Buscar

PROINTER III 2018 Final

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
Centro de Educação a Distância
Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
DARIO WENZEL BULIK - RA 2600732337
MAURICIO DE LIMA MUCHUT – RA 3457189499
VILMAR LOPES FERRARI – RA 2662275782
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (PROINTER III)
Tutor Presencial: Fernando Winckler Simor
Tutor a distância: Alexsandro Sales de Oliveira
Passo Fundo – RS
2018
1 – APRESENTAÇÃO
	O presente trabalho tem por objetivo o estudo e aplicação de ferramentas que visem aprimorar e gerenciar sistemas diversos, de acordo com as necessidades do cliente.
	A empresa VISO situada em Passo Fundo/RS é uma empresa que tem por atividade o segmento de rastreamento veicular. Para ampliação de suas atividades a empresa necessita de um software que consiga acesso online a relatórios, cadastro de veículos, acompanhamento em tempo real via web, históricos e usuários. 
	Para isso, o presente software desenvolvido pela “TADS”, terá como objetivo atender a demanda da empresa VISO e seus clientes, controle de frota, histórico financeiro e solicitações de manutenção.
2 - ANÁLISE SITUACIONAL
. 
	Neste estudo abordamos a elaboração e implantação de um sistema profissional de rastreamento denominado Rastor. Após uma análise de requisitos compreendemos a situação atual do cliente e foi possível mensurar os problemas a serem sanados através de sistemas de informação e análise de dados.
 	Foi gerada uma proposta com projeto lógico bem como visão de de modelagem de negócios. O escopo do referido projeto e o modelo de implantação a ser efetuado, oferece uma solução efetiva e prática para o dia a dia da empresa.
2.1. Situação Atual
		O Cliente chega à empresa para efetuar a compra de um rastreador. Ele faz o pagamento e a equipe técnica nível 1 faz a instalação. A equipe técnica nível 2 efetua o treinamento com o cliente assim como a liberação de usuário e senha para acesso.
		Através do acesso online o cliente pode consultar histórico, solicitar manutenção quando observar alguma falha, emitir segunda via de boletos.
		O gestor da empresa terá acesso aos dados do cliente, consulta de pagamentos, consulta de uso do sistema e análise de demandas que o seu cliente mais necessitar.
2.2. Mapeamento dos Sistemas de Informação
		O Rastor é o sistema profissional voltado para rastreamento veicular, responsável pelo gerenciamento e controle de veículos. O sistema Rastor realiza cadastro de veículos, usuários, funcionários de empresas e clientes e determinar privilégios de relatórios e controle localização veicular.
	Nome do Sistema
	Ambiente Operacional
	Padrão de Desenvolvimento
	
