Buscar

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM EDUCAÇÃO FISICA ESCRITO NOVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ERNANI DE PAULA LIMA NETO 201402471882
FRANCISCA ADRIANA SALES LESSA 201501233531
LEIDIANE FONTENELE SILVA PEREIRA 201504609115
RAFAELA SIQUEIRA MENDOÇA 201501233475
TURMA: 2001 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 A CRISE POLÍTICA NO BRASIL
O IMPACTO DA CRISE POLÍTICA, NA EDUCAÇÃO.
A crise política tem sido um período turbulento da história do Brasil, marcado pelo impeachment de Dilma Rousseff, precedido pelos protestos contrários ao governo; pela investigação feita pela Operação Lava Jato de escândalos de corrupção, por vazamentos de áudio que flagravam políticos envolvidos em corrupção; e pela reinvenção de partidos políticos através da troca de nomes e símbolos.
Teve início em 2014 com os escândalos de corrupção descobertos e investigados pela Operação Lava Jato, que envolvia políticos brasileiros influentes. Na eleição presidencial do mesmo ano, a candidata Dilma Rousseff se reelegeu para seu segundo mandato, derrotando o candidato Aécio Neves por uma margem estreita. O resultado da eleição gerou insatisfação entre os oposicionistas. Esses dois fatores, somados ao início da crise econômica, contribuíram para o aumento generalizado da insatisfação popular em relação à política.
A corrupção tem sido uma causa forte e significante, para a crise política que se assola o Brasil. Essa crise afeta importantes setores como: educação, segurança, empregabilidade, saúde. Iremos ressaltar e destacar, o impactado da crise no sistema educacional brasileiro, pois a educação é um dos fatores que devemos levar em consideração, quando se trata do crescimento de um país. E claro, podemos dizer que a corrupção tem afetado diretamente a educação, pois ela tem sido uma grande causa da crise econômica.
 No quadro político atual, o que temos visto é uma situação que piora cada vez mais, e torna-se angustiante, com professores mal remunerados, crianças que não podem ir para a escola por um motivo ou por outro e pais que por causa do desemprego, mudam de um lugar para outro. Essa falta de instabilidade que afeta as famílias acaba prejudicando a frequência escolar dessas crianças tornando o aprendizado mais lento. A política tem investido muito pouco em educação, e isso contribui para que continuemos a patinar na redução de nosso atraso educacional, que, por sua vez, segura o crescimento do país e agrava as crises. Esse círculo vicioso gera pobreza e desigualdade social. 
 O governo atual, pressionado pela situação financeira do país, tem desvinculado recursos da Educação, ou seja, diminuído ainda mais os recursos para a área educacional. É claro que as crises demandam ajustes e principalmente muitos cuidados e cortes. Mas será que é na educação que deveríamos cortar?
 Os desvios de recurso afetam os alunos segundo alguns mecanismos. Dividiu-se em quatro principais formas. A primeira ocorre quando o recurso desviado destina - se à compra de merenda e alimentos, nesse caso, a crianças fica mal nutrida, favorecendo a propagação de doenças e piorando o rendimento escolar. O segundo mecanismo é via motivação de professores e qualidade das aulas, ocorre quando os recursos desviados destinam - se a pagamento de salários de professores e cursos de capacitação. A terceira forma de atingir os alunos é quando os recursos se destinam à compra de material didático, sem estes, os alunos ficam mais desmotivados e o aprendizado depende mais da qualidade dos professores. Por fim, a estrutura física do colégio pode tornar o aprendizado mais prazeroso.
 Quanto maior é a corrupção em um país, mais distantes seus cidadãos ficam de uma educação de qualidade e de um futuro melhor. Até porque educação é o oposto de corrupção. Corrupto é o adulterado, devasso, prevaricador; é quem tem maus hábitos morais, age de forma desonesta para tirar vantagens, se deixa perverter. A educação, ao contrário, remete a instrução e conhecimento, e também a gentileza e cortesia, a dotes intelectuais e morais, à civilidade e ao respeito. E essa diferença é facilmente constatada no Brasil: encheu-se o país de lama e agora, no atoleiro, a educação luta para sobreviver. 
 Nunca antes a corrupção se fez tão presente em nosso cotidiano, diariamente são trazidos pelos veículos de comunicação, narrativas e outras denúncias sobre novos escândalos políticos.
 A palavra “corrupção” é amplamente explorada, desde as rodas de conversa, até artigos científicos que visam analisá-la. No entanto é necessário que se tenha em mente que, embora hoje seja um problema criminal, a corrupção é antes de tudo, um problema antropológico, filosófico, cultural e político, para enfim, tornar-se uma problemática jurídico-penal.
 Têm-se o preconceito que “todo político é corrupto” e que “apenas pessoas mal intencionadas se interessam por política”.
 Mesmo sendo notadamente uma ação contrária à lei e aos ditames da justiça, a opinião pública em sentido amplo, não aparenta levar a sério o atual cenário, ignorando a gravidade deste crime, fazendo com que corrupção seja algo banal em nossa vida e em nosso Estado. É bem verdade se tratar de um dos delitos mais graves da atualidade, pois seus efeitos afetam diversas áreas da sociedade, degradam bens, valores, direitos individuais e difusos, além de ser causa direta e indireta na ocorrência de outros delitos.

Continue navegando