Buscar

Questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201304106357)
	1a sem.: DA ADVOCACIA
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	(VII Exame Unificado/2012/ADAPTA) - Esculápio, advogado, deseja comprovar o exercício da atividade advocatícia, pois inscreveu‐se em processo seletivo para contratação por empresa de grande porte, sendo esse um dos documentos essenciais para o certame. Diante do narrado, à luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, o efetivo exercício da advocacia é comprovado pela participação anual mínima em:
		
	
	seis petições iniciais civis.
	
	cinco atos privativos de advogado
	
	cinco participações mínimas, mensais, em atos privativos do advogado.
	
	três participações em audiências.
	
	quatro peças defensivas gerais.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201303765309)
	1a sem.: ADVOCACIA E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Marque a opção incorreta: São atividades privativas da advocacia:
		
	
	a)Consultoria, assessoria e direção jurídica;
	
	b)Redação e assinatura de razões recursais dirigidas aos tribunais;
	
	c)Sustentação oral de razões de recurso em tribunal
	
	d)Impetração de habeas corpus, em qualquer instância ou tribunal.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201303844997)
	2a sem.: REQUISITOS DE INSCRIÇÃO NA OAB
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Assinale a opção correta de acordo com as disposições do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB.
		
	
	Toda vez que figurar como indiciado em inquérito policial, por qualquer espécie de infração, o advogado deve ser assistido por um representante da OAB, sem prejuízo da atuação de seu defensor
	
	O estagiário inscrito na OAB pode praticar, isoladamente, todos os atos próprios de advogado, desde que sua inscrição esteja regular
	
	É vedado ao requerente pleitear inscrição nos quadros da OAB sem ter, regularmente registrado, diploma de bacharel em direito, não suprindo sua falta nenhum outro documento
	
	O compromisso que o requerente à inscrição nos quadros da OAB deve fazer perante o conselho seccional, a diretoria ou o conselho da subseção é indelegável, haja vista sua natureza solene e personalíssima. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201303766309)
	2a sem.: INSCRIÇÃO
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I -  A inidoneidade do requerente de inscrição nos quadros da OAB somente pode ser suscitada por advogados regularmente inscritos na OAB ou pelas autoridades competentes.
II -  O estagiário pode requerer sua inscrição como tal junto ao Conselho Seccional perante o qual se localize seu curso de graduação, ou onde possua seu domicílio.
III - A inscrição principal do advogado deve ser feita no seu domicílio profissional.
Sobre as afirmativas acima é correto afirmar:
		
	
	I e III 
	
	II e III
	
	I 
	
	II
	
	III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201303858357)
	3a sem.: Atividade de advocacia
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A renúncia aos poderes outorgados para fins de representação judicial deve obedecer aos requisitos do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil e demais instrumentos normativos que tratem do tema. Do ordenamento jurídico brasileiro consta a seguinte obrigação a ser observada em caso de renúncia:
		
	
	Omissão do motivo da renúncia no termo que será juntado aos autos.
	
	Renúncia por escrito ao direito sobre os honorários advocatícios.
	
	Publicação da renúncia pela imprensa local.
	
	Registro da renúncia junto à Comissão de Ética e Disciplina da Seccional da OAB onde o advogado tem inscrição principal.
	
	Acompanhamento do processo pelo prazo de 30 dias ou até que outro patrono seja nomeado nos autos.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201303968919)
	3a sem.: MANDATO E SUBSTABELECIMENTO
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O advogado Márcio, sócio de determinado escritório de advocacia, contratou novos advogados para a sociedade e substabeleceu, com reserva em favor dos novos contratados, os poderes que lhe haviam sido outorgados por diversos clientes. O mandato possuía poderes para substabelecer. Um dos clientes do escritório, quando percebeu que havia novos advogados trabalhando na causa, os quais não eram por ele conhecidos, não apenas resolveu contratar outro escritório para atuar em sua demanda como ofereceu representação disciplinar contra Márcio, afirmando que o advogado não agira com lealdade e honestidade. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A representação oferecida deve ser enquadrada como infração disciplinar, pois o advogado deve avisar previamente ao cliente acerca de todas as petições que apresentará nos autos do processo, inclusive sobre as de juntada de substabelecimentos.
	
	A representação oferecida deve ser enquadrada como infração disciplinar, pois o substabelecimento do mandato,com ou sem reserva de poderes, deve ser comunicado previamente ao cliente.
	
	A representação oferecida não deve ser enquadrada como infração disciplinar, pois o substabelecimento do mandato,com ou sem reserva de poderes, é ato pessoal do advogado da causa.
	
