Buscar

aìgua na farmaìcia FARMACOTECNICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Água na Farmácia 
 A água é a substância mais amplamente usada como matéria-prima, excipiente, ou ingrediente nas operações, processos e formulações farmacêuticas. 
 O termo “água” é usado para descrever a água potável geralmente fornecida por abastecimento público e em condições apropriadas para beber. Embora a água potável cumpra os requisitos de palatabilidade e segurança para ser bebida, já para aplicações farmacêuticas ela precisará ser purificada por métodos apropriados, como destilação, troca iônica, osmose reversa, dentre outros. Após essa purificação obtemos a água purificada apropriada para uso farmacêutico. Portanto, a água potável é a matéria prima para obtenção da água purificada apropriada para aplicações farmacêuticas. A purificação da água potável é necessária porque sua composição e variável conforme a natureza e concentração de impurezas presentes na fonte de obtenção, sendo influenciado também pelos processos realizados pelos serviços de tratamento e abastecido público. 
 
Água destilada 
 É um processo de purificação no qual ocorrem mudanças de fases da água, passando inicialmente do estado líquido para o vapor (100•C) e depois do vapor para o estado liquido novamente, por condensação. As impurezas com o ponto de ebulição superior a 100•C permanecem na caldeira do destilador. A destilação consegue eliminar com efetividade a maioria dos sólidos inorgânicos, todos os compostos orgânicos com o ponto de ebulição superior ao da água, bactérias e pirogênios. Ainda assim, gases e alguns compostos orgânicos não são eliminados por esse processo de purificação complementares á destilação para uma efetiva remoção. 
Água deionizada
 É o processo que utiliza resinas sintéticas para permitir a troca seletiva de íons H + ou OH – por cátions ( Ca++, Mg++,Na+ etc) e ânions (Cl-,So 2-4,Co2- 3, Hco3 -, sílica e No3-) presentes na água. Em geral utiliza-se uma resina catiônica e depois uma ânionica. O processo de deionizacão remove sólidos ionizáveis e gases ionizados dissolvidos. Não remove material orgânico dissolvido, material particulado bactérias e pirogênio. As as resinas podem ser purificados pela presença de cloro na, sendo aconselhável que a água, Seja previamente filtrada de carvão ativado como forma de aumentar a vida útil da resina.sabe-se que a água de ionizada é facilmente contaminável após a sua obtenção, não sendo por esse motivo recomendado o seu armazenamento. O equipamento empregado na obtenção da água é o deionizador composto por resina catiônicas e aniônicas em cartuchos deputados ou de forma mista. A eficiência do processo de deionização pode ser avaliada através da medida da condutividade. 
Osmose reversa
 Processo pelo qual a água é purificada por passagem através de membrana semipermeável contra um gradiente de concentração por ação da pressão mecânica exercida por uma bomba. A osmose reversa produz uma água de alta pureza química e microbiológica. O processo remove material particulado, pirogênios, micro-organismo, material inorgânico dissolvido, material insolúvel. Não remove gases ionizáveis dissolvidos ( MACEDO, 2007). As membranas do aparelho de osmose reversa podem ser danificadas pelo cloro livre presente na água potável, assim como os outros agentes oxidantes sólidos em suspensão e dureza da água. É recomendável que a água seja previamente tratada para remoção dessas impurezas como por exemplo através da filtração em filtro de carvão ativado para remoção do cloro. (BOTET 2006).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais