Buscar

Prointer FINAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão Pública
POLO: Valparaiso 
TUTOR A DISTÂNCIA: Samuel Franco
Valparaiso de Goiás – GO
2018
PROINTER PARCIAL
TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA
PROINTER III– RELATÓRIO FINAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar – PROINTER.
Valparaiso de Goiás – GO
2018
 
 
 
 
	
 INTRODUÇÃO
 O trabalho tem como objetivo principal estudar pesquisar dados sobre o município onde moro.
O Município a ser estudado é Valparaiso de Goiás 
Assim, durante o decorrer desse trabalho, veremos como o município se comporta em relação as suas atividades, veremos as características de Valparaíso, sua história, seus pontos fracos e seus pontos fortes, seu cenário atual, aonde se quer chegar.
APRESENTAÇÃO
Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás
Prefeito: Pábio Correia Lopes
Endereço: Rua Desembargador Dr. José Dilermando Meireles, Av.Central
Norte S/N°, Cidade Jardins. CEP 72.870-000
Numero de funcionários no município: 2.636
 Estrutura organizacional:
Controladoria Geral do Município; 
Secretaria Municipal de Governo; 
Secretaria Municipal de Finanças; 
Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos;
Secretaria Municipal de Educação; 
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; 
Secretaria Municipal de Saúde ;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Infraestrutura Urbana; 
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;
Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude; 
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura Familiar; 
Secretaria Municipal de Cidadania e Participação Popular; 
Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal;  
Superintendência de Arrecadação Tributária;
Superintendência de Trânsito e Transporte; 
Assessoria Especial
Ouvidoria municipal
A história de Valparaíso de Goiás começou em 19 de abril de 1979, quando o prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou o pequeno Núcleo Habitacional Valparaíso I, que surgiu em função da construção de Brasília. Em solenidade oficial, empossou o primeiro administrador regional da localidade, Clóvis José Rizzo Esselin de Oliveira Almeida. O mais novo Núcleo Habitacional de Luziânia contava com apenas 864 casas, uma escola estadual e o prédio da administração regional. O Núcleo Residencial, construído pela Encol, começou com muitos problemas: não havia comércio, a falta de água era frequente e só havia transporte coletivo na BR-040.
No dia 2 de maio de 1980, através do Decreto-Lei nº 972, ficou instituída e oficializada a data de 19 de abril para comemorar o aniversário da fundação do Núcleo Habitacional Valparaíso. Nesta época, Valparaíso já contava com um posto telefônico, uma agência de Correios e Telégrafos, um escritório de contabilidade e onze lojas comerciais. Na área educacional, a cidade contava com uma escola estadual que atendia aos alunos do primeiro grau e duas escolas particulares, que já se encontram extintas. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Valparaíso de Goiás, pela lei estadual nº 12667, de 18 de julho de 1995, desmembrado de Luziânia.
 Tanto o Ensino Fundamental como o Ensino Médio são oferecidos pela Rede Pública Municipal e Estadual e entidades particulares, além de uma instituição militar: o Colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Fernando Pessoa, localizado no bairro Jardim Céu Azul, que atende estudantes do ensino fundamental e médio. .[9]
Possui cinco unidades de ensino superior: Centro Universitário Unicesumar, Faculdades Anhanguera, FACESA - Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, CESB - Centro de Ensino Superior do Brasil e UNIDESC - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste.
6 DEMOSTRAÇÃO DOS BENEFICIOS DO PPA NO MUNICIPIO
O PPA inaugurou um novo modelo de estrutura e conceitos para o Plano Plurianual, definindo os espaços de atuação do Plano e do Orçamento, o que permitiu elevar o Plano a um nível mais estratégico, com a criação dos Programas Temáticos que retratam a agenda de governo organizada pelos temas de políticas públicas. Além disso, possibilitou a qualificação da comunicação com a sociedade. Diante dessas constatações, a orientação para este novo ciclo aponta para um instrumento mais estratégico, no qual seja possível ver com clareza as principais diretrizes de governo e a relação destas com os objetivos a serem alcançados nos Programas Temáticos. Para isso é fundamental que os Programas Temáticos reflitam as prioridades dos planos setoriais e o diálogo com a sociedade e suas entidades representativas. Para a população vai ser de grande beneficio saber oque acontece dentro da prefeitura e pra onde esta indo o dinheiro, e para o governo vai ser bom ter um plano para melhor apresentar os gastos e todas a s melhorias eu precisam ser feitas no município de Valparaiso de Goiás. 
5	 RELATÓRIO PPP
O Projeto Político Pedagógico tem como objetivo estabelecer parâmetros para atendimento ao adolescente privado de liberdade, com ênfase nas ações de educação, saúde, cultura, esporte, lazer, profissionalização, convivência familiar e comunitária, indicando como devem ser as estratégias operacionais das equipes interdisciplinares, com o fim de alinhar os conceitos e as bases éticas e pedagógicas a serem adotadas pelas Unidades de Internação do Sistema Socioeducativo Regionalizado do Estado de Goiás, destinadas à execução da medida de internação e internação provisória. Com a apresentação deste Projeto Político Pedagógico, o Estado de Goiás visa alinhar as ações do Sistema Regionalizado de Atendimento Socioeducativo, orientando seus atores, a comunidade socioeducativa, para que desenvolvam ação pedagógica pautada pelos princípios da eficácia, da solidariedade, do respeito mútuo, do compromisso individual e coletivo, da valorização do ser, do fortalecimento das relações de afeto e de práticas para o cuidado individual e coletivo, por meio da ação pedagógica permanente, com a produção de um ambiente profícuo a cidadania dos adolescentes, capaz de gerar oportunidades para o desenvolvimento de atitudes e habilidades socialmente aceitas. O Sistema Socioeducativo conta com a participação de diversos órgãos, sendo educação, saúde, segurança pública, assistência social e outros, com papeis estabelecidos pela Lei do SINASE. Nesse cenário; todos os atores e participantes da comunidade socioeducativa, independentemente do seu órgão de origem, estão vinculados aos princípios, ações e metodologias aqui definidas, visto que traduzem a política norteadora das ações pedagógicas voltadas para a socioeducação. Os eixos pedagógicos que nortearão as atividades diárias visam assegurar o desenvolvimento pessoal e as práticas socializadoras. Serão trabalhados como elementos aglutinadores das atividades e ações pedagógicas que integrarão arte, cultura, esporte, lazer e expressão de fé, propiciando assim o desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes dos adolescentes. Objetivo Geral Possibilitar ao adolescente em conflito com a lei o cumprimento da medida socioeducativa de privação de liberdade, com garantia de atendimento integral, mediante a criação de um ambiente que privilegie e garanta uma relação de direitos e deveres, que respeite as diferenças individuais e possibilite a construção de valores com vistas à sua inserção familiar e comunitária, oportunizando o desenvolvimento pessoal e social a ser construído de forma autônoma, solidária e competente.
 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 Em uma época de complexidade, mudança e incerteza como a que atravessamos atualmente, a Administração se transformou em uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vivemos em uma civilização onde predominamas organizações e na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade. E a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas , de maneira eficiente e eficaz, seja no setor privado ou publico. Desta forma para atingir resultados em diversas áreas e pro mover o bem -estar da sociedade, os governos se utilizam das políticas públicas, definidas como ações e decisões para a solução de problemas existentes na sociedade. Atualmente os modelos de administração pública têm exigido dos gestores maior competência e transparência na aplicação dos recursos públicos. Muitos são os problemas a serem resolvidos e as necessidades da população cada vez maior, e a população também não participa ou não sabe como participar das decisões publicas. 
O cidadão quer e precisa participar mais do que acontece em seu estado principalmente quando se trata dos gastos públicos. Para isto foi criada a Lei da transparência e a de a cesso a informação no sistema jurídico brasileiro, estabelecendo mecanismos de acesso à informação pública é bastante recente. Um dos principais fundamentos da transparência dos atos administrativos é a garantia de acesso dos cidadãos às informações coletadas, produzidas e armazenadas pelas diversas agências estatais. Na relação com o poder público, o acesso livre e transparente protege o cidadão de intromissões indevidas e atos arbitrários por parte dos governos e, por outro lado, é precondição para a participação do cidadão e dos grupos organizados da sociedade nos processos políticos, para uma democracia mais efetiva, desta forma embasados pelo referencial teórico.
REFERÊNCIAS
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
http://www.valparaisodegoias.go.gov.br/
Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos – Apresentação ABNT. Disponível em: 
<http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>. Acesso 007 abr. 2014. 
BALDO, Rafael Antonio. Novos Horizontes para a Gestão Pública – 1ª Ed. vol.2. Juruá, 2009. (Livro Principal) 
BRUNO, Reinaldo Moreira. Lei de responsabilidade fiscal e orçamento público municipal. 4ª Ed., Juruá, 2011. (Livro Principal)

Continue navegando