Buscar

Trabalho de Ciências Raízes

Prévia do material em texto

Raiz 
Participante: Natália Moreira A. Barbosa.
Raiz
A raiz é o órgão cujas funções gerais na planta são:
Fixar a planta ao solo ou em outros substratos; Absorver do ambiente água e sais minerais, que formam o composto denominado seiva bruta, e o gás oxigênio para a respiração das células da raiz.
Raiz 
Coifa: semelhante a um capuz, protege a ponta da raiz contra o atrito com as partículas do solo e contra o ataque de microrganismos. No seu interior, existem células que se multiplicam e promovem o crescimento da raiz.
Região lisa: ocorre o alongamento das células, resultando no crescimento da raiz.
Região de ramificação: formam-se as raízes secundárias que auxiliam na fixação da planta ao solo. A forma ramificada das raízes aumenta a superfície de contato da planta com o substrato, garantindo eficiente absorção das substâncias necessárias à sua manutenção.
Raiz
Raiz
As raízes podem se diferenciar quanto à organização, basicamente, em dois tipos: axial e fasciculada:
A raiz axial é formada por uma raiz principal da qual partem ramificações ou raízes secundárias. A raiz de laranjeira é um exemplo de raiz axial.
A raiz fasciculada é formada por numerosas raízes finas e de mesmo tamanho. A raiz de milho é um exemplo de raiz fasciculada.
Raiz 
A maioria das raízes são terrestres e subterrâneas, mas há exceções, como as aéreas e as aquáticas:
Raízes aéreas: ficam em contato com o ar, fora do solo; em geral, além da fixação da planta em algum suporte hospedeiro, elas permitem trocas gasosas em solos pobres em oxigênio.
Raízes aquáticas: ficam mergulhadas na água.

Continue navegando