Buscar

TrabalhoEntregue 475736 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Gelateria San Paolo
Em um país altamente competitivo,que tem como pano de fundo uma crise econômica, e o surgimento constante de novas tecnologias ,as incertezas que pairam sobre a estruturação de um modelo de negócios, seja ele referente a uma empresa ou a um produto, são elevadíssimas.Diante deste contexto,torna-se público e notório a importânca do design thinkingjá que Trata-se de uma abordagem criativa e sistêmica para aproveitamento de uma oportunidade a partir experimentação, criação e prototipagem de um produto ou negócio com o objetivo de se coletar o feedback da clientela. Desse modo, é possível alocar melhor recursos de diversas origens, sejam eles humanos, financeiros ou físicos. Em linhas gerais, utilizar tempo e ativos com mais consciência.
O empreendimento escolhido é a sorveteria San Paolo aqui em Fortaleza,já que a inovação e criação de nova forma de servir o sorvete vem atraindo uma clientela significativa , fazendo com que a mesma creça em progressão geométrica.A ideia de estruturação do negócio surgiu após os donos constatarem que havia falta de opções diferentes nas sorveterias de Fortaleza,terra do sol , qe como o próprio nome já sugere,é caor o ano inteiro. Entretanto, era necessário estruturar o negócio antes de realizar os investimentos. A partir da observação de potenciais consumidores, eles perceberam necessidades trazidas à tona a por parte de seus eventuais cliente, criando uma empatia e coletando o maior número possível de percepções, de insights.
Os empreendedores da San Paolo ouviram dezenas de pessoas, conduzindo a discussão para os aspectos que os interessavam, tais quais qualidade das opções oferecidas pelas sorveterias locais locais, diversidade dos produtos oferecidos e perfil dos interlocutores. Entretanto, os insights só puderam ser coletados porque os entrevistados se sentiram confortáveis para expor suas percepções e anseios. 
Depois de entender as necessidades do público-alvo ,eles processaram as informações obtidas durante a imersão . Um resultado dessa “digestão” foi um perfil consolidado do cliente, e a partir daí buscou-se inovação no ramo, o que fazia total sentido dado o perfil jovem da clientela.
Definido o problema, o passo seguinte foi buscar novas alternativas de fabricação do sorvete, e aí aconteceu o boom.Os empreendedores trouxeram uma pedra que permite preparar o sorvete com seus mixes na frente do cliente , ou seja ,o cliente escolhe o sabor do sorvete e adiciona os mixes disponiveis , criando seu proprio gelado e gerando um feedback altamente satisfatório.
No caso da gelateria, foram confirmadas as hipóteses que sustentavam o modelo de negócios, tendo os clientes gostado do ambiente projetado pela equipe e dos produtos em si. Entretanto, houve grande resistência por parte do público em relação ao preço do produto.
Com isso, foram planejadas melhorias operacionais pontuais pra minimizar os custos e uma estratégia de divulgação mais consistente,fora a propaganda boca a boca.Atualmente eles contam com lojas em todos os shopping centers de Fortaleza ,além da orla marítima,coroando um negócio de sucesso.

Outros materiais