Buscar

Neuroanatomia resumo - medula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Existem três tipos de medula: Óssea, Supra-renal e Espinhal. 
- É uma massa cilindróide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral, sem ocupá-lo completamente. 
- No adulto mede aproximadamente 45 cm, sendo um pouco menor na mulher. 
- Cranialmente a medula limita-se com o bulbo ao nível do forame magno, ao nível do osso occipital. 
- Caudalmente tem importância clínica e no adulto situa-se na região de L2. 
- A medula termina afilando-se para formar um cone, o cone medular, que continua com um fino filamento meníngeo, denominado filamento terminal. - Apresenta duas dilatações:
(1) Intumescência cervical e lombar: 
 São áreas em que fazem conexão com a medula as grossas raízes nervosas que formam os plexos braquial e lombossacral, destinadas a inervação dos MMSS e MMII, respectivamente. 
 A formação destas intumescências se d eve a maior quantidade de neurônios, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas áreas. 
- Sulcos longitudinais a percorrem em cada sua extensão e são eles: 
 Sulco mediano posterior
 Fissura mediana anterior
 Sulco lateral anterior** 
 Sulco lateral posterior
** **Fazem conexão com as raízes ventrais e dorsa is dos nervos espin hais, formado a par tir dos filamen tos rad iculares. 
A substância cinzenta localiza-se por dentro da branca e apresenta a forma de uma borboleta ou de um H. - Em cada lado apresenta três colunas: anterior, lateral e posterior.  Sendo a coluna lateral aparece apenas na medula torácica e parte da medula lombar. 
- Substância cinzenta  Localiza-se o canal central da medula ou canal do epêndima. 
- Substância branca:  É formada por fibras, a maioria mielínicas, que sobem e descem e que serão agrupadas de cada lado em três funículos o u cordões: 
 Funículo Anterior: entre a fissura mediana anterior e o sulco lateral anterior.  Funículo Lateral: entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior.
 Funículo Posterior: entre o sulco lateral posterior e o sulco mediano posterior, este último se liga a substância cinzenta pelo septo mediano posterior. Na parte cervical o funículo posterior é dividido pelo sulco intermédio posterior em fascículo grácil e cuneiforme. - Existem 31 pares de nervos espinhais. 
- Os quais correspondem :
31 segmentos medulares assim distribuídos: 
 Cervicais: 08 pares. 
 Torácicas: 12 pares. 
 Lombares: 05 pares
 Sacrais: 05 pares.
 Coccígeo: 01 par.
- A medula não ocupa todo o canal vertebral, pois termina ao nível de L2. 
- Até o 4° mês de vida intra-uterina, medula e coluna crescem no mesmo ritmo, com isso, os nervos passando pelos resp ectivos forames intervertebrais dispõem-se horizontalmente formando com a medula um ângulo reto. 
- A par tir do 4° mês, a coluna começa a descer mais d o que a medula, como as raízes nervosas mantem suas relações com os respectivos forames intervertebrais, há o alongamento das raízes e diminuição do ângulo que elas fazem com a medula. 
- Devido a diferença de ritmo de crescimento entre coluna e medula as vértebras T11 e T12 não estão relacionadas com os seg mentos medulares do mesmo nome, mas sim com segmentos lombares.
- Assim, uma lesão de T12 pode afetar a medula lombar. 
- Já uma lesão de L3 afetar á apenas as raízes da cauda equina, com prognóstico diferente entre os dois casos
- Cauda equina: composta p elas meninges e r aízes nervosas dos últimos nervos espinhais, dispostas em torno do cone medular e filamento 
terminal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando