Buscar

Gerenciamento de tempo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto.
Características
• É a área mais facilmente percebida da Gerência de Projetos. 
• É a área que mais sofre influência dos outros fatores do projeto. 
• Softwares ajudam no processo, auxiliando na geração do cronograma, mas não mostram como gerenciar o projeto. 
• Seu gerenciamento isolado não garante o controle do prazo do projeto.
Dentro do grupo de processos de planejamento do projeto: 6.1 Planejar o gerenciamento do cronograma; 6.2 Definir as atividades; 6.3 Sequenciar as atividades; 6.4 Estimar os recursos das atividades; 6.5 Estimar as durações das atividades; 6.6 Desenvolver o cronograma.
Dentro do grupo de processos de monitoramento e controle do projeto: 6.7 Controlar o cronograma.
6.1 O processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto. O principal benefício deste processo: é o fornecimento de orientação e instruções sobre como o cronograma do projeto será gerenciado ao longo de todo o projeto. Entradas: Plano do gerenciamento do projeto (EAP), termo de abertura do projeto, fatores ambientais da empresa, ativos de processos organizacionais > F. e técnicas: Opinião especializada, técnicas analíticas, reuniões > Saídas: Plano de gerenciamento do cronograma. 	Comment by Cliente: Planejar o gerenciamento do cronograma
Entradas: Plano de gerenciamento do projeto: Linha de base do escopo - a linha de base do escopo inclui a especificação do escopo do projeto e os detalhes da estrutura analítica do projeto (EAP) usados para a definição das atividades, a estimativa de duração e o gerenciamento do cronograma; e Outras informações: outras decisões sobre custos, riscos e comunicações relacionadas com a elaboração do cronograma a partir do plano de gerenciamento do projeto são usadas para desenvolver o cronograma. 
Termo de abertura do projeto: O termo de abertura do projeto apresenta o resumo do cronograma de marcos e os requisitos de aprovação do projeto que influenciarão o gerenciamento do cronograma do projeto. 
Fatores ambientais da empresa 
Ativos de processos organizacionais
F. e técnicas: Opinião especializada 
Técnicas analíticas: o processo Planejar o gerenciamento do cronograma pode envolver a escolha de opções estratégicas na estimativa e elaboração do cronograma, tais como: metodologia de elaboração do cronograma, ferramentas e técnicas de cronograma, abordagens e formatos de estimativa, e software de gerenciamento de projetos. 
Reuniões
Saídas: Plano de gerenciamento do cronograma: o desenvolvimento do modelo do cronograma do projeto (a metodologia e a ferramenta de cronograma a serem usadas no desenvolvimento do modelo do cronograma do projeto são especificadas); Nível de exatidão (a faixa aceitável usada na determinação das estimativas realistas de duração das atividades é especificada e pode incluir uma quantia para contingências); Unidades de medida (cada unidade usada em medições -como horas e dias de pessoal ou semanas para medidas de tempo, ou metros, litros, toneladas, quilômetros ou jardas cúbicas para medidas de quantidade-, é definida para cada um dos recursos); Associações com procedimentos organizacionais (a estrutura analítica do projeto (EAP) fornece a estrutura para o plano de gerenciamento do cronograma, considerando a consistência com as estimativas e os cronogramas resultantes); Manutenção do modelo do cronograma do projeto (o processo usado para atualizar o progresso no andamento e registro do projeto no modelo do cronograma durante a execução do projeto é definido). Limites de controle (limites de variação para monitoramento do desempenho do cronograma podem ser especificados para indicar uma quantidade de variação combinada a ser permitida antes que alguma ação seja necessária; Regras para medição do desempenho (as regras para medição do desempenho do gerenciamento do valor agregado (GVA) ou outras regras de medição física do desempenho são estabelecidas; Formatos de relatórios (os formatos e frequências para vários relatórios de prazos são definidos); Descrições dos processos; (descrições de cada um dos processos de gerenciamento dos prazos são documentadas.
