Buscar

Simulado Toxicologia

Prévia do material em texto

Simulado Toxicologia 
	1a Questão (Ref.: 201402176278)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Antídotos são extremamente usados nos casos de intoxicação e é importante que se conheçam as indicações e se pese a necessidade para cada caso. Além disso, devem ser conhecidas e respeitadas as doses para um composto, a fim de não se causar nova intoxicação ao paciente. Marque a alternativa INCORRETA que não se adequado ao Tipo de intoxicação e indicações/antídotos respectiva.
		
	
	Dimercaprol / Chumbo
	 
	Azul de metileno / Anfetaminas
	
	Naloxone / Compostos Opiáceos;
	
	Atropina /Inseticidas organofosforados;
	
	Flumazenil / Benzodiazepínicos;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401845178)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Efeito decorrente de alterações genéticas envolvidas com os receptores ou metabolismo do fármaco
		
	
	Alergia
	
	Efeito colateral
	 
	Idiossincrasia
	
	Efeito adverso
	
	Efeito secundário
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401924195)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A dose letal (DL50 ) é um parâmetro comumente empregado na toxicologia e determina a concentração capaz de matar 50% das cobaias que recebem essa dose. É dada a DL50 de 3 pesticidas em miligramas por quilograma de peso da cobaia e a solubilidade dos mesmos em água: I - DDT (DICLORODIFENIL TRICLOROETANO) - DL50: 135 mg/kg e solubilidade em água - 0,0062 mg/L); II - Paration - DL50: 6 mg/kg e solubilidade em água - 24 mg/L; III - Malation - DL50: 2000mg/Kg e solubilidade em água - 145 mg/L. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que o pesticida com maior potencial de se espalhar no ambiente por ação das chuvas e aquele com maior toxicidade é:
		
	
	É, em ambos os casos, o DDT
	
	São, respectivamente, o DDT e o Paration
	 
	São, respectivamente, o Malation e o Paration
	
	São, respectivamente, o DDT e o malation.
	
	Nenhuma das alternativas está correta
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401924613)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Brasil, o banco de dados do Sistema de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), no ano de 2012, registrou 378 casos de óbitos decorrentes da intoxicação humana por agentes tóxicos. Entre os principais agentes, 128 casos estão relacionados ao uso de medicamentos. Nesse contexto os antídotos são substâncias que têm a capacidade de inibir ou atenuar a ação do tóxico, quelar ou aumentar a velocidade de excreção. Nos casos de intoxicação por agentes metemoglobinizantes o antídoto indicado é:
		
	 
	Azul de metileno
	
	Piridoxina
	
	Terra de fuller
	
	Dimercaprol (BAL)
	
	N- acetilcisteína
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401859111)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Inclui todos os processos envolvidos na relação entre a disponibilidade química e a concentração do fármaco nos diferente tecidos do organismo. Intervêm nesta fase a absorção, a distribuição, o armazenamento, a biotransformação e a excreção das substâncias químicas. As propriedades físico-químicas dos toxicantes determinam o grau de acesso aos órgãos-alvos, assim como a velocidade de sua eliminação do organismo.
		
	
	idiossincrasia
	
	Toxicodinâmica
	 
	Toxicocinética
	
	Toxicidade
	
	Toxicologia
		
	1a Questão (Ref.: 201402217825)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A compreensão do efeito tóxico das substâncias também pode ser estendida ao tipo de efeito nocivo desencadeado pelo agente. Dessa forma, as substâncias que possuem maior potencial de provocar efeitos carcinogênicos são substâncias que apresentam um efeito:
		
	
	Efeito sistêmico.
	
	Efeito local.
	 
	Efeito retardado.
	
	Efeito subagudo.
	
	Efeito imediato.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402152936)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os agentes tóxicos apresentam estruturas químicas das mais variadas e podem ser classificados utilizando-se critérios diferentes, conforme a finalidade de seu estudo. O entendimento do mecanismo molecular e bioquímico de agentes tóxicos bem como o local específico de sua ação é de suma importância  para a aplicação de medidas preventivas e terapêuticas e os mecanismos gerais são variados. Sobre esse assunto é INCORRETO afirmar: 
		
	
	Alguns compostos do tipo ácido ou base atuam indistintamente sobre qualquer órgão, causando irritação e corrosão nos tecidos em contato.
	
	Muitos solventes orgânicos produzem efeitos depressores no sistema nervoso central por alterarem a fluidez de membranas, em face de sua propriedade lipofílica, tornando-se mais densa e rígida e comprometendo vários processos que necessitam mudanças rápidas e reversíveis na estrutura da membrana.
	
