Buscar

Metais Preciosos

Prévia do material em texto

Metalurgia Física II
Aula 9– Metais Preciosos 
Nomes: Ana Carolina Brasil, Jéssica Vicente e Rayander Martins
1
Metais Preciosos
Metais de alto valor econômico;
Praticamente não sofrem oxidação; 
Elevado ponto de fusão; 
Materiais de aparência atrativa, são lustrosos e brilhosos.
Platina (Pt), o ouro (Au), a prata (Ag), o irídio (Ir) e o paládio (Pd).
São encontrados puros na natureza, o que não acontece com metais comuns como o ferro.
Outra característica que distingue os metais preciosos é a maleabilidade.
2
Ouro
A época do Brasil colonial está vinculada a procura, descoberta e exploração do ouro;
Os afluxos populacionais e o surgimento de arraiais, vilas e cidades no chamado Ciclo do Ouro;
O apogeu ocorreu durante o século XVIII;
Em termos econômicos, a descoberta do ouro trouxe uma profunda mudança em nível internacional, inundando a Europa do metal, que passava por Portugal;
Na época contemporânea, o norte do Brasil com as suas jazidas e garimpos do Maranhão, Para Mato Grosso e Amapá vieram substituir a predominância de Minas Gerais.
3
Prata
A prata foi encontrada em pequenas concentrações na região de Januária (MG), ocorrendo também em minas em Adrianópolis (PR). Canto (2004) afirma que o Brasil não se destaca na produção de prata: apenas 19 toneladas por ano.
4
Platina
No século XVI, quando os conquistadores espanhóis exploravam o ouro nas terras das Américas, encontravam-no misturado com pepitas de um metal branco;
O termo platina significa pratinha, diminutivo pejorativo para uma “prata sem valor”;
Apesar dos recém-chegados conquistadores espanhóis terem desprezado a platina, esse metal foi encontrado em objetos que datam de 700 a.C. 
Um exemplo é o caixão de Tebas (da antiga Grécia), que foi decorado com ouro, prata e uma liga contendo platina. 
5
Extração do Ouro
Os principais minerais fornecedores de ouro são ouro nativo, krennerita, calaverita, eletro, silvanita e pirita;
Ele é obtido também na metalurgia de vários metais;
 É produzido principalmente na África do Sul (11 % da produção mundial em 2006), seguindo-se EUA, Austrália, China e Peru.
 Entre 1700 e 1850, o Brasil foi o maior produtor de ouro do mundo, com um total de 16 toneladas no período de 1750-1754.
6
Extração de Prata
É extraída de minerais pirargirita, argentita, acantita, cerargirita, galena argentífera, stromeyerita, tetraedrita, pearceíta, proustita, stephanita, tennantita, polibasita, silvanita e prata nativa. 
Pode ser obtida também como subproduto na metalurgia do zinco, do ouro, do níquel e do cobre. 
Ela está muitíssimo menos disseminada que o ouro na natureza. O maior produtor de prata é o México, com 2.748 t (dados de 2002), seguindo-se Peru, China e Austrália, todos com mais de 2.000 t.
 O Brasil produziu em 2002 apenas 10 t, em Minas Gerais e sobretudo no Paraná, como subproduto do chumbo. 
7
Extração de Platina
A platina é obtida por meio de refinamento eletrolítico. Nesse método, o minério que contém a platina é dissolvido em uma solução com um eletrólito (soluto) específico e, em seguida, é submetido a um processo de redução da platina.
8
Aplicações do Ouro 
O ouro é usado principalmente em moedas; em segundo lugar, em joias e decoração;
Instrumentos científicos, fotografia e indústria eletrônica;
É empregado também em fotografia, na forma de ácido cloro-áurico (HAuCl4);
Na indústria química, em ligas com cobre, prata, níquel e outros metais. 
9
Aplicações de Prata
Moedas, espelhos, talheres, joalheria, odontologia (como amálgama), soldas, explosivos (fulminato), chuvas artificiais (iodeto), óptica (cloreto), fotografia (nitrato), germicida, objetos ornamentais e ligas com cobre. 
10
Aplicações de Platina
É empregada em joalheria (com 35% de paládio e 5% de outros metais);
Instrumental para laboratório, odontologia, eletricidade, ogivas de mísseis, catalisadores, pirômetros, liga com cobalto, fornos elétricos de alta temperatura, fotografia e em vários outros produtos industriais.
11
Propriedads do Ouro 
Número atômico 79 e massa atômica 196,97;
 É um metal do Grupo 1B da tabela periódica, como a prata e o cobre;
Seu ponto de fusão é 1.063 °C;
O preço do ouro varia constantemente, já que é muito usado como investimento;
A onça-troy (31,103 gramas) valia US$ 647;
Densidade é de 19,3 g/cm3.
12
Propriedades da Prata
Número atômico 47 e massa atômica 107,87;
Densidade é 10,5 g/cm3
 É um metal do grupo 1B, como o ouro e o cobre;
A maior pepita de prata conhecida foi encontrada em Sonora (México) e tinha 1.026 kg. 
13
Propriedades da Platina
Número atômico 78 e massa atômica 195,09;
Pertence ao grupo 8B da tabela periódica, junto com o níquel e o paládio;
Sua densidade é de 21,45 g/cm3;
Em 1985, foi exposto em Tóquio (Japão) um vestido feito à mão com fios de platina, pesando 12 kg e avaliado em um milhão de dólares.
14
Ligas de Ouro 
15
Ligas de Ouro 
Um bom exemplo de liga metálica é o ouro branco, composto por ouro e metais brancos, tais como prata, níquel e paládio.
Em geral, o ouro branco é composto por 75% de ouro e 25% de prata, níquel ou paládio, porém estes números podem sofrer pequenas variações. 
A mistura do ouro (24 quilates) com partes iguais de paládio e prata (16,66% de cada, que é igual a 33,32%) dá origem ao ouro branco de 18 quilates.
16
Ligas de Prata
 Prata 950: 
Uma liga de prata na proporção de 95% de prata pura e os 5% restantes normalmente é adicionada cobre e latão, hoje temos muitas fabricantes de joias que usam esta qualidade de Prata a fim de diferenciar seus produtos .
 Prata 925:
 Uma liga de prata na proporção de 92,5 de Prata pura (Prata925) e os 7,5% restante normalmente são adicionado cobre e latão, esta liga é muito usada na fabricação de joias (também conhecida por Prata de Lei), esta liga Prata 925 é mais usada entre os fabricantes, é ainda hoje muito usado em muitas fabricas pela sua caracteristica de Prata de Lei ou mesmo Prata 925.
17
Ligas de Prata
Prata 800: 
 Uma liga de Prata na proporção de 80% de Prata Pura e os outros 20% outros metais geralmente Cobre. Sua composição mais usual na indústria é de 65% de cobre, 18% de níquel e 17% de zinco. 
 Prata Italiana:  
Prata tem sua definição física e química sendo assim prata é prata em todo mundo, quanto o termo Prata Italiana, por eles terem sido o primeiro País a iniciar a fabricação de Joias de Prata, com um tipo de acabamento mais brilhante que de outros países sendo assim criou-se o termo Prata Italiana, porém é a mesma Prata que é transformada em Joias no mundo inteiro. 
18
Ligas de Platina
19
Diagrama de Fases
20
Diagrama de Fases
21
Diagrama de Fases
22
Diagrama de Fases
23
Diagrama de Fases
24
Deformação Plástica
O ouro é o metal puro mais dúctil e maleável, a prata é o segundo, a platina encontra-se em terceiro lugar quanto à ductilidade, e o cobre é o terceiro em maleabilidade. 
A ductilidade é a capacidade do material de suportar grandes deformações plásticas quando é esticado à temperatura ambiente. 
Esta é uma propriedade de grande importância do ponto de vista odontológico.
25
Mecanismos de Endurecimento
26
Mecanismos de Endurecimento
O aumento do endurecimento das ligas por solução sólida ocorre com o aumento da concentração dos átomos de soluto, desde que o limite de solubilidade sólida não seja ultrapassado.
 
