Buscar

atividade discursiva hidraulica e pneumatica

Prévia do material em texto

Quais são os principais componentes que compõem o sistema de conversão primária de um sistema hidráulico? Qual é a função destes componentes neste sistema?
PRINCIPAIS COMPONENTES DOS SISTEMAS HIDRÁULICOS E SUAS FUNCÕES.
Óleo 
Na maioria das aplicações são produtos destilados do petróleo 
Funções 
Transmitir pressão 
Lubrificar as partes móveis da instalação 
Refrigerar
Amortecer oscilações de pressões 
Proteger contra a corrosão 
Remover impurezas 
Óleo mineral: cumprem todos os requisitos na maioria das aplicações
Propriedades do Óleo Mineral 
Viscosidade: É a resistência interna, intermolecular, oferecida pelo óleo para escoar. 
Evita o contato metal-metal e efetua a formação de uma fina camada de lubrificante, evitando desgastes. 
Uma maior viscosidade significa 
maior dificuldade na sucção das bombas (cavitação); 
maior perda de carga; 
reação retardada nos acionamentos; 
dificuldade de eliminação de bolhas de ar; 
pequenos vazamentos. 
Uma menor viscosidade significa 
maior desgaste, diminuição da ação lubrificante 
melhor facilidade ao escoamento 
maior vazamento 
boa resposta aos acionamentos
Reservatório ou Tanque
Reservatórios ou tanques têm por finalidade básica armazenar e facilitar a manutenção do fluido utilizado nos sistemas hidráulicos. 
O reservatório pode ser projetado para cumprir várias funções, desde que não haja problemas quanto à sua localização ou ao seu tamanho. 
É fundamental que o reservatório apresente, no mínimo, as seguintes características: 
ter espaço para separação do ar do fluido; 
permitir que os contaminadores se assentem; 
ajudar a dissipar o calor gerado pelo sistema; 
facilitar a manutenção.
Bomba 
É utilizada nos circuitos hidráulicos para converter energia mecânica em energia hidráulica, empurrando o fluido hidráulico no sistema. As bombas são fabricadas em vários tamanhos e formas, com diversos e complexos mecanismos de bombeamento e para várias aplicações. Todas as bombas são classificadas em uma das categorias básicas: hidrodinâmica e hidrostática. As bombas hidráulicas são classificadas como positivas (fluxo pulsante ou hidrostática) e nãopositivas (fluxo contínuo ou hidrodinâmicas). 
Bomba Hidrostática (Classificação) 
Bombas de Engrenagens 
Engrenagens externas ou internas 
De lóbulos 
Do tipo gerotor 
De parafusos 
Bombas de Palhetas 
Balanceadas 
Deslocamento variável 
Bombas de Pistões 
Radiais 
Axiais
Especificação de Bombas As bombas são, geralmente, especificadas pela capacidade de pressão máxima de operação e pelo seu deslocamento, em litros por minuto, em uma determinada rotação por minuto. 
Relações de Pressão: A faixa de pressão de uma bomba é determinada pelo fabricante, baseada na vida útil da bomba. 
Deslocamento: Deslocamento é o volume de líquido transferido durante uma rotação e é equivalente ao volume de uma câmara multiplicado pelo número de câmaras que passam pelo pórtico de saída da bomba, durante uma rotação da mesma. O deslocamento é expresso em centímetros cúbicos por rotação e a bomba é caracterizada pela sua capacidade nominal, em litros por minuto. Capacidade de Fluxo: A capacidade de fluxo pode ser expressa pelo deslocamento ou pela saída, em litros por minuto. 
Eficiência volumétrica: Teoricamente, uma bomba desloca uma quantidade de fluido igual a seu deslocamento em cada ciclo ou revolução. Na prática, o deslocamento é menor, devido a vazamentos internos. Quanto maior a pressão, maior será o vazamento da saída para a entrada da bomba ou para o dreno, o que reduzirá a eficiência volumétrica. A eficiência volumétrica é igual ao deslocamento real dividido pelo deslocamento teórico, dada em porcentagem.
Instrumentos Indicadores
Os mais utilizados em hidráulica e pneumática são: manômetro, vacuômentro e o termômetro.
Manômetro instrumento utilizado para indicar pressão.
Vacuômetro instrumento utilizado para indicar vácuo (ausência total o u parcial de ar.
Termômetro instrumento utilizado para indicar temperatura.
Linhas
Válvula
Direcionais 
Bloqueio 
Fluxo 
Pressão
Caracterização ou identificação 
Número de vias / Número de posições 
Representação das vias 
setas (ligações) 
tês (bloqueio) T 
Representação das posições 
Quadrados