	São exemplos de mecanismos toxicodinâmicos: Interferência na excitabilidade da membrana, complexação com biomoléculas e inibição da fosforilação oxidativa,
	
	Os receptores são elementos sensoriais no sistema de comunicações químicas que coordenam a função de todas as células no organismo. são constituídos por macromoléculas ou parte delas, situadas nas membranas celulares, no citoplasma ou no núcleo.
	 
	Estruturas-alvo frequentemente são moléculas lipídicas que exercem importantes funções no organismo tais como enzimas, moléculas transportadoras e canais iônicos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402217814)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As intoxicações também podem ser classificadas em relação ao tempo de exposição. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa que contém a intoxicação onde há exposições frequentes ou repetidas num período de vários dias ou semanas antes do aparecimento dos sintomas:
		
	 
	Intoxicação subaguda.
	
	Intoxicação de longa duração.
	
	Intoxicação intermitente
	
	Intoxicação de curta duração.
	
	Intoxicação aguda.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401862627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre parâmetros que devem ser considerados na avaliação do risco analise os seguintes itens: I - NOAEL: menor dose na qual são observados efeitos adversos; II - LOAEL: Maior dose administrada num estudo de toxicidade na qual não se observa nenhum efeito adverso; III - Endpoints: Efeitos críticos de relevância; IV - Threshold: limiar de toxicidade.
		
	
	II e III estão corretas;
	
	I e II estão corretas;
	 
	III e IV estão corretas;
	
	Apenas I está correta.
	
	Todas as alternativas estão corretas;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401265881)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na fase da toxicocinética para que a substância tóxica seja transportada através de uma membrana biológica, este tem de estar dissolvido no meio em contato com a membrana, sendo formada de camadas lipoproteicas intercaladas por poros que contém água. Sobre o processo de distribuição, assinale a alternativa correta:
		
	
	Após a absorção os xenobióticos são distribuídos para órgãos com menor irrigação sanguínea como, por exemplo, fígado, rins e cérebro.
	
	A barreira placentária protege do feto à ação dos xenobióticos.
	
	Toda droga apresenta alta especificidade nas suas ações. Em muitos casos, o aumento da dose não afeta outros alvos diferentes do principal e provoca efeitos colaterais.
	 
	A fração livre ou seja, a fração dos fármacos que não estão ligados a proteínas, é que apresenta atividade farmacológica.
	
	) Duas drogas podem agir sobre um mesmo tecido ou órgão através de receptores independentes obtendo como resultado efeitos em diferentes direções, sendo conhecido como antagonismo fisiológico funcional.
		
	
1a Questão (Ref.: 201401852849)
	
Pontos: 0,1  / 0,1
	Os complexos eventos envolvidos na intoxicação compreendem 4 fases. Sobre as fases da intoxicação julgue os seguintes itens.
		
	 
	Fase de Exposição: É a fase em que as superfícies do organismo entram em contato com o toxicante.Nesta fase torna-se importante considerar a dose ou concentração do xenobiótico, via de introdução, a frequência, duração e propriedades físico-químicas das substâncias.
	 
	Fase clínica: Fase em que são observados os sinais e sintomas mediante diagnóstico, caracterizando os efeitos nocivos provocados pela interação do toxicante com o organismo
	 
	Fase Toxicocinética: Inclui todos os processos envolvidos entre a absorção, distribuição, biotransformação e processo de eliminação do xenobiótico.
	 
	Fase Toxicodinâmica: compreende a interação entre as moléculas do toxicante e os sítios de ação, específicos ou não, dos órgãos e o aparecimento do desequilíbrio homeostático.
	 
	Fase Toxicodinâmica: Inclui todos os processos envolvidos entre a absorção, distribuição, biotransformação e processo de eliminação do xenobiótico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401263810)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todas as seguintes afirmativas sobre procedimentos de emergência em toxicologia são verdadeiras, EXCETO:
		
	
	A exsanguineotransfusão pode ser utilizada para casos graves de intoxicações por monóxido de carbono.
	 
	O carvão ativado deve ser utilizado, apenas, até duas horas da ingestão do agente tóxico.
	
	O carvão ativado não deve ser utilizado em um quadro de intoxicação causado por álcoois.
	
	Os antídotos dos venenos podem atuar ao antagonizar as ações dos venenos.
	
