Buscar

Avaliação Parcial de Direito Constitucional

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CCJ0182_SM_201601140746 V.1 
	
	Aluno(a): GRAZIELLA BARBUTHI GARCIA
	Matrícula: 201601140746
	Acertos: 5,0 de 10,0
	Data: 23/05/2018 15:17:38 (Finalizada)
	
	1a Questão (Ref.:201601297609)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Com relação à teoria filosófica do contratualismo, a ideia de Estado anti-leviatã deve ser associada ao conceito de:
	
		
	 
	Concepção medieval de Estado
	
	Concepção da Polis Grega
	
	Estado corporativista
	 
	Estado de Direito
	
	Estado absoluto
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201601293982)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ideia de pacto de submissão que rejeita o conceito de direito de resistência e legitima o modelo de Estado absoluto deve ser associado à:
	
		
	
	Montesquieu
	
	Aristóteles
	
	Locke
	 
	Hobbes
	
	Rousseau
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601297624)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação ao sistema constitucional brasileiro de direitos fundamentais, assinale a resposta correta.
	
		
	
	Sobre os direitos fundamentais podemos afirmar que estão dispostos no rol taxativo do art. 5º da Constituição Federal de 1988.
	
	Sobre os direitos fundamentais podemos afirmar que são absolutos, com hierarquia juridicamente garantida pela própria Constituição.
	
	Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais sobre direitos humanos, depois de aprovados e ratificados pelo Brasil, adquirem status de lei ordinária.
	 
	Os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.
	
	De acordo com a Constituição Federal de 1988, as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais não têm aplicação imediata.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201601295941)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca do sistema brasileiro de direitos fundamentais, analise cada item abaixo e responda: I. O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro está limitado aos setenta e oito incisos do artigo 5º da nossa Carta Magna; II. No Brasil, os direitos fundamentais são apenas aqueles previstos no título II da Constituição (Dos direitos e garantias fundamentais); III. O direito à saúde (artigo 196) e o direito à educação (artigo 205) são direitos fundamentais absolutos que não admitem relativização; IV. Os direitos sociais são direitos fundamentais, pois têm jusfundamentalidade material. SOMENTE É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:
	
		
	
	I, II e IV
	
	II e III
	 
	IV
	
	III
	
	I e III
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201601297484)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Com relação aos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
	
		
	 
	Os direitos fundamentais de primeira geração não são mais aplicados hoje em dia
	
	Plasmada na concepção negativista e minimalista do Estado, a ideologia liberal se atrelou apenas ao catálogo de direitos estatais prestacionais, aí incluída a busca da igualdade material
	
	Os direitos fundamentais de terceira geração se voltam precipuamente para a titularidade individual
	
	Os direitos fundamentais de segunda geração são direitos ligados às liberdades individuais e aos direitos negativos de defesa
	 
	A expressão dimensões de direitos fundamentais é mais adequada do que gerações, PORQUE há uma relação de complementaridade entre os diferentes direitos reconhecidos ao longo da história.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201601789382)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A terminologia - gerações de direitos fundamentais - é bastante controversa na esfera doutrinária, uma vez que projeta implicitamente a ideia de que uma geração supera a outra, o que evidentemente não é verdade. Uma geração não é substituída pela outra, mas, sim, complementa a outra; eis a razão pela qual diversos autores preferem usar a expressão dimensões dos direitos fundamentais, no lugar de gerações de direitos. Segundo a doutrina e o material de aula, os direitos de primeira geração são
	
		
	
	os direitos individuais e sociais, e exigem uma abstenção do Estado.
	 
	os direitos fundamentais associados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. São direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado.
	
	São direitos transindividuais, destinados à proteção do gênero humano.
	
	os direitos sociais, econômicos e culturais. São direitos de titularidade coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado.
	
	são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201601779804)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A norma constitucional cuja aplicação não dependa de intervenção legislativa superveniente, gerando seus efeitos de per si é considerada norma de eficácia
	
		
	
	Compromissória.
	
	contida.
	
	concorrente.
	
	limitada.
	 
	plena.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201601779849)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A norma constitucional que garante que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei pode ser considerada como sendo uma norma de eficácia:
	
		
	 
	contida.
	
	Negativa.
	
	concorrente.
	 
	limitada.
	
	plena.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201601296864)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O fato de o poder judiciário não ser eleito pelo povo caracteriza a chamada:
	
		
	
	reserva fática
	
	reserva do impossível
	 
	dificuldade executiva
	
	reserva antidemocrática
	 
	dificuldade contramajoritária
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201601722874)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A eficácia dos direitos sociais fica muito comprometida tendo em vista sua natureza de posições jusfundamentais de caráter positivo que demandam uma ação prestacional por parte do Estado. A partir desse fato, aponte a única resposta correta com relação à efetividade dos direitos sociais:
	
		
	
	O caráter programático dos direitos sociais retira-lhes a condição de direitos fundamentais do cidadão comum, na medida em que dependem sempre de atuação do legislador democrático.
	
	A alta densidade normativa dos direitos sociais faz com que a sua efetividade não fique dependente de ação legislativa superveniente.
	 
	A nova hermenêutica advoga a tese de que o poder judiciário não depende de interposição legislativa superveniente para concretizar direitos sociais atrelados a um núcleo essencial garantidor das condições mínimas de vida digna dos hipossuficientes.
	 
	Os direitos sociais não são aptos a gerar verdadeiros direitos subjetivos ao cidadão comum, pois dependem sempre de legislação posterior.
	
	Os direitos sociais são direitos negativos de primeira dimensão concebidos no âmbito do constitucionalismo liberal.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando

Outros materiais