Buscar

Estudo Dirigido Av1

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
PROFESSOR (A): VIVIANE GOMES
ACADÊMICO (A): JANAYNA FERREIRA DIAS SANTIAGO
ESTUDO DIRIGIDO
Quais as funções da biomembranas? Explique:
R.: A membrana plasmática ou celular constitui-se num envoltório presente em todas as células. É composta por lipídios, proteínas e carboidratos. É uma estrutura que exerce complexas atividades fundamentais à sobrevivência de todos os seres vivos.
É a responsável pela individualização das células, separando os meios intra e extracelular. Desta forma, também, promove o controle da entrada e saída de substâncias do interior da célula. Entretanto, mesmo com uma estrutura que permite a passagem de diversos materiais através dela, existe uma seleção de tais materiais. A esta seleção dá-se o nome de permeabilidade seletiva.
Em relação à membrana plasmática, quais características adicionais ela apresenta?
R.: Além de barreira permeável seletiva, controla a passagem de íons e de moléculas pequenas; fornece suporte físico para atividade ordenada das enzimas que nela se encontram; participa dos processos de endocitose e exocitose; abriga os receptores, glicoproteínas, importantes para várias funções biológicas da célula.
 Qual a constituição das biomembranas? Faça um desenho esquemático indicando os seus constituintes.
R.: São estruturas bilaminares organizadas e constituídas por lipídeos, proteínas e carboidratos. 
 Qual a importância dos lipídeos das biomembranas? Explique, relacionando com as funções dos mesmos.
R.: Os lipídeos da membrana são moléculas longas com uma extremidade hidrofílica e uma cadeia hidrofóbica. As macromoléculas que apresentam essa característica de possuírem uma região hidrofílica e, portanto, solúvel em meio aquoso, e uma região hidrofóbica, insolúvel em água, porém solúvel em lipídios. 
Quais os tipos de proteínas de membranas?
R.: As proteínas de membranas podem ser integrais ou periféricas. As integrais estão inseridas na bicamada lipídica. As periféricas se prendem à superfície externa ou interna da membrana. 
 Qual a função das proteínas nas biomembranas?
R.: As proteínas nas biomembranas podem desempenhar diferentes funções, como transporte, adesão, receptora e enzimática.
Fale sobre os carboidratos de membranas, dando informações sobre localização e função dos mesmos.
R.: Os carboidratos presentes na biomembrana correspondem à porção glicídica das proteínas e dos lipídeos da bicamada. Na membrana plasmática estas moléculas estão sempre posicionadas no lado extracelular da bicamada. Tem como função: funciona como identificador de células; protege contra danos mecânicos e químicos, reconhecimento e adesão celular.
 Quais as especializações de membrana que a célula pode apresentar? Fale um pouco sobre a função de cada uma delas.
R.: As especificações da membrana celular apresentam são: aumento de superfície e junções intercelulares. No aumento de superfícies temos a microvilosidades, responsável pelo aumento da superfície de absorção e os estereocílios que são semelhantes à microvilosidades, porém formam ramificações mais longas. Na estruturas juncionais que são estruturas especializadas que asseguram à junção celular, a vedação do espaço intercelular e a comunicação entre células podemos encontrar a junção de oclusão, com a presença de duas proteínas principais, ocludina e claudina; a junção de adesão que desempenha papel importante nas dobras dos tecidos embrionários; os demossomos, hemidesmossomos e junção de comunicação.
 Qual a estrutura e função das microvilosidades e estereocílios?
R.: Do mesmo modo que a microvilosidades, os estereocílios são suportados pelos feixes de filamentos de actina internos, que exibem ligação cruzada pela fibrina. As microvilosidades são responsáveis pelo aumento da superfície de absorção e os estereocílios são semelhantes à microvilosidades, porém formam ramificações mais longas.
Defina junções intercelulares e junções célula-matriz extracelular.
R.: As junções intercelulares são as diferentes especializações ligadas à membrana plasmática que contribuem para a coesão e a comunicação entre as células vizinhas. As junções célula-matriz extracelular são as junções celulares mediada por filamentos de actina.
 
Fale sobre a estrutura e função da junção de oclusão de junção de adesão.
R.: Junção de oclusão: junção da camada mais externa da membrana plasmática de células adjacentes (pontos de fusão). Impede o movimento de materiais entre células epiteliais. Junção de adesão: contribuem para aderência entre células vizinhas. Inserindo filamentos de actina no citoplasma subjacente da membrana da junção. Complexo unitivo: zônula de oclusão + zônula de adesão da região apical de células epiteliais (resistência). 
 Qual a importância dos desmossomos para as células epiteliais?
R.: Aumentam a coesão intercelular. 
 Qual a estrutura e função das junções comunicantes? E em quais tecidos essas junções existem em abundância?
R.: As junções comunicantes são estruturadas por um grupo de proteínas específicas (conexinas) nas membranas plasmáticas de células epiteliais vizinhas. Formam canais hidrófilos entre duas células. Sua função é permitindo o intercâmbio de moléculas como hormônios e fazendo com que células trabalhem de forma coordenada. As junções comunicantes são encontradas em quase todos os locais das membranas laterais das células epiteliais. Estas especializações da membrana celular podem ser observadas em quase todos os tecidos de mamíferos, exceto no músculo esquelético.
Qual a importância dos hemidesmossomos e da adesão focal para as células?
R.: São importantes, pois têm o papel de aderir à célula epitelial à lâmina basal, ou seja, proporcionar adesão entre a célula e a matriz extracelular.
Qual a estrutura de cílios e flagelos? 
R.: São estruturas móveis, encontradas externamente em células de diversos seres vivos. Os cílios são curtos e podem ser relacionados à locomoção e a remoção de impurezas. Os flagelos são longos e também se relacionam a locomoção de certas células.
 Cite pelo menos duas descobertas relevantes para o desenvolvimento da biologia celular.
R.: A descoberta das Leis da Hereditariedade por Gregor Mendel e a elucidação da estrutura por DNA por Watson e Crick.
Quais os constituintes orgânicos e inorgânicos das células? 
R.: As substâncias inorgânicas são a água e os sais minerais, que constituem moléculas simples e pequenas e são encontradas livres na natureza ou fazendo parte de um organismo e os orgânicos, que são carboidratos, lipídeos e proteínas, que constituem grandes e complexas moléculas que, obrigatoriamente, possuem em sua composição o elemento químico carbono (C) e são encontradas em todos os seres vivos.
Descreva como se apresenta a taxa de variação da água de acordo com o tipo celular e com a idade. 
R.: A variação da taxa de água de acordo com o tipo celular é: água-viva - 98% de água, sementes - 10% de água, espécie humana - 70% de água. A variação da taxa de água de acordo com a idade é: feto humano – 94% de água, recém-nascido – 69% de água, adulto – 60% de água.
Explique o que é uma mistura (solução) homogênea e heterogênea. Cite exemplos. 
R.: A mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Exemplos: mistura homogênea (álcool e água, sal e açúcar, água e vinagre, leite com Nescau, etc.); mistura heterogênea (água e óleo, água com areia, óleo e sal, etc.).
Cite e explique as principais propriedades da água. 
R.: SOLVENTE UNIVERSAL: a água dissolve vários tipos de substâncias polares e iônicas (hidrofílicas), como vários sais e açúcar, e facilita sua interação química, que ajuda metabolismos complexos. 
ALTO CALOR ESPECÍFICO: é definido como a quantidade de calor que um grama de uma substância precisa absorver para aumentar sua temperatura em 1°C sem que haja mudança de estado físico. Devido ao alto calor específico da água, seres vivos não sofremvariações bruscas de temperatura.
CALOR DE VAPORIZAÇÃO: é a quantidade de calor necessária para que uma substância passe de estado líquido para o estado de vapor. Devido ao elevado calor de vaporização da água, uma superfície se resfria quando perde água na forma de vapor.
21- Descreva quais os tipos de lipídios e suas principais funções. 
R.: Os tipos de lipídios são os carotenóides, ceras, fosfolipídios, glicerídeos e esteróides. As principais funções são uma importante reserva de energia que está presente em animais e vegetal. E nos animais as células gordurosas formam uma camada que atua como isolante térmico.
22- Diferencie um ácido graxo saturado e insaturado e ligação cis e trans. 
R.: Os ácidos graxos insaturados são caracterizados por seus carbonos terem ligações duplas, ou seja, as ligações entre o carbono e os outros elementos são feitas por dois elos. Os ácidos graxos saturados têm como característica essencial ter ligações simples, ou seja, as ligações do carbono com outros elementos são realizadas por um elo de elétrons. A ligação cis trans é um tipo de isomeria espacial ou estereoisomeria que ocorre em compostos de cadeia aberta que possuem uma dupla ligação entre carbonos e ligantes de átomos de carbono da dupla diferentes entre si, mas semelhantes aos do outro carbono. Se os isômeros estiverem do mesmo lado do plano, teremos o isômero cis, mas se eles estiverem em lado oposto do plano, então, teremos o isômero trans.
23 – Descreva os 3 monossacarídeos formadores dos carboidratos. Cite as funções dos carboidratos. 
R.: Os monossacarídeos que formam os carboidratos são: glicose, frutose e galactose. As principais funções dos carboidratos são: principal fonte de energia do corpo; regulam o metabolismo protéico, poupando proteínas; necessário para o funcionamento normal do sistema nervoso central; apresentam função estrutural nas membranas plasmáticas das células.
24 – Descreva a constituição dos ácidos nucléicos e suas principais funções. 
R.: Os ácidos nucléicos são formados por nucleotídeos, que são compostos por um ácido fosfórico, um açúcar e uma base nitrogenada. Suas principais funções são: (informação biológica); moléculas que controlam os processos básicos do metabolismo celular; a síntese de macromoléculas; a diferenciação celular e a transmissão da carga genética de uma célula para suas descendentes. 
25 - Cite e descreva os tipos de transporte através da membrana.
R.: O transporte passivo ocorre por meio dos componentes da dupla camada lipídica e sem que haja gasto de energia pela célula. Pode ser: difusão simples – ocorre passagem de soluto através da dispersão deste em um meio aquoso ou gasoso; difusão facilitada - ocorre passagem de íons e macromoléculas através de proteínas carreadoras, chamadas de permeasses ou canais iônicos; e osmose - a água movimenta‐se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto). 
O transporte ativo ocorre com gasto de energia pela célula.

Continue navegando