Buscar

Teste de conhecimento 1

Prévia do material em texto

Teste de conhecimento 1
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		De uma forma geral, o desenvolvimento das sociedades deu-se também com a associação dos materiais, assim como compreender que as civilizações antigas foram designadas por sua capacidade de manipular e produzir materiais para atendimento das necessidades. Assinale a alternativa correta que melhor descreve a classificação dos grupos de materiais sólidos: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos 
	
	
	
	
	
	
		4.
		Uma peça de engenharia, de geometria complexa, deve ser produzida a baixo custo. Ela deve possuir alta rigidez e alta tenacidade. Para atender a esses requisitos, o material adequado que um engenheiro de materiais seleciona é o
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	metal
	
	
	
		5.
		A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é:
	
	
	
	
	
	
	
	
	Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂO está correta. 
	
	
	
	
	
	Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		A Ciência dos Materiais é a área da atividade humana associada com a geração e com a aplicação de conhecimentos que estão relacionados entre si. Os principais aspectos que devem estar relacionadas entre si visando às suas propriedades e aplicações dos materiais estão descritas na opção: 
	
	
	
	
	
	composição, estrutura e processamento 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		Os materiais formados por duas fases (uma matriz e uma dispersa), podendo ser uma combinação de materiais diferentes ou não, aliando as propriedades de ambos são classificados como: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Compósitos; 
Teste de conhecimento 2
	
	
		1.
		O sódio cristaliza numa estrutura em que o número de coordenação é 8. Qual é a estrutura que melhor descreve o cristal ?
	
	
	
	
	
	
	
	
	CCC
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Qual destas estruturas cristalinas não é encontrada nos metais comuns?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Cúbica simples
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		A matéria se agrega estabelecendo ligações entre os seus átomos, variando o tipo de ligação de acordo com a eletronegatividade dos átomos envolvidos, entre outros parâmetros.
Na figura a seguir, está representado um dos tipos de ligação presentes na união dos átomos.
	
 Selecione a opção que melhor identifica o tipo de ligação.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Van der Waals
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Qual o tipo de ligação que é comum em compostos orgânicos e com associação de átomos, por exemplo em materiais poliméricos e diamante ?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Ligação Covalente
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		A cristalinidade exemplificada na tabela a seguir é uma característica dos metais que permite algumas técnicas de identificação, entre elas a difração de raio-X. Esta técnica nos permite a obtenção de um espectro de picos característicos, que atua como espécie de "carteira de identidade" do material em questão. Na tabela a seguir, temos algumas associações o tipo de metal e sua estrutura cristalina.  
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Manganês
	Cúbico Simple
	Estanho branco
	Tetragonal de Corpo Centrado
	Cobalto
	Hexagonal Compacto
	Cobre
	Cúbico de Face Centrada
	Cromo
	Cúbico de Corpo Centrado
 Considerando a ordenação atômica exposta na figura a seguir, escolha a opção 
	
	
	
	Cobre
	
	
	
		6.
		Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	
	
	
	Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		Uma característica de alguns materiais é a ordem que estes assumem a nível atômico, revelando disposições características e com denominações como cúbico de corpo centrado - CCC, cúbico de face centrada - CFC, hexagonal compacta - HC etc. 
Considerando as figuras a seguir, determine a associação CORRET
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	a-HC; b-CCC e c-CFC
	
	
	
		8.
		O cromo é um metal que apresenta célula cristalográfica unitária cúbica de corpo centrado - CCC, como mostrado na figura a seguir.
Sabendo-se que 1 átomo de cromo possui massa igual a 8,84 . 10-26 kg determine a massa específica deste elemento.
OBS.: Considere que a massa específica do cromo pode ser obtida pela razão entre a massa dos átomos deste elemento contidos na célula CCC e o volume da mesma célula.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	7.200 Kg/m3 
Teste de conhecimento 3
		Ocorre quando peças estão sujeitas a esforçosrepetidos e acabam rompendo a tensões inferiores àquelas obtidas em ensaios estáticos. Deve-se levar em conta esta propriedade principalmente em dimensionamento de peças sob o efeito dinâmico, como pontes, torres de transmissão, etc:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Fadiga
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		No ensaio de tração ao qual o corpo é submetido, vários pontos de conhecimento essencial ao projeto que envolve o material são identificados, tais como tensão de escoamento (tensão a partir da qual o corpo sofre deformação plástica), limite de resistência a tração (é a tensão que se for aplicada e mantida acarretará fratura do material) e tensão de ruptura (que corresponde ao final do ensaio, ponto ao qual podemos associar a ruptura do material).
Considerando o gráfico a seguir, identifique CORRETAMENTE cada uma das tensões mencionadas.
 
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	(1) corresponde a tensão de escoamento, (2) corresponde ao limite de resistência a tração e (3) a tensão de ruptura.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		A Lei de Hooke estabelece que a deformação sofrida por um corpo é proporcional à tensão aplicada. A respeito desta lei, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Sua validade está condicionada ao regime elástico
	
	
	
	
	
	
		4.
		As tensões podem ser oriundas de esforços mecânicos e indicam o nível de solicitação dos componentes quando estão em operação. Nesse sentido, tensão normal atuante em uma peça pode ser oriunda de 
	
	
	
	
	
	
	
	
	esforços trativos ou compressivos perpendiculares à secção transversal da peça 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		Forças atuantes tendem a produzir um efeito de corte, isto é, um deslocamento linear entre seções transversais.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Cisalhamento
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		O coeficiente de Poisson é a razão entre a deformação:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Transversal e longitudinal na região elástica.
	
	
	
		7.
		O ensaio de tração é muito utilizado em laboratório para se determinar algumas características dos materiais; consiste em submeter o corpo de prova a uma carga uniaxial, que é aumentada gradativamente, e observar a reação do material até sua ruptura. O comportamento é registrado em um gráfico tensão x deformação. Para que os resultados sejam comparáveis em todo o mundo científico, as características de execução deste ensaio, assim como a de outros, são padronizadas. O módulo de Young pode ser interpretado como uma espécie de rigidez do material a deformação elástica. Considerando a tabela a seguir e o ensaio anteriormente mencionado, assinale a opção que mostra a ordem crescente de resistência a deformação elástica dos materiais considerados. 
	Liga Metálica 
	Módulo de Elasticidade (GPa) 
	Alumínio 
	 69 
	Magnésio 
	45 
	Tungstênio 
	 407 
	Aço 
	 207 
                     
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Magnésio, alumínio, aço e tungstênio.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		A força atuante provoca uma deformação do eixo perpendicular à mesma.
	
	
	
	
	
	Flexão

Continue navegando