. Qual a principal relação que deve existir entre estas três qualidades Função Forma e Estrutura.
	
	
	
	
	Equilibrio
	
	
	Independência
	
	
	Dependencia
	
	
	Igualdade
	
	
	Concentração
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Além das pirâmides qual outra edificação característica da época foi utilizado pelos egípcios para dedicar a suas divindades. Deus faraó. Principalmente no alto Egito.
	
	
	
	
	Coliseu
	
	
	Zigurat
	
	
	Mastaba
	
	
	Ur
	
	
	Aqueduto
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Mesopotâmia, no meio das águas , nesta região vários povos assírios, sumérios desenvolveram a tecnologia para a elaboração de tijolos e cozidos e cerâmica vitrificada. Qual era nome da construção que tinha forma de torre escalonada, mas sem jardins ainda.
	
	
	
	
	Zigurat
	
	
	Ur
	
	
	Piramide Maia
	
	
	Aqueduto
	
	
	Mastaba
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		O Período Barroco 1600-1770 d.C. foi considerado um período de grande opulência e de luxo nas construções, pelo número de ornamento e pela riqueza de materiais dos mesmos. De onde as cortes europeias da França, Alemanha, Itália, Espanha e depois Portugal obtiveram esses recursos?
	
	
	
	
	Do ouro vindo da Oceania.
	
	
	Das especiarias vindas da índia.
	
	
	Da exploração da pólvora vinda da China.
	
	
	Do ouro vindo das minas do interior da Europa.
	
	
	Do ouro vindo das Américas continente recém descoberto e agora explorado.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Considerando a formação profissional adequada para capacitação e habilitação ao desenvolvimento de idéias e projetos mais sustentáveis, assinale a alternativa que corresponde a qual/quais das afirmações abaixo pode/podem ser considerada corretas: I. Os profissionais da construção devem ter conhecimento pleno dos processos de construção e dos seus respectivos impactos ao meio ambiente. II. Não é relevante o conhecimento das propriedades físico-químicas dos materiais envolvidos no setor de construção. III. A Integração entre o conhecimento produzido no mercado de trabalho e o conhecimento acadêmico não é necessário para a obtenção de melhores resultados em busca da sustentabilidade para o setor construtivo.
	
	
	
	
	e) Somente "I" esta correta
	
	
	b) "I" e "III" são verdadeiras.
	
	
	a) "I" e "II" são verdadeiras.
	
	
	d) Todas estão corretas.
	
	
	c) somente "II" esta correta.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Com relação a análise do terreno ou sítio de um projeto pode ser afirmar que I. É essencial o mapeamento ou levantamento de campo, que inclui aspectos físicos, históricos, experiências e interpretações do lugar, visto que oferece os critérios para o desenvolvimento do projeto. II. Áreas não urbanizadas costumam ter histórias menos evidentes, por isso não há indicadores suficientes que influenciem o projeto de arquitetura. III. Os levantamentos topográficos podem registrar diferentes níveis do terreno. Diferentes curvas de nível e acidentes topográficos são fatores que podem sugerir maneiras de desenvolver o conceito do projeto. IV. O posicionamento de uma edificação em relação ao sol determina muitos aspectos do seu planejamento. No hemisfério sul, por exemplo, a luz vinda do norte pode gerar uma iluminação constante e homogênea sem necessidade de qualquer tipo de proteção contra a luz do sol. São corretas as afirmações
	
	
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I e IV, apenas.
	
	
	I, III e IV
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III apenas.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Considerando o uso de escalas gráficas marque a alternativa mais correta:
	
	
	
	
	c) O uso de escalas é fundamental na representação cartográfica.
	
	
	b) O uso das escalas gráficas possibilita a representação de grandes áreas em espaços menores de apresentação e permite dar destaque a detalhes, cortes e vistas em um projeto de arquitetura.
	
	
	d) As alternativas (a), (b) e (c) estão corretas.
	
	
	e) Somente a alternativa (c) esta correta.
	
	
	a) As escalas gráficas são utilizadas para representar detalhes de projeto, de forma a possibilitar o entendimento de grandes áreas num pequeno espaço de apresentação.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		A ABNT NBR 9050:2004, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, aplica algumas definições: 1 - área de aproximação: espaço necessário para que uma pessoa, utilizando cadeira de rodas, possa se posicionar próximo ao mobiliário para o qual necessita transferir-se. 2 - área de resgate: área com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, enquanto aguardam socorro em situação de sinistro. 3 - área de transferência: espaço sem obstáculos para que a pessoa que utiliza cadeira de rodas possa manobrar, deslocar-se, aproximar-se e utilizar o mobiliário ou o elemento com autonomia e segurança. Assinale a alternativa que indica todas as definições corretas.
	
	
	
	
	É correta apenas a definição 2
	
	
	São corretas apenas as definições 1 e 3.
	
	
	São corretas as definições 1, 2 e 3.
	
	
	São corretas apenas as definições 1 e 2.
	
	
	São corretas apenas as definições 2 e 3.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		No hemisferio sul da terra, existe uma trajetória aparente do sol , ele nasce passa pelo céu e se oculta no final do dia, este percurso determina uma orientação na qual o sol permanece mais tempo e seria a fachada mais quente da edificação é a mais ensolarada. No hemisfério sul qual é a orientação mais ensolarada?
	
	
	
	
	NENHUMA DAS ANTERIORES
	
	
	LESTE
	
	
	SUL
	
	
	NORTE
	
	
	OESTE

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.