	Sistema Operacional
	Banco de Dados
	Server Aplicação
	Modelagem
Utilizada
	Linguagem
de
Programação
	Rastor
	Windows server 2012 R2
	Não possui
	Windows
	DEV C++
	C++, C
2.3. Problemas e Oportunidades
		Acompanhando o dia a dia do cliente pudemos observar que o mesmo não possui banco de dados. O rastreamento é feito manualmente por um colaborador da empresa, de forma lenta e sem muitos detalhes. O processo manual é demorado, e o cliente ao solicitar relatórios e posicionamentos precisa informar o setor com antecedência, para que possa obter as informações necessárias. 
	Dessa maneira ocorre um desgaste entre a empresa VISO e seus clientes, bem como entre colaboradores e ocasionando uma má imagem corporativa da empresa, pois a mesma não consegue atender suas demandas e de seus clientes, com rapidez, com eficácia e de forma eficiente, exigências essas impostas pela globalização do mercado e a rápida transmissão de informações que esta globalização trás.
	Sistema
	Área Funcional
	Problemas
	Oportunidades
	Rastor
	Dados arquivos
	Não há banco de dados
	Implantar SGBD
	Rastor
	Dados arquivos
	Pesquisa manual
	Utilizar recursos computacionais.
	Rastor
	Comercial
	Não atender todas as demandas por lentidão no atendimento.
	Utilizar recursos computacionais para agilizar o atendimento.
2.4. Proposta
		O novo sistema irá realizar melhorias ao sistema já em uso. Isso trará segurança e organização dos dados, facilitando acesso às informações de forma rápida e precisa.
	Para realizar as melhorias necessárias no sistema contamos com a implantação de um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados), que possibilitará segurança nos dados e melhorar a resposta a pesquisa de forma computacional. Buscamos realizar está tarefa sem elevar os custos deste projeto neste motivo utilizaremos um SGBD que atenda as necessidades do cliente e que de preferência seja gratuito. Pesquisamos três SGBDs e comparamos seus requisitos:
	O Oracle é o mais conhecido e um dos mais completos, porém o custo é muito elevado.
	O MySQL é conhecido e de reposta com alta velocidade alem de ser gratuito, porém PostgreSQL se destaca por ser mais robusto e possuir muito mais recursos que o MySQL e também é gratuito.
	Optamos por utilizar o PostgreSQL por ser seguro, gratuito, e fácil de trabalhar.
	Segurança com transações (confirmação e cancelamento de operações realizadas COMMIT e ROLLBACK), CONSTRAINTS (cláusulas de integridade) e para melhorar os processos o DB possui TRIGGERS (gatilhos), STORED PROCEDURES (Procedimentos Armazenados), VIEWS (visões) possibilitando mais opções para melhorar o acesso a informação.
	Gratuito não gera custos de licença para a empresa está disponível sob a flexível licença BSD e GPL. E devido o conhecimento da equipe pela ferramenta possibilita mais facilidades no resolver problemas.
		A informação que deve constar no banco de dados é cadastro dos clientes e permissões de acessos ao sistema, cadastro dos veículos com o código do rastreador e cadastro dos motoristas.
3 - PROJETO LÓGICO
3.1. Visão de Projeto
		Como forma de melhoria, se faz necessário no novo sistema o gerenciamento de informações que hoje é realizado manualmente, através de planilhas e de sistema já em uso. Para isso será necessário a implantação de um SGBD, que irá aumentar a segurança da informação, trazendo agilidade e facilitando os acessos. 
3.2. Modelagem de Negócio
		Entendimento dos Principais Processos de Negócio:
	Processo
	Serviços
	Envolvido
	Cadastrar motorista
	O cliente acessa o sistema efetua os cadastros de motoristas.
	Cliente
	Cadastrar veículo
	O cliente acessa o sistema e efetua o cadastro dos veículos de sua frota e informa o motorista.
	Cliente
	Pesquisa localização
	O cliente informa a placa do veículo no sistema que por sua vez efetua a localização através de GPS.
	Cliente
		Levantamento dos Requisitos Funcionais e Organização dos Requisitos Funcionais em Casos de Uso:
	Requisitos funcionais atendidos
pelo caso de uso
	Atores envolvidos
	Caso de uso
	Incluir um motorista
	Cliente
	Cadastrar motorista
	Alterar um motorista
	Cliente
	Cadastrar motorista
	Excluir um motorista
	Cliente
	Cadastrar motorista
	Incluir um veículo
	Cliente
	Cadastrar veículo
	Alterar um veículo
	Cliente
	Cadastrar veículo
	Excluir um veículo
	Cliente
	Cadastrar veículo
	Informar placa para pesquisa
	Cliente
	Pesquisa localização
		Representação dos Casos de Uso: elaborar o Diagrama de Casos de Uso e fazer Documentação dos Casos de Uso modelados
	Nome Caso de Uso
	Localização
	Caso de Uso Geral
	Principal
	Descrição
	Efetua a localização do veículo
	Ator principal
	Cliente
	Atores secundários
	
	Pré-condição
	Ter acesso a internet e cadastro ativo com a Rastor
	Pós-condição
	O sistema exibe a localização do veículo no mapa na tela do usuário
	Fluxo principal
	Ações dos atores
	Ações do Sistema
	Digitar usuário e senha para validação
	Verifica se usuário e senha estão corretos
	Informa a placa do veículo
	Efetua a busca através de GPS e retorna a localização no mapa.
	Restrições / Validações
	Colocar mascara no campo da placa para que aceite somente3 letras e 4 números.
3.3. Diagrama de Classe
3.4. Diagrama de Sequência
3.5. Modelagem Entidade Relacionamento
4 – CONCLUSÃO
		Finalizando o levantamento de requisitos e a análise do sistema das necessidades da empresa VISO, percebemos a necessidade premente da aplicabilidade de um sistema inteligente, que possa vir a fornecer dados de forma clara e objetiva com rapidez e eficiência e fornecer ao seu cliente o controle da sua rota, identificando o veículo e motorista e mantendo um histórico de localização para pesquisas futuras.
		Observamos também que para o melhor gerenciamento deste informações o sistema já utilizado pela empresa deverá estar interligado ao novo, promovendo um upgrade.
		O projeto apresentado tende a suprir as necessidades encontradas na empresa VISO, fazendo com que seu sistema torne-se mais competitivo no mercado oferecendo mais recursos e fazendo com que seu cliente tenha uma autonomia maior para gerir sua frota de veículos.
		
5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBOSA, R. R. Monitoração ambiental: Uma visão interdisciplinar, Revista de Administração, v. 32, n. 4, p. 42-53, out./dez. 1997.
FREITAS, H.M.; BECKER, J. L.; KLADIS, C. Informção para a decisão. Porto Alegre: Ortiz, 1997.
LAUDON, K. C., LAUDON, J. P., Sistemas de informação Gerenciais: Administrando a empresa digital. 5. ed. São Paulo. Prentice-Hall,2004.
O`BRIEN, J. A. Sistema de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo. Tradução da 9ª ed. Editora Saraiva, São Paulo, 2001.
TORQUATO, P.R.G.; SILVA, G. P. Tecnologia e estratégia: uma abordagem analítica e prática. Revista de Administração, São Paulo: v.35, n.l, p.72-85, jan/mar:2000.

Continue navegando