Buscar

Trabalho Sergio Rocha Lima

Prévia do material em texto

Uniabeu Centro Universitário Aluna: Amanda Augusta de Jesus 
Prof°: Sérgio Rocha Lima. Turma: Rh321
- O conceito de Gestão de Pessoas
 O conceito de Gestão de Pessoas, ou melhor, Administração de Recursos Humanos , está ligado a administração de comportamentos dentro de uma organização, através habilidades, técnicas, e práticas. A Administração de Recursos Humanos tem por seu principal objetivo a valorização do profissional, o capacitando, desenvolvendo-o para que o profissional venha crescer dentro da Organização, e que haja também o crescimento Organizacional.
 Segundo Chiavenato, " Gestão de Pessoas é uma área sensível à mentalidade que em geral predomina nas organizações. A gestão de R.H , abrange aspectos como a cultura organizacional , satisfação no trabalho e talento." Para ele também, “existe uma grande diferença entre gerenciar pessoas e gerenciar com pessoas. No primeiro caso, as pessoas são o objeto da gerência, são guiadas e controladas para alcançar determinados objetivos. No segundo caso, as mesmas são o sujeito ativo da gerência, são elas que guiam e controlam para atingir os objetivos da organização e os objetivos pessoais." 
 Para o autor, o termo gerenciar pessoas, tem o significado de ter pessoas que não participem do gerenciamento, sendo apenas profissionais de seus determinados setores, já o termo gerenciar com pessoas, é ter a união, ter os profissionais como parceiros, prontos a resolverem qualquer situação.
 - O contexto da Gestão de Pessoas
 Passamos a maior parte do tempo de nossas vidas, dentro da Organização onde trabalhamos, nela dedicamos os nossos esforços, praticamos o profissionalismo. As Organizações nada seriam se não existissem pessoas.
 Temos uma grande importância dentro das Organizações, elas precisam de todos profissionais para poderem funcionar, e nós profissionais necessitamos delas para podermos desenvolver nosso profissionalismo, ambos são de tamanha importância, e dependentes um do outro. É necessária que haja interação entre profissional e Organização, onde a organização possa não somente compreender o profissional como gerador de lucros, possa ver seu lado pessoal, o valorizando. Mas também é necessário, que o profissional conheça sua empresa, saiba o porque da sua existência, seus valores, sua missão, sua cultura. A partir de então, as pessoas alcançam sua realização, empresas se tornam mais sofisticadas, produtivas, e o trabalho, cada vez mais satisfatório.

Continue navegando