Buscar

Portfolio aula 4 metodologia da pesquisa cientifica - Pedagogia Faveni

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO - AULA 04 – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 
1. Apresente as principais características do texto científico e explique por que ele se diferencia de outros gêneros textuais.
 2. Que relação existe entre as regras para elaboração de um parágrafo e a descrição ou dissertação de uma ideia científica? Explique. 
3. Explique a diferença entre um plágio e uma citação na apresentação de um texto acadêmico. Por que é importante a indicação da autoria quando da informação extraída de outra fonte?
1 .1 ATIVIDADE
Frequentemente, a leitura de um texto científico requer algum conhecimento teórico sobre o tema que está sendo abordado no texto. Assim, um texto científico muitas vezes requer uma leitura prévia de outros textos com informação sobre o assunto em questão. Os textos científicos são específicos e têm como objetivo aprofundar algum tema. Por esse motivo, é um texto que requer muita atenção na hora da leitura, porque apresenta uma linguagem mais complexa relativa a alguns conceitos e teorias.
Um texto científico difere muito do literário, pois, enquanto este foca na forma, aquele foca na mensagem, ou seja, o mais importante do texto científico é que ele seja escrito com clareza. Assim, é quase sempre contraindicado o uso de figuras de linguagem, para que a informação não seja mal interpretada. O texto científico costuma circular através de periódicos e revistas específicas, em livros e em portais e sites de cunho educacional, científico ou informativo. Além disso, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), exigido para a obtenção do diploma de graduação em alguns cursos deve ser um texto científico, ou seja, ao terminar a graduação, o aluno não terá apenas lido textos científicos, mas terá também escrito um. Um texto científico deve ser de fácil e fluida leitura, deve abordar o tema e informar o leitor sobre ele, provendo conhecimento teórico.
No Brasil, os textos científicos devem ser formatados de acordo com os padrões ditados pela ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Esses padrões são de natureza estrutural.
2.1 ATIVIDADE
O parágrafo no texto científico... nos remete a uma importante etapa que envolve a realização de um trabalho desta natureza – o momento de registrar tudo aquilo conquistado por meio de estudos e investigações acerca de um determinado assunto. Assim, mediante essa situação, considera-se uma atitude normal o fato de muitos se sentirem atordoados, dadas as peculiaridades que norteiam a escrita de uma forma geral.
Muitos questionamentos tendem a se manifestar, entre eles: “como devo iniciar o artigo?”, “como distribuir as ideias nos parágrafos, de forma que fiquem claras e precisas?”. Todos esses e muitos outros rondam o pensamento de quem, por um motivo ou outro, não possui uma familiaridade maior com a modalidade escrita da linguagem.
Em face dessa realidade, a partir de agora conheceremos um pouco mais sobre a forma pela qual devemos proceder mediante a construção dos parágrafos no texto científico. Algumas características básicas que nutrem a modalidade em questão (no caso, a escrita): a objetividade, a clareza e a precisão das ideias retratadas.
Havendo a predominância de tais características, certamente que a coesão e a coerência também far-se-ão presentes. Assim, tendo em vista que ambas “caminham” juntas, parágrafos bem construídos e harmoniosamente distribuídos são sinal de uma mensagem compreendida na íntegra por todo e qualquer interlocutor. 
Assim, com vistas a reforçar nosso raciocínio, bem como para dar credibilidade ao que estamos afirmando, vejamos o que nos afirma Severino (2002, p.84): “O parágrafo é uma parte do texto que tem por finalidade expressar as etapas de raciocínio. Por isso, a sequência dos parágrafos, o seu tamanho e a sua complexidade dependem da própria natureza do raciocínio”.
3.1 ATIVIDADE
As informações extraídas da literatura devem ser devidamente citadas e documentadas no texto dos trabalhos acadêmicos e científicos, onde se incluem as teses. Essas informações, denominadas citações, devem obedecer a um sistema que identifique as fontes utilizadas na confecção do texto.
Citação é, portanto, a menção no texto de informação extraída de outros documentos, com o objetivo de colocar o trabalho no contexto da temática, conferir a ele credibilidade, confrontar dados, fatos e argumentos, e registrar opiniões similares ou conclusões opostas. Usa-se quando há necessidade de provar autoridade, originalidade ou fidedignidade. Incorporar ideias, da dose frases de outros autores, transcritos ou não, sem fazer menção à fonte original, constitui plágio, o que implica em sérias consequências para o autor da tese. Fatos do domínio público ou que possam ser facilmente verificados não necessitam ser referenciados.
Todas as citações incluídas no texto referentes a trabalhos publicados devem obrigatoriamente figurar na listagem das referências ao final do trabalho. Estas devem estar absolutamente corretas e de acordo com a norma utilizada (Anexo).
A prática que leva à falsa representação do nível de conhecimento de alguém em um momento em que aquele conhecimento está sendo avaliado formal ou informalmente, dentre outras infrações de desonestidade intelectual, pode ser considerada plágio. Não somente considera-se plágio aquilo que é literalmente copiado; explicar com suas palavras o que leu em um determinado documento, sintetizar ou confrontar ideias de diversas fontes em um único texto, não faz com que o seu texto seja original; essa ação também é considerada plágio, desde que não citada a fonte. Porém, há casos em que a utilização de citações é dispensada, por exemplo, em resumos demandados pelo professor de um texto a ser discutido ou algo se considere senso comum. Não há qualquer impedimento em utilizar-se da ideia de outro para fundamentar o seu texto. O que não pode ser feita é a omissão da fonte da qual a informação foi retirada ou a partir da qual sua ideia foi baseada. Para tanto, o uso de citações é fundamental, a omissão caracteriza apropriação inadequada de conteúdo, portanto é plágio.

Outros materiais