Como seria esperado, nas ligas endurecidas por soluções sólidas, os átomos de soluto dificultam o movimento das discordâncias, e a ductilidade da liga normalmente diminui progressivamente com o aumento da resistência mecânica e com a dureza. 
27
Mecanismos de Endurecimento
Muitas das ligas dentárias são sistemas ternários de ouro, prata e cobre, contendo pequenas adições de metais como platina, paládio e zinco.
 A maioria dessas ligas formam soluções sólidas monofásicas quando resfriadas rapidamente à temperatura ambiente após a solidificação e podem ter sua resistência.28
Mecanismos de Endurecimento
Usando o diagrama de fase Ag-Cu , pode-se observar que para a liga que contém 7,5% de cobre, resfriada com baixa velocidade a partir do estado líquido, ocorre a solidificação da solução sólida.
 No caso de as amostras dessa liga serem aquecidas a 775 °C (1.427 °F) durante 30 min, resfriada rapidamente à temperatura ambiente e reaquecida a 325 °C (617 °F) durante 2 h, resultará no endurecimento por envelhecimento devido à precipitação de partículas finas dispersas na microestrutura. 
A liga apresentará aumento significativo da resistência mecânica.
29
Mecanismos de Endurecimento
30
Recuperação, Recristalização e Crescimento de Gão
Os efeitos associados ao trabalho a frio, por exemplo, encruamento, diminuição da ductilidade e distorção dos grãos podem ser revertidos por aquecimento do metal em temperatura apropriada.
Esse processo é chamado recozimento. Quanto mais acentuado for o grau de deformação, mais rápido será o efeito da reversão durante o recozimento. 
O recozimento pode ser feito em três estágios sucessivos: recuperação, recristalização e crescimento de grão
31
Recuperação, Recristalização e Crescimento de Gão
32

Continue navegando