6.2 Definir as atividades é o processo de identificação e documentação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. O principal benefício deste processo: é a divisão dos pacotes de trabalho em atividades que fornecem uma base para estimar, programar, executar, monitorar e controlar os trabalhos do projeto. Entradas: Plano do gerenciamento do cronograma, linha base do escopo, fatores ambientais da empresa, ativos de processos organizacionais > F. e técnicas: Decomposição, planejamento em ondas sucessivas, opinião especializada > Saídas: Lista de atividades, atributos das atividades, lista de marcos.	Comment by Cliente: Definir as atividades
Entradas: Plano do gerenciamento do cronograma
Fatores ambientais da empresa 
Ativos de processos organizacionais
F. e técnicas: Decomposição (uma técnica usada para dividir e subdividir o escopo do projeto e suas entregas em partes)
Planejamento em ondas sucessivas (Conforme os eventos que estão para acontecer são mais conhecidos, os pacotes podem ser decompostos em atividades)
Opinião especializada
Saídas: Lista de atividades (é uma lista abrangente que inclui todas as atividades do cronograma necessárias no projeto)
Atributos das atividades (Refere-se ao conteúdo)
Lista de marcos (têm duração zero porque eles representam um momento no tempo)
6.3 Sequenciar as atividades é o processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto. O principal benefício deste processo: é definir a sequência lógica do trabalho a fim de obter o mais alto nível de eficiência em face de todas as restrições do projeto. Entradas: Plano do gerenciamento do cronograma, lista de atividades, atributo das atividades, lista de marco, especificação do escopo do projeto, fatores ambientais da empresa, ativos de processos organizacionais > F. e técnicas: Metodologia do diagrama de precedência (MDP), determinação de precedência, antecipações e esperas > Saídas: Diagrama de redes do cronograma do projeto, atualizações nos documentos do projeto.	Comment by Cliente: Sequenciar as atividades
Entradas: Plano de gerenciamento do cronograma: identifica o método e a ferramenta de cronograma a serem usados no projeto, que guiará o sequenciamento das atividades. 
Lista de atividades: contém todas as atividades do cronograma necessárias no projeto, que deverão ser sequenciadas. 
Atributos das atividades: podem descrever uma sequência necessária de eventos ou relações definidas de predecessores ou sucessores. 
Lista de marcos: pode conter datas agendadas para marcos específicos, que podem influenciar a maneira como as atividades são sequenciadas. 
Especificação do escopo do projeto: contém a descrição do escopo do produto, que inclui as características do produto que podem afetar o sequenciamento das atividades. 
Fatores ambientais da empresa 
Ativos de processos organizacionais
F. e técnicas: Método do diagrama de precedência: é uma técnica usada para construir um modelo de cronograma em que as atividades são representadas por nós e ligadas graficamente por um ou mais relacionamentos lógicos para mostrar a sequência em que as atividades devem ser executadas. 
Término para início (TI). Um relacionamento lógico em que uma atividade sucessora não pode começar até que uma atividade predecessora tenha terminado. Término para término (TT). Um relacionamento lógico em que uma atividade sucessora não pode terminar até que a atividade predecessora tenha terminado Início para início (II). Um relacionamento lógico em que uma atividade sucessora não pode ser iniciada até que uma atividade predecessora tenha sido iniciada. Início para término (IT). Um relacionamento lógico em que uma atividade sucessoranão pode ser terminada até que uma atividade predecessora tenha sido iniciada.
Saídas: Diagramas de rede do cronograma do projeto: é uma representação gráfica das relações lógicas, também chamadas de dependências, entre as atividades do cronograma do projeto.
6.4 É o processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade. O principal benefício deste processo é identificar o tipo, quantidade e características dos recursos exigidos para concluir a atividade, permitindo estimativas de custos e de duração mais exatas.	Comment by Cliente: Estimar os recursos das atividades
Calendários de recursos (um calendário de recursos é um calendário que identifica os dias úteis e turnos em que cada recurso específico encontra-se disponível). 
Estrutura analítica dos recursos (é uma representação hierárquica dos recursos, por categoria e tipo. A estrutura analítica dos recursos é útil na organização e relato dos dados do cronograma do projeto com informações sobre a utilização dos recursos). 
6.5 Estimar as durações das atividades é o processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades específicas com os recursos estimados. O principal benefício deste processo: é fornecer a quantidade de tempo necessária para concluir cada atividade, o que é uma entrada muito importante no processo Desenvolver o cronograma.	Comment by Cliente: Estimar as durações das atividades
6.6 É o processo de análise de sequências das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o modelo do cronograma do projeto. 	Comment by Cliente: Desenvolver o cronograma
Método do caminho crítico: é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. Esta técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma.
Linha de base do cronograma: é a versão aprovada de um modelo de cronograma que pode ser mudado somente mediante procedimentos de controle formais, e é usada como uma base para comparação com os resultados reais. É aceita e aprovada pelas partes interessadas apropriadas como a linha de base do cronograma com datas de início e datas de término da linha de base. Durante o monitoramento e controle, as datas aprovadas da linha de base são comparadas com as datas reais de início e fim para determinar a ocorrência de variações. A linha de base do cronograma é um componente do plano de gerenciamento do projeto.
Calendários do projeto: identifica os dias úteis e os turnos disponíveis para as atividades agendadas. Ele distingue os períodos de tempo nos dias ou partes dos dias que estão disponíveis para completar as atividades agendadas, dos períodos de tempo que não estão disponíveis. Um modelo de cronograma pode exigir mais de um calendário de projeto para permitir períodos de trabalho diferentes para algumas atividades para calcular o cronograma do projeto.

Continue navegando