Buscar

introdução trabalho quimica tabela periódica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
A Tabela Periodica é a ferramenta mais preciosa que os químicos têm para organizar informação química. Sem ela, a Quimica seria caótica, uma grande confusão de informação aparentemente sem nexo. O que faz a tabela periódica algo tão valioso é que ela pode ser usada como ferramenta de previsão. Se pode prever muita coisa sobre o comportamento químico de um elemento de sabemos onde ele está localizado na tabela periódica. Cada elemento é representado por um quadrado, com um símbolo de uma ou duas letras, na tabela periódica. A maioria dos símbolos para os elementos vem dos seus nomes em inglês, mas alguns vem de outras línguas. Por exemplo, Prata(Ag), da palavra Argentum, em Latim. O símbolo para Chumbo é Pb, do Latim Plumbum. Acima do seimbolo químico está o número atômico do elemento e abaixo do símbolo se encontram o nome completo do elemento e sua massa atômica. 
Amaioria dos elementos são metais, e eles podem ser encontrados no meio e á esquerda na tabela periódica. Elementos metálicos são tipicamente brilhosos e bons condutores de calor e eletricidade. Ametais são encontrados na parte superior à direita da tabela (exceto o Hidrogenio, que fica do lado esquerdo e é ametal). Os ametais são geralmente opacos e não são bons condutores de calor e eletricidade. A linha divisória entre metais e ametais é mostrada na forma de grossos degraus na tabela periódica. Os elementos encontrados de ambos lados destes degraus são chamados de METALÓIDES e têm propriedades que se encaixam entre metais e ametais. 
Percebam que os átomos são mostrados em ordem crescente de números atômicos, da esquerda para a direitae de cima para baixo. Cada elemento tem o seu número atômico único, isto é, o numero de prótons no núcleo do átomo. Porque os elementos estão organizados em linhas e colunas? Por que não colocamos os elementos em uma longa lista? Quando organizamos os elementod por numero atômico, surge um padrão. Há uma periodicidade, ou uma repetição de certas características. Por exemplo, de vez em quando um gás inerte aparece. Ao seu lado estará um elemento que reage violentamente a agua. Essa repetição periódica é conhecida como LEI PERIODICA. Esta é a base para organização dos elementos da tabela periódica em colunas. Uma coluna vertical de elementos é chamada de GRUPO ou Familia. Os elementod de um mesmo grupo tem propriedades semelhantes. Sabemos que é assim pois eles tem semelhantes números de eltrons na camada de valencia. Há sete linhas horizontais na tabela priodica . Estas linhas são chamadas de Periodos. Cada linha corresponde a diferentes níveis de camadas eletrônicas.

Outros materiais