Buscar

Discursiva - Metodologia Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Autor: Alisson Eustáquio
Curso: Jornalismo 3° período
Faculdade Pitágoras Divinópolis
A construção de um Texto Científico
 Primeiramente, é necessário entender o que é exatamente um texto científico para logo depois entendermos como se dá a sua construção.
 Um texto científico é aquele texto tem o objetivo de transmitir ideias ou resultados de um estudo, trabalho ou pesquisa de cunho científico. Esta narrativa textual aborda sempre algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. 
 Sendo assim, para a construção do mesmo de maneira correta e adequada é necessário que haja um diálogo com os autores do tema a ser expresso no texto, para que seja comprovado e analisado aquilo que foi dito, evitando distorções, acúmulos ou faltas na transmissão de ideias do autor, e consequentemente no texto. Sendo assim, não é aceitável que se faça uma confirmação sem ter informações teóricas que comprovem o que está sendo dito. 
 Por isso também, as citações são importantes visto que, através delas, é impossível informar diretamente com provas teóricas o que se está sendo dito em vista que, ali está expressa a própria fala do autor ou autores. Isso passa confiança e legitimidade ao texto. Desta maneira, não é uma pessoa qualquer falando o que acha mas sim diversos autores com pensamentos concretizados e embasados que dão um teor de maior veracidade ao texto além da riqueza de informações corretas e a ausência de hipóteses sem base teórica.
 Deste modo, as citações também se fazem presentes e necessárias, pois definem esse diálogo para o leitor, além de enriquecem a obra como um todo, dando um peso acadêmico e um direcionamento teórico importante que poderá ser estabelecido a partir do método.
Por fim, ao construir uma produção científica, o pesquisador deverá estar a par de todas essas noções e colocá-las de maneira organizada dentro do projeto para que haja a compreensão correta e coesa dos leitores.

Outros materiais