Observações 
Quando uma válvula tiver 2 posições, o quadrado da direita representará a posição de repouso e o da esquerda a posição de acionamento.
Quando uma válvula tiver 3 posições, o quadrado central representará a posição de repouso, o da esquerda a posição de avanço do cilindro e o da direita a posição de retorno do cilindro.
Válvula Reguladora de Pressão
É um regulador responsável por evitar a flutuação da pressão no sistema, controlando a pressão à medida que é percorrida através de um atuador ou outra parte de um sistema pneumático. Para a pressão do ar dentro de uma faixa de pressão apropriada, a pressão deve ser ajustada baixa o suficiente para que possa variar entre sem alterar os requisitos mínimos e máximos do sistema. Em certas aplicações, uma válvula reguladora de pressão deve garantir que a saída de pressão de ar permaneça constante, independentemente das mudanças de pressão em pontos anteriores no sistema e alterações no fluxo. Outras aplicações exigem que os reguladores de pressão baixem a pressão para que o ar não seja desperdiçado enquanto ainda atende aos requisitos básicos de pressão do dispositivo.
A função primária da Válvula Reguladora de Pressão é combinar o fluxo de gás através do regulador com a demanda por gás colocado sobre ele, mantendo uma pressão de saída constante.
Se o fluxo de carga diminui, o fluxo do regulador também deve diminuir. Se o fluxo de carga aumentar, então o fluxo do regulador deve aumentar para evitar que a pressão controlada diminua devido a uma falta de gás no sistema de pressão. Um regulador de pressão inclui um elemento de restrição, um elemento de carga e um elemento de medição:
• O elemento de restrição é uma válvula que pode fornecer uma restrição variável ao fluxo.
• O elemento de carregamento é uma parte que pode aplicar a força necessária ao elemento de restrição. Este carregamento pode ser fornecido por um peso, uma mola, um atuador de pistão ou o atuador de diafragma em combinação com uma mola.
• O elemento de medição funciona para determinar quando o fluxo de entrada é igual ao fluxo de saída. Geralmente utilizado um manômetro.
Atuador
Atuador Linear Transformam a energia hidráulica em energia mecânica, executando movimentos lineares, elevando, descansando, bloqueando e deslocando cargas. 
As vantagens são: 
Bom rendimento ao transformar movimentos; 
Força máxima constante ao longo do curso; 
Controle fácil da força no atuador; 
Velocidade constante se vazão é constante; 
Velocidade constante ao longo do curso; 
As forças podem ser de tração e compressão; 
Acionamentos de grande potência com cotas reduzidas de montagem. 
Atuador Liner 
Os cilindros são classificados, quanto à sua ação, em: 
simples ação ou simples efeito 
dupla ação ou duplo efeito 
Simples efeito: possui uma só tomada de pressão. O movimento em sentido contrário ao da pressão dá-se por meio de mola ou pela ação do próprio peso ou carga externa. A mola pode ser interna ou externa, e pode promover o avanço ou o retorno do êmbolo. 
Duplo efeito: possui duas tomadas de pressão. A inversa do movimento ocorre quando se troca a tomada de pressão.
Atuador Rotativo 
A energia hidráulica fornecida para um motor hidráulico é convertida em mecânica sob a forma de torque e rotação. 
Construtivamente, o motor assemelha-se a uma bomba, excetuando-se, evidentemente, a aplicação que é inversa uma da outra. Existem casos, inclusive, em que o equipamento pode trabalhar ora como bomba, ora como motor hidráulico.
 
Filtro 
Os filtros são aparatos utilizados para separar substâncias sólidas ou gases de líquidos, e para tal, empregam-se meios fibrosos ou granulados, que são a essência do filtro! A substância retida denomina-se resíduo. Para a separaçãode partículas empregam-se diversos procedimentos de filtração. A escolha dos procedimentos depende da finura de filtro exigida,
Mangueira flexível 
Geralmente os sistemas hidráulicos utilizam mangueiras flexíveis como elementos para movimentação do fluido, isto devido ao fato das mangueiras absorverem vibrações e facilitarem a mudança de direção de transmissão da força. 
Existe uma grande quantidade de diferentes tipos de mangueiras, classificadas de acordo com a sua pressão máxima que suporta, diâmetro, etc.

Continue navegando