	Para indução de vômito utiliza-se xarope de ipeca.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402139947)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os estudos sobre drogadicção ressaltam a tolerância como critério diagnóstico para dependência de droga. O conceito correto de tolerância é:
		
	 
	acentuada redução do efeito com uso contínuo da mesma quantidade de substância, ou necessidade de quantidades muito maiores da substância para que haja intoxicação ou o efeito desejado.
	
	abandono ou redução de atividades sociais, ocupacionais ou recreativas em virtude do uso da substância, ou necessidade de quantidades muito maiores da substância para que haja intoxicação ou o efeito desejado
	
	aumento do tempo gasto em atividades para obter a substância, ou no uso da substância, ou na recuperação de seus efeitos, ou, ainda, acentuado aumento do efeito com uso contínuo da droga.
	
	acentuada redução do efeito com uso contínuo da mesma quantidade de substância, ou necessidade de consumir a mesma substância para reduzir sintomas desagradáveis.
	
	necessidade de quantidades muito maiores da substância para que haja intoxicação ou o efeito desejado, e consumo por um período mais longo do que o pretendido
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401835764)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando o indivíduo se intoxica com um droga de caráter ácido o que pode se fazer para aumentar excreção renal da droga?
		
	
	Acidificar o suco pancreático
	
	Reduzir o pH do sangue
	 
	Aumentar o pH da urina
	
	Reduzir o pH da urina
	
	Aumentar o pH do sangue
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402139960)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da toxicologia forense, assinale a opção correta.
		
	
	A substância conhecida como tetraidrocanabinol, presente na planta da maconha, possui baixa lipofilidade.
	 
	Na intoxicação por álcool metílico (metanol), o quadro de embriaguez normalmente não é tão acentuado quanto outros efeitos toxicológicos, tais como gastrenterite, ambliopia (comprometimento da visão), edema cerebral e danos na retina.
	
	Aiauasca e epadu são denominações de plantas das quais se extraem substâncias entorpecentes geralmente usadas, respectivamente, com fins excitantes e alucinógenos.
	
	Sendo de meia-vida longa, a cocaína é comumente detectada em até cinco dias na urina de usuários, por técnicas de imunoensaio e cromatografia gasosa.
	
	Na análise toxicológica, o material cadavérico de eleição para detecção de envenenamento em pessoas submetidas a necropsia médico-legal é o sangue, e o local de coleta, o coração.
	1a Questão (Ref.: 201401263916)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A dosagem do ácido delta aminolevulínico na urina (ALA-U) é um indicador biológico da intoxicação pelo chumbo que reflete uma ação:
		
	 
	inibitória sobre as enzimas atuantes na síntese do HEME;
	
	inibitória sobre as enzimas hepáticas.
	
	espasmódica sobre os vasos sangüíneos;
	
	tóxica direta sobre os neurônios;
	
	tóxica sobre a membrana hematoencefálica;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401263966)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A atropina mostra-se útil no tratamento da intoxicação provocada por inseticidas organofosforados, uma vez que ela:
		
	
	inibe a transmissão ganglionar normal
	 
	bloqueia a ação da acetilcolina em locais centrais e periféricos
	
	estimula diretamente os receptores nicotínicos
	
	reativa a acetilcolinesterase inibida
	
	estimula diretamente os receptores alfa a
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401263883)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É recomendável que toda empresa que utiliza sais de cianeto, tenha à disposição a seguinte substância utilizada como antídoto:
		
	
	Oxigênio a 100%
	
	Azul de metileno
	 
	Nitrito de amila
	
	EDTA
	
	Brometo de N - butilescopolamina
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401263880)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O monóxido de carbono é um poluente atmosférico que se apresenta como um dos principais causadores de intoxicação, principalmente em crianças e idosos. É correto afirmar que o princípio da determinação espectrofotométrica do CO quando inalado, refere-se a complexação deste com:
		
	
	o Fe2+ da hemoglobina, formando a metaemoglobina, que consiste na forma a ser determinada pela técnica espectrofotométrica;
	 
	o Fe2+ da hemoglobina, formando a carboximioglobina, que consiste na forma a ser determinada pela técnica espectrofotométrica.
	
	o Fe3+ da hemoglobina, formando a oxiemoglobina, que consiste na forma a ser determinada pela técnica espectrofotométrica;
	 
	o Fe2+ da hemoglobina, formando a carboxiemoglobina, que consiste na forma a ser determinada pela técnica espectrofotométrica;
	
	o Fe3+ da hemoglobina, formando a carboxiemoglobina, que consiste na forma a ser determinada pela técnica espectrofotométrica;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401263965)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um lavrador apresentou sintomas de intoxicação por inseticidas organofosforados que provocam acúmulo de:
		
	
	norepinefrina por inibição da MAO
	 
	acetilcolina por inibição das colinesterases
	
	epinefrina por estimulação da glândula supra-renal
	
	norepinefrina por inibição dos receptores adrenérgicos alfa2
	
	óxido nítrico por inibição da sua difusão

Continue navegando