	A representação oferecida não deve ser enquadrada como infração disciplinar, pois apenas o substabelecimento do mandato sem reserva de poderes deve ser comunicado previamente ao cliente.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores 
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201304135242)
	4a sem.: DAS RELAÇÕES COM OS CLIENTES
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	(XXI Exame da Ordem). José, bacharel em Direito, constitui Cesar, advogado, como seu procurador para atuar em demanda a ser proposta em face de Natália. Ajuizada a demanda, após o pedido de tutela provisória ter sido indeferido, José orienta César a opor Embargos de Declaração, embora não vislumbre omissão, contradição ou obscuridade na decisão, tampouco erro material a corrigir. César, porém, acredita que a medida mais adequada é a interposição de Agravo de Instrumento, pois entende que a decisão poderá ser revista pelo tribunal, facultando-se, ainda, ao juízo de primeira instância reformar sua decisão. Diante da divergência, assinale a opção que indica o posicionamento correto. 
		
	
	César, como patrono da parte, não deverá esclarecer José quanto à sua estratégia, nem subordinar-se à orientação deste.
	
	César deverá, em qualquer hipótese, seguir a orientação de José, que é parte na demanda e possui formação jurídica.
	
	César deverá imprimir a orientação que lhe pareça mais adequada à causa, sem se subordinar à orientação de José, mas procurando esclarecê-lo quanto à sua estratégia. 
	
	César deverá imprimir a orientação que lhe pareça mais adequada à causa, sem se subordinar à orientação de José, e sem procurar esclarecê-lo quanto à sua estratégia, pois, no seu ministério privado, presta serviço público.
	
	César deverá esclarecer José quanto à sua estratégia, mas subordinar-se, ao final, à orientação deste, pois no exercício do mandato atua como patrono da parte. 
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201303968808)
	4a sem.: ADVOCACIA E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Alexandre, advogado que exerce a profissão há muitos anos, é conhecido por suas atitudes corajosas, sendo respeitado pelos seus clientes e pelas autoridades com quem se relaciona por questões profissionais. Comentando sua atuação profissional, ele foi inquirido, por um dos seus filhos, se não deveria recusar a defesa de um indivíduo considerado impopular, bem como se não deveria ser mais obediente às autoridades, diante da possibilidade de retaliação. Sobre o caso apresentado, observadas as regras do Estatuto da OAB, assinale a opção correta indicada ao filho do advogado citado.
		
	
	Nenhuma das alternativas anteriores 
	
	As causas impopulares aceitas por Alexandre devem vir sempre acompanhadas de apoio da Seccional da OAB.
	
	Nenhum receio de desagradar uma autoridade deterá o advogado AlexandreO temor à autoridade pode levar à negativa de prestação do serviço advocatício por Alexandre.
	
	O advogado Alexandre deve recusar a defesa de cliente cuja atividade seja impopular;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201304163997)
	5a sem.: Publicidade informativa
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	No art. 39 do CED de 2015, encontramos a observação segundo a qual a publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve priorizar a discrição e sobriedade da profissão, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão. Este Capítulo VIII do Código de Ética que trata dos artigos 39 a 46 devem ser lidos em conjunto com o Provimento 94/2000.
Com base no que foi mencionado, o que não deverá conter na publicidade informativa:
I - Dimensões ou estrutura do escritório.
II - Informações errôneas/enganosas.
III - Título acadêmico não conhecido.
IV - Ofertas de serviços/convocação em relação a casos concretos.
Estão corretas:
 
		
	
	Somente I e II
	
	I, II, III e IV
	
	Somente I, II e IV
	
	Somente II e III
	
	Somente I, II e III
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201303297002)
	5a sem.: AULA 12
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	V Exame de Ordem Unificado
Ademir, formado em Jornalismo e Direito e exercendo ambas as profissões, publica, em seu espaço jornalístico, alegações forenses por ele apresentadas em juízo. Instado por outros profissionais do Direito a também apresentar os trabalhos dos colegas, Ademir alega que o espaço é exclusivamente dedicado à divulgação dos seus próprios trabalhos forenses. Com base no relatado, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que a divulgação promovida por Ademir é 
		
	
	justificado pelo interesse jornalístico dos trabalhos forenses.
	
	punível, por caracterizar infração disciplinar.
	
	perfeitamente justificável, por ser pertinente a outra profissão.
	
	é equiparado a ato educacional permitido.
	
	Nenhuma das respostas

